Mais de 60 músicos tocando reunidos para o incrível show de encerramento 2019!

Seja bem vind@!!!
As rabecas estão afinadas!
Os pífanos já estão soprando!

O vírus da cultura popular se dissemina pelo país. Em um movimento que vai do norte ao sul do do Brasil, jovens das grandes e pequenas cidades se articulam para pesquisar, conhecer, aprender e brincar com as manifestações e tradições populares brasileiras. Todos se conectando com mestres e mestras, grupos de cultura e comunidades tradicionais de diversas regiões do país, em um importante processo de resistência cultural, resgate e empoderamento social.

Seguindo esse processo, mais uma vez temos a honra de anunciar o incrível show de encerramento 2019 com um encontro do Bloco de Pífanos de São Paulo com a Orquestra Livre de Rabeca!!

Mais de 60 músicos tocando reunidos!

Um encontro inesquecível de formação de conexões e troca de conhecimentos, com muita música, alegria e festa!

BLOCO DE PÍFANOS DE SÃO PAULO

Inspirado na rica tradição das bandas de pífano do sertão nordestino (bandas cabaçais, ou zabumbas) surgiu em 2017, o Bloco de Pífanos de São Paulo, com o objetivo de popularizar a prática e disseminar o uso do instrumento na maior megalópole do continente americano.

Buscando trabalhar tanto o repertório tradicional das bandas cabaçais, quanto adaptando músicas do contexto urbano e contemporâneo, o BPSP, tornou-se em pouco tempo um dos maiores grupo de pífanos do país em número de instrumentistas, adaptando novos elementos às percussões tradicionais, e também inovando ao incluir o Souzafone (parente da Tuba), como nos tradicionais blocos carnavalescos.

Dentre as missões do Bloco está a conexão e divulgação do trabalho de mestres e manifestações da cultura popular brasileira, encontros e oficinas com tocadores tradicionais do instrumento, oficinas de construção, além de shows, concertos e cortejos carnavalecos.

ORQUESTRA LIVRE DE RABECAS

Com o objetivo de divulgar e promover esse instrumento mágico e suas manifestações, o Curso Livre de Rabeca iniciou em maio de 2017, alcançando centenas de interessados e dezenas de participantes, formando grupos de estudo semanais, com mais de 60 rabequeir@s participantes.

Nesse processo, diversos mestres e artesões, pesquisadores e interessados, foram conectados, com intensas trocas culturais, concertos e apresentações. Envolvendo também o estímulo à venda de rabecas construídas por mestres e artesões populares, em diversas comunidades do país.

A Orquestra Livre de Rabecas é principal o fruto desse processo, trazendo dezenas de rabecas unidas, ao lado de percussões, harmonias, coros e souzafone, para fazer releituras de grandes mestres e baluartes da Cultura Brasileira, além de homenagens aos povos e culturas tradicionais do mundo que fizeram a riqueza da história musical da humanidade.

CASA DOS ARCOS – O PROJETO

Ambos os projetos surgiram por iniciativa do músico, Felipe Gomide (Xaxado Novo) que passou a oferecer aulas gratuitas de rabeca e pífano em sua residência, que logo deram origem ao Bloco de Pífanos e à Orquestra Livre de Rabecas. Os grupos logo se consolidaram como um importante coletivo de interessados no estudo, disseminação, manutenção e prática dos instrumentos, com encontros semanais na Casa dos Arcos.

Dentre as missões do projeto está a conexão e divulgação do trabalho de mestres da cultura popular, havendo sido realizadas diversas oficinas, além de encontros com baluartes da cultura brasileira como: Sebastião Biano e Junio Caboclo, da Banda de Pífanos de Caruaru, Mestre Zé Pereira, Edmílson do Pife, Nélson da Rabeca, Seu Luiz Paixão, Cláudio Rabeca, Jefferson Leite, além de encontros com referências musicais na música brasileira contemporânea na como Carlos Malta, Thomas Rohrer e Renata Rosa.

Venham Tod@s que a cultura é nossa!
Viva os mestres e comunidades que são o manancial das tradições populares!

SAIBA MAIS:

CURSO LIVRE DE RABECAS:
https://www.facebook.com/cursolivrederabeca/?ref=br_rs
GRUPO OFICIAL:
https://www.facebook.com/groups/432789200386948/?ref=br_rs

BLOCO DE PIFANOS:
https://www.facebook.com/Bloco-de-Pifanos-SP-1368860559863159/
GRUPO OFICIAL: https://www.facebook.com/groups/723045337877042/

Abertura da casa: 20h

.:: Entrada:
R$10 _ antecipado
R$15 _ porta

.:: Ingressos antecipados: http://bit.ly/1412rabecaepifanos

.:: Compre seu ingresso pessoalmente sem taxas de conveniência: Lab Mundo Pensante (R Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP), das 14h às 22h

.:: Proibida a entrada de menores de 18 anos ::.

.:: Aceitamos dinheiro e cartões de débito Visa e Master ::.

**No dia do evento é necessário apresentar RG na porta.
***Casa sujeita a lotação.


Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 830 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 50822657
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br