Oficina de produção musical – do estúdio para os palcos
Professor: João Milet Meirelles
 
 
 
Oficina de 4 dias (8h de duração total) com a proposta de apresentar os métodos de trabalho utilizado pelo produtor musical João Milet Meirelles em seus projetos como o Baiana System, Infusão (trabalho solo) e trilhas sonoras dentro da perspectiva do músico digital. O “músico digital” é um conceito trazido por Andrew Hugill (2009) e tenta descrever o amplo espectro de músico que surge a partir das tecnologias de gravação e reprodução de áudio e que tem como principal característica o uso do timbre como expressão fundamental da composição e do pensamento musical como um todo.
Serão destrinchados os métodos envolvem a produção musical e arranjos eletrônicos criados no software Ableton Live e alguns hardwares como o Octatrack e sintetizadores modulares envolvendo a improvisação como método de criação, a manipulação de samples, as sínteses sonoras digitais e analógicas, organização de workflow, cuidados de mixagem. Elementos que envolvem os trabalhos a fim de iniciar um compartilhamento de informações que possa auxiliar os participantes em seus próprios projetos. A ideia é que os participantes, que se interessem, possam também compartilhar seus processos e dúvidas, ampliando ainda mais a troca de informação.
 
Plano de Aulas
 
1° dia
– introdução e apresentação: breve apresentação dos projetos de João Milet Meirelles e suas diferentes métodos de trabalho – produção de bases e live electronics na banda Baiana System, improvisação em live electronics como processo criativo nos trabalhos autorais como o Infusão e trilhas sonoras.
– apresentação métodos de produção de estúdio em software e hardware:
– organização de workflow.
– “decalque sonoro”: uso de referências (samples, músicas, ritmos…) como ponto de partida para criação.
– improvisação em “live electronics” como método de criação.
 
Os exemplos serão demonstrados no software Ableton Live, mas o curso não se limita aos seus usuários – aqui a ideia é trazer fundamentos que são amplamente usados pelos músicos digitais de diferentes instrumentos e ferramentas.
 
2° dia
 
– apresentação de técnicas de sound design e técnicas de produção em software e hardware
– manipulação de samples
– sínteses sonoras digitais e analógicas
 
3° dia
– finalização da produção: cuidados de mixagem, equilibrio de frequencias, preenchimento do espaço sonoro.
 
4º dia
– preparação de produções “prontas” para a performance ao vivo: organização e adaptação dos materiais para o ambiente dos palcos.
 
João Milet Meirelles
Compositor, produtor musical, live electronics performer e fotógrafo, João Milet Meirelles se dedica à pesquisa do som e imagem com uma atenção especial para as texturas e timbres e suas relações temporais. Toca e produz live electronics na Baiana System. Banda formada em 2009 com extenso currículo e forte presença no novo cenário da música brasileira. Desenvolve desde 2010 seu trabalho autoral em música em performances de live electronics com composições autorais dentro do projeto Infusão. Com um single lançado em formatro lo-fi, além da produção colaborativa do álbum/zine Inter, ambos em parceria com DUNA Editora. Desde 2004 trabalha como compositor e músico de trilhas sonoras para teatro, dança e cinema.
Formação: Composição, UFBA (2004-2009); Mestrado em Interpretação e Criação Musical UFBA (2018), Áudio e Acústica, IAV (2010); Livre improvisação, ECA/USP (2010); Fotógrafo autodidata.
 
 
Data: 21, 23, 28 e 30/07 – ter e quinta, das 20h às 22h
 
Local: Zoom
 
Investimento: R$ 150
Combo -> R$ 300
(Curso de Ableton Live + Oficina de produção musical – do estúdio para os palcos)
 
 
Inscrições: https://bit.ly/2107joaomeirelles
 
 
Lab Mundo Pensante
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante