Curso de Formação de Educadores Populares – Um Retorno a Paulo Freire
Por Daniel Figueiredo

A educação popular na perspectiva de Paulo Freire compreende uma prática educativa libertadora e emancipatória onde os seres humanos aprendem uns com os outros em um constante processo de observação crítica sobre a realidade em que estão imersos. Tal processo se desenvolve mediante o respeito ao outro no diálogo constante, a assunção de nossa identidade cultural e a tomada de consciência coletiva acerca das práticas sociais que nos fazem seres humano.
O curso de Formação de Educadores Populares tem como objetivo desenvolver um processo de formação para educadores populares, professores das redes públicas e particulares de ensino, estudantes e todos aqueles que tenham interesse na temática da educação popular tendo como base o referencial teórico/metodológico de Paulo Freire. O curso visa atualizar o pensamento de Paulo Freire entendendo-o no atual contexto da educação brasileira, por meio de uma análise minuciosa de sua fundamentação filosófica e sua prática pedagógica. A vivência das práticas pedagógicas de Paulo Freire servirá como base de desenvolvimento do curso. Viveremos Paulo Freire.

O curso será certificado e será avaliado ao final, itens que constarão do certificado final, com duração total de 18 horas.

Conteúdo Programático:

 Paulo Freire, vida e obra.

Conteúdos: Dados biográficos da vida de Paulo Freire; Contexto histórico do surgimento da Pedagogia do Oprimido; Bases ideológicas gerais que servem de pressuposto para a teoria freiriana; Educação como Prática de liberdade e seu contexto na pedagogia freiriana.

 Introdução ao Pensamento de Paulo Freire I – Fundamentos Teóricos e Filosóficos: Justificativa da Pedagogia do Oprimido.
Conteúdos: Justificativa histórica, política e social para o surgimento da obra ¨Pedagogia do Oprimido¨; Análise pormenorizada do que leva Freire a justificar a sua pedagogia; Existencialismo e pedagogia:Dialética Senhor e Escravo hegeliana como sustentação da oposição Opressores X Oprimidos; Paulo Freire e o marxismo.

 Introdução ao pensamento de Paulo Freire – Concepção metodológica.
Conteúdos: Reflexão e vivência das categorias freirianas – Leitura do Mundo, Dialogicidade, Temas Geradores, Situações-Limite, Práxis; Construção coletiva de um conceito de educação; reflexão sobre as concepções tradicional, liberal, técnico-burocrática e dialética;A concepção dialética de Educação.

 Educação e Cultura.
Conteúdos: Conceito de cultura; relação da cultura com a educação popular; Cultura e leitura do mundo; Cultura do Povo X Cultura Popular; Círculo de Cultura.

 Educação Popular na atualidade.
Conteúdos: História da educação popular; construção coletiva de um conceito de educação popular, fundamentado nas reflexões anteriores; Educação de adultos, educação não-formal e educação popular. Educação popular na escola.

Sobre o docente
Daniel Figueiredo, Professor de Filosofia e Psicanalise, ex-coordenador da área de Educação Popular do Instituto Paulo Freire.

.:: Data: 25 e 26/05 – sábado e domingo, das 10h ás 19h

.:: Investimento: R$ 200

.:: Inscrições: http://bit.ly/LABretornoapaulofreire

• Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista

> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)

* Curso sujeito a lotação.
* Em caso de cancelamento entraremos em contato até 48h antes do inicio da atividade.

Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br




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