Webradio e podcast: uma prática de criação e conceito
Por Patricia Palumbo
 
Nesta masterclass, a experiente jornalista Patricia Palumbo, uma das vozes fundamentais do rádio no Brasil, aborda temas relacionados à democratização digital e à multiplicidade de narrativas. De que maneira esse cenário ampliou a quantidade de usuários das plataformas digitais e favoreceu a criação e a disseminação de projetos com recortes variados através do streaming, com a disseminação de webradios e podcasts. A maneira adequada para conceituar e formatar os seus projetos, de acordo com a experiência de Patricia Palumbo aplicada à Rádio Vozes, ao Vozes do Brasil e ao podcast Peixe Voador. 
 
Plano de aulas
 
– Experiência pessoal – do estágio ao APCA (Radiografia, Baleia Azul, TVs, Vozes do Brasil)
– Panorama e crescimento do streaming nos anos 2020 (da mídia hegemônica às produções dos meios digitais e o consumo desses produtos) – podemos falar em democratização digital? 
– Curadoria e conceito – a importância da narrativa; a “conversa” entre as canções em playlists e programas; ética e desenvolvimento do projeto – a experiência voltada à criação, segundo Patricia Palumbo
– Vozes do Brasil e Rádio Vozes – do dial ao link (semelhanças e diferenças); do rádio ao aplicativo, passando pelo streaming e a presença em rádios educativas; o novo formato Vozes do Brasil em podcast – 23 anos ininterruptos no ar. 
– Peixe Voador – criação, curadoria, estrutura (equipe, montagem, divulgação) – práticas pessoais
– Conclusão – o que nos traz o futuro ? 
Pré requisitos:  Interesse em música, streaming musical, mercado da música, mercado de podcast (e assuntos conexos)
 
Público alvo: Público variado, ligado ao mercado da música ou jornalismo/ radiojornalismo. Músicos, Produtores, Locutores, Jornalistas, Radialistas, Curadores, Estudantes, Podcasters…  Sem restrição de idade, classe ou gênero.
 
__________
Patricia Palumbo é uma das mais importantes vozes do rádio brasileiro, em muitos sentidos. Não apenas a sua locução e a sua atuação se fazem (re)conhecidas pela crítica (laureada quatro vezes pela APCA, incluindo um pela programação musical da Rádio Eldorado), pela classe artística e pelo público, mas também o seu dinâmico desempenho na cena musical brasileira contemporânea, da qual é uma das mais relevantes incentivadoras. A verve de Patricia Palumbo ecoa em muitas emissoras, país afora e, com o advento do streaming, ganhou o mundo, depois de passar por importantes veículos de comunicação na capital paulista, como a Eldorado AM e FM e a Musical FM. Fez curadoria para a TV Cultura e é do Conselho de Música do Itaú Cultural. Também fez curadoria e apresentou os programas dos 20 anos do BDMG Instrumental, o mais conceituado prêmio de música instrumental no Brasil.Está à frente da Rádio Vozes, pioneira rádio em streaming do Brasil e, neste 2021, festeja o 23º ano ininterrupto do “Vozes do Brasil”, programa que segue se multiplicando em formatos diversos, para  além da palavra de seus entrevistados e da música produzida por eles: filme documental, livros, canções e, em breve, álbuns. Patricia Palumbo, com sua singular pluralidade, detém uma das mais coerentes narrativas profissionais no jornalismo musical do país, é também curadora musical de diversos projetos, apresentadora da longeva série de shows e entrevistas do SESC Instrumental e assina o Peixe Voador, um dos mais festejados podcasts surgidos em 2020.
Data: 28/07 – quarta-feira
Horário: 19h às 22h
Local: Sympla Streaming
Investimento: R$ 100
Inscrições: http://bit.ly/2807palumbo

Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante