[Curso Online] Mercado da Música Online
Professor: Rico Manzano

O curso abordará temas relevantes e de imprescindível conhecimento básico de profissionais do universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) e de pessoas com interesse em integrar na área, abordando temas variados, muito embora conectados neste universo, como: Direitos Autorais; ISRC; ECAD, Associações Autorais, Distribuição Digital, Mercado Fonográfico; Streamings; Trilhas Sonoras, Games, Startups Musicais, Branding, Sincronização, Produção e etc.

O Objetivo do curso é conceituar pontos básicos do mercado musical para preparar futuros profissionais na área e para aprofundar o tema junto à profissionais que já atuam na área, levando-se em consideração todas as recentes transformações que o mercado da música vem sofrendo em razão dos avanços tecnológicos. Não obstante, sugerir iniciativas e alternativas perante o período da Quarentena.

Público Alvo: Destinado a pessoas que trabalham no universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) ou que tenham interesse em trabalhar.

Plano de aulas

Aula 1: Introdução, Conceitos do Mercado Musical e Direitos Autorais
1. Porque foi criado esse Workshop?
1.1. Para quem se Destina?
1.2. Porque entender o básico?
2. Autogestão Musical
2.1. Necessidade
2.2. Independência e Emancipação
2.3. Planejamento e Organização Financeira
3. Cronograma
3.1. Temas do Workshop
4. Conceitos e Termos básicos do Mercado Musical
4.1. Conceitos e Temos
5. Direitos Autorais
5.1. Fundamentos e Histórico
5.2. Diretos Morais x Direitos Patrimoniais
5.3. Obra x Fonograma
5.4. Transferência de Direitos
5.5. Domínio Público
5.6. Samples
5.7. Mashup
5.8. Plágio
5.9. Cases Famosos

Aula 2: ECAD, Associaçōes Autorais, Distribuição Digital, ISRC, Selos e Editoras
1. ECAD
1.1. O que é o ECAD?
1.2. Histórico
1.3. Como os valores são calculados
1.4. Quem deve pagar? Quem esta isento?
1.5. Como o Ecad saber as música que foram tocadas?
1.6. Estatísticas
2. Associações de Gestão Coletiva de Direitos Autorais
2.1. O que é uma Associação Autoral?
2.2. Porque devo me filiar a um?
2.3. O que são crédito retidos
3. ISRC
3.1. O que é ISRC?
3.2. O que é ISWC?
3.3. Cadastrando a Obra e o Fonograma
3.4. Divisão dos valores Arrecadados (Autoral e Conexos)
4. Distribuição Digital
4.1. O que é Distribuição Digital?
4.2. Estatísticas
4.3. Vantagens e Desvantagens
5. Editoras
5.1. O que é uma Editora?
5.2. Histórico
5.3. Formalização
5.4. Exemplos
6. Selos
6.1. O que é um Selo?
6.2. Histórico
6.3. Estrutura e Formalidades
6.4. Exemplos

Aula 3 – Produção Executiva, Produção Musical Streamings, Games e Trilha Sonora
1. Produção Executiva
1.1. Quem é o Produtor Executivo?
1.2. O que faz?
1.3. Dupla, Tripla ou Quadrupla função
1.4. Check List Básico
2. Produção Musical
2.1 O que é um Produtor Musical?
2.2. Etapa da Produção Musical
2.3. Softwares e Produtores conhecidos
2.4. 8 Dicas
2.5. Exemplos
3. Streamings
3.1. O que é Streaming?
3.2. Como funciona?
3.3. Dados e estatísticas
3.4. Quanto pagam os Streamings
4. Mercado de Trilha Sonora de Games
4.1. Histórico
4.2. Dados e Estatísticas do Mercado Brasileiro de Games
4.3. A Música de Videogames como um Gênero Musical
4.4. E-Sports e Feiras
4.5. A evolução da trilha sonora dos Games
5. Trilhas Sonoras
5.1. Histórico
5.2. Curiosidades do Mercado de Trilhas Sonoras
5.3. Mercados de Atuação
5.4. Exemplos

Aula 4 – Startup Musicais, Marketing Musical, Branding, Licenciamento, Leis de Incentivo, Feiras de Músicas, Mercado e Futuro da Música
1. Startup Musicais
1.1. O que é uma Startup?
1.2. Tipos de Startup?
1.3. O que o mundo da Música tem a ver com Startups?
1.4. Exemplos
2. Marketing Musical
2.1. O que é Marketing Musical
2.2. Os Principais Objetivos do Marketing Musical
2.3. Visual
2.4. Dicas
3. Music Branding e Licenciamento/Sincronização
3.1. O que é Music Branding e como ele funciona?
3.2. Como e porque o Mercado começou a ter a necessidade desse serviço?
3.3. Quais cuidados um artista deve ter ao associar seu nome ao de uma ou várias marcas?
3.4. O que é Licenciamento/Sincronização e como funciona?
4. Leis de Incentivo
4.1. Lei Rouanet
4.2. PROAC
4.3. Editais
4.4. Pro-Mac
5. Feiras de Música
5.1. Importância
5.2. Brasil
5.3. Internacional
6. Mercado e Futuro da Música
6.1. Infográfico – Estrutura do Mercado da Música
6.2. Tecnologia
6.3. Novas formas de Arrecadação Financeira
6.4. Expansão e Difusão do Mercado da Música
6.5. Reconexão (ou não) do ser humano

Live: 01/05 no Instagram do @mundopensante às 19h

Sobre o docente
Produtor Musical, Compositor, Músico, Professor e Produtor Cultural paulistano, Rico Manzano estudou Direito na PUC/SP e Ciência Política na Universidad de Salamanca (Espanha). Se especializou em Direitos Autorais, atuando na área como advogado por cinco anos. Concomitantemente, estudou música no Conservatório do Estado de São Paulo (Emesp – Violão Popular; Grupo Vocal; Roda de Choro; Música nos Hospitais e Percussão de Escola de Samba) e piano com Lisandro Massa (Toninho Horta). O interesse pela produção também começou cedo, e realizou os cursos de Produção Musical na Berklee College of Music, DJBAN, SP Escola de Teatro entre outros. Começou a produzir trilhas sonoras para comerciais, filmes e documentários em meados de 2014, e em pouco tempo conquistou uma carteira solida de clientes. Em 2017 começou a trabalhar como artista/compositor/produtor para a empresa mundialmente famosa no ramo das Trilhas Sonoras “Premium Beat”e “Shutterstock”(Canadá), gravou e produziu projetos musicais internacionais por meio plataforma Soundbetter (EUA, Dinamarca, França, Dinamarca e Itália). Como músico, participou de diversos projetos musicais, como Orquestra Frenesi (Espanha), Nego Bala, Lafetah, Big Pacha, Stéfano Ferraz, Bloco Unidos do Swing entre outros. No começo de 2018 abriu sua própria Produtora, Aquarium Prodz, e conseguiu intensificar os trabalhos em diversos ramos do mercado da música, atuando na Produção Musical de Trilhas Sonoras (Vix, Midia Ninja, Cobasi, BV Financeiro, Iskool Films, Muda e etc.) de Artistas/Bandas (Nego Bala, Trilha do Mar, Stéfano Ferraz, Lafetah, Big Pacha e etc.), e também atuando na Produção Executiva e Agenciamento de Artistas, bem como Direção Musical de shows, Consultoria de Gestão de Carreira Artística e ministrando o Workshop Mercado da Música (SESC, Biblioteca Mario de Andrade, FAAP, Casa de Cultura Brasilândia e Lab Mundo Pensante). Em 2019 realizou o projeto “Estudio Talks” – o qual fazia entrevista semanais com pessoas atuantes do mercado musical sobre diversos temas da indústria. Em 2020 lançou dois programa online de conteúdos musical – “Musica em Rede”e “SomaSom”.


Data: 08, 15, 22 e 29/05 – sextas-feiras, das 19h às 21h
Carga Horária: 8h

Local: Zoom

Investimento:
Curso Completo
R$ 200,00
Aula Avulsa
R$ 60,00

Inscrições: https://bit.ly/0805mercadodamusica


Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11952222661
www.mundopensante.com.br
www.instagram.com/labmundopensante


Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante