utilizado pelo produtor musical João Milet Meirelles em seus projetos como o Baiana System,Infusão (trabalho solo) e trilhas sonoras dentro da perspectiva do músico digital. O “músico digital” é um conceito trazido por Andrew Hugill (2009) e tenta descrever o amplo espectro de músico que surge a partir das tecnologias de gravação e reprodução de áudio e que tem como principal característica o uso do timbre como expressão fundamental da composição e do
pensamento musical como um todo.
Serão destrinchados os métodos envolvem a produção musical e arranjos eletrônicos criadosno software Ableton Live e alguns hardwares como o Octatrack e sintetizadores modulares envolvendo a improvisação como método de criação, a manipulação de samples, as sínteses sonoras digitais e analógicas, organização de workflow, cuidados de mixagem. Elementos que envolvem os trabalhos a fim de iniciar um compartilhamento de informações que possa
auxiliar os participantes em seus próprios projetos. A ideia é que os participantes, que se interessem, possam também compartilhar seus processos e dúvidas, ampliando ainda mais a troca de informação.
Plano de Aulas
– Introdução e apresentação: breve apresentação dos projetos de João Milet Meirelles e suas diferentes métodos de trabalho – produção de bases e live electronics na banda Baiana System, improvisação em live electronics como processo criativo nos trabalhos autorais como o Infusão e trilhas sonoras.
– Apresentação métodos de produção de estúdio em software e hardware:
– Organização de workflow.
– “Decalque Sonoro”: uso de referências (samples, músicas, ritmos…) como ponto de partida para criação.
– Improvisação em “live electronics” como método de criação.
Os exemplos serão demonstrados no software Ableton Live, mas o curso não se limita aos seus usuários – aqui a ideia é trazer fundamentos que são amplamente usados pelos músicos digitais de diferentes instrumentos e ferramentas.
– Apresentação de técnicas de sound design e técnicas de produção em software e hardware
– Manipulação de samples
– Sínteses sonoras digitais e analógicas
– Finalização da produção: cuidados de mixagem, equilibrio de frequencias, preenchimento do espaço sonoro.
– Preparação de produções “prontas” para a performance ao vivo: organização e adaptação dos materiais para o ambiente dos palcos.
Inscrições: http://bit.ly/SEMestudiopalcos
—
Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/
www.instagram.com/