A orquestra de música instrumental “Vintena Brasileira” nasceu em abril de 2003, quando André Marques teve a ideia de criar uma oficina de ritmos brasileiros com músicos formados pelo Conservatório Musical de Tatuí (SP).

Esse grupo se fortaleceu e hoje, em sua formação, tem 21 integrantes de diferentes cidades, que pretendem levar ao público o melhor da música instrumental brasileira, através do vasto conhecimento de André e o talento excepcional de seus músicos.

A orquestra é adepta da “Música Universal”, escola de Hermeto Pascoal, termo criado pelo mestre para designar a sua música, na qual são misturados todos os elementos possíveis em um gênero musical, sem rótulos, sem preconceitos, com uma mistura natural, através do conhecimento de vários ritmos e linguagens.

Do folclore ao erudito, passando pelas improvisações do jazz americano (mas com linguagem brasileira), pelos ritmos brasileiros (como baião, frevo, maracatu, entre outros) e com melodias de diferentes influências, como árabe, indiana, flamenca, André Marques compõe e faz arranjos com novas fusões e sonoridades para a orquestra. A formação da Vintena Brasileira é bem diferente das orquestras tradicionais, conta com violinos, violoncelos e flautas, mas também com guitarras elétricas, bandolim, viola caipira, percussão, entre outros.

Em seu tempo de existência, a Vintena Brasileira conta com participações importantes em festivais e foi contemplada com patrocínios da Petrobrás e das empresas Cacau Show e Astra através do Programa de Ação Cultural da (PROAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Através desses patrocínios duas turnês pelo interior de São Paulo foram concretizadas, a primeira em abril de 2006 e a outra no segundo semestre de 2010.
Em abril de 2010, na cidade de São Paulo, a Vintena teve uma apresentação muito especial ao lado de Hermeto Pascoal. Naquela ocasião, André Marques fez três arranjos de músicas de Hermeto, entre as quais se destacou “Haja Coração”, tema que foi muito comentado após o show, fazendo com que inevitavelmente fosse adicionado ao repertório do grupo. Hermeto se emocionou nesse dia e após ouvir a Vintena tocar seis temas, entrou no palco e elogiou o desempenho do grupo.

A Vintena, após todo esse tempo, ainda continua viva e com o mesmo desejo de seu início, que é levar música brasileira para o público brasileiro, uma música que infelizmente, devido à mídia de massa, o povo não conhece.

>>> em seguida: Terça Open: Thaíde nas Quadradas no Mundo Pensante


Abertura da casa: 21h

Entrada gratuita até 00h

.:: Proibida a entrada de menores de 18 anos ::.

..:: Aceitamos dinheiro e cartões de débito Visa e Master ::..

*No dia do evento é necessário apresentar RG na porta.
**Casa sujeita a lotação.

Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 830 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 50822657
www.mundopensante.com.br


Curta nossa fanpage e receba atualizações: https://www.facebook.com/mpensante