TRILHA SONORA E LINGUAGEM AUDIOVISUAL
Concepções, tecnologias e estratégias de composição de som para imagem.
Por Felipe Julián

A história e as técnicas da trilha sonora desde o cinematógrafo dos irmãos Lumiére até sua hibridização audiovisual na artemídia.

‘Trilha Sonora e Linguagem Audiovisual’ é um curso repleto de vídeos e trechos de filmes, baseado na pesquisa de mestrado e no material recolhido durante anos de atividade docente no ensino superior de Felipe Julián (Craca). Trata-se, na verdade de uma genealogia da linguagem audiovisual desde o surgimento do cinema até as atuais experiências multimidiáticas com video-instalações e video-mapping.

Ao longo desse percurso que engloba todo o século XX, passaremos pelos inevitáveis Lumiére, Edison, René Clair, Fritz Lang, Vertov, Chapplin, Kurosawa, Hitchcock, Kubrick, Norman McLaren, Bergman mas também falaremos dos latinos Lucrécia Martel, Glauber Rocha e Kleber Mendonça para finalmente chegar aos recentes experimentos contemporâneos de Alva Noto, Ryoji Ikeda e tantos outros que herdaram o pensamento audiovisual híbrido.

Veremos o quanto a tecnologia e sua historia influenciou este percurso, mas também perceberemos as diversas intervenções que o mercado impôs à esta linguagem chegando a domá-la por completo em diversos momentos. O curso está aberto a todo tipo de interessados e não precisa ter formação musical.

PLANO DE AULAS

Aula 1
Os experimentos do pré cinema e a liberdade audiovisual esquecida.

Aula 2
Consolidação de uma escuta clássica e o surgimento do cinema tradicional. O mercado impõe o modelo e a estética.

Aula 3
O cinema pós-clássico e os recursos de interrelação audiovisual. Modos relacionais, no cinema e o começo do fim da linguagem cinematográfica.

Aula 4
Artemidia, cinema expandido, interatividade. A relação audiovisual sai da tela e retoma a liberdade experimental do pré-cinema.

Sobre o docente:
Felipe Julián (Craca) é músico, artista audiovisual e foi professor universitário. Com seus projetos musicais, já realizou diversas turnês internacionais e nacionais e ganhou o troféu Catavento da Radio Cultura pelo “Conjunto da Obra” na categoria “música experimental”, o Prêmio da Musica Brasileira e o Prêmio Profissionais da Musica. Colabora com diversos grupos de teatro e dança realizando trilhas e instalações sonoras. Desenvolve diversos projetos de ocupações audiovisuais interativas videomapeadas. Tem a arte sonora e o audiovisual como seus principais objetos de pesquisa.

• Data: 11, 12, 13 e 14/02 – seg a qui, das 19h às 22h

• Investimento:
R$ 290 _ até 01/02
R$ 330 _ após 01/02

• Inscrições: https://bit.ly/2rubEHI


Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br


Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/




Leave a Reply