Oficina de produção musical – do estúdio para os palcos
Por João Milet Meirelles

Oficina com a proposta de apresentar os métodos de trabalho utilizado pelo produtor musical João Milet Meirelles em seus projetos como o Baiana System, Infusão, Taxidermia e trilhas sonoras dentro da perspectiva do músico digital. O “músico digital” é um conceito trazido por Andrew Hugill (2009) e tenta descrever o amplo espectro de músico que surge a partir das tecnologias de gravação e reprodução de áudio e que tem como principal característica o uso do timbre como expressão fundamental da composição e do pensamento musical como um todo.
Serão destrinchados os métodos envolvem a produção musical e arranjos eletrônicos criadosno software Ableton Live e alguns hardwares como o Octatrack e sintetizadores modulares envolvendo a improvisação como método de criação, a manipulação de samples, as sínteses sonoras digitais e analógicas, organização de workflow, cuidados de mixagem. Elementos que envolvem os trabalhos a fim de iniciar um compartilhamento de informações que possa
auxiliar os participantes em seus próprios projetos. A ideia é que os participantes, que se interessem, possam também compartilhar seus processos e dúvidas, ampliando ainda mais a troca de informação.

Plano de Aulas

Aula 1

– Introdução e Apresentação: breve apresentação dos projetos de João Milet Meirelles e suas
diferentes métodos de trabalho – produção de bases e live electronics na banda Baiana System, improvisação em live electronics como processo criativo nos trabalhos autorais como
o Infusão e trilhas sonoras.
– Apresentação métodos de produção de estúdio em software e hardware:
– Organização de workflow.
– “Decalque Sonoro”: uso de referências (samples, músicas, ritmos…) como ponto de
partida para criação.
– Improvisação em “live electronics” como método de criação.

Os exemplos serão demonstrados no software Ableton Live, mas o curso não se limita aos seus
usuários – aqui a ideia é trazer fundamentos que são amplamente usados pelos músicos
digitais de diferentes instrumentos e ferramentas.

Aula 2

– Apresentação de técnicas de sound design e técnicas de produção em software e hardware
– Manipulação de samples em tempo real em ableton live
– Sínteses sonoras digitais e analógicas no contexto do ao vivo

Aula 3

– Preparação de produções “prontas” para a performance ao vivo: organização e adaptação dos materiais para o ambiente dos palcos.

_______________
João Milet Meirelles é compositor, produtor musical, live electronics performer e fotógrafo. Desenvolve desde 2010 seu trabalho autoral Infusão – projeto focado no desenvolvimento de performances musicais e composições através de improvisação. Desde 2012 faz live electronics na Baiana System, banda com enorme impacto na cena da música independente brasileira e internacional. Compositor de diversas trilhas sonoras, João compõe e faz direção musical para artes do corpo, artes cênicas, cinema/animação e shows. Em destaque, estão as composições das trilhas do documentário Diário de Classe e do curta de animação “Entroncamento” que recebeu o prêmio de melhor trilha sonora dirigidos por Maria Carolina e Igor Souza da Lanterninha Produções. Publicou em 2013 o livro fotográfico Bença, e em parceria com a Duna editora, lançou o livro de arte “Sobre os Pés de Quem Anda”. Em 2020 lançou o Taxidermia Vol.1, projeto em parceria com a compositora Jadsa. Graduado em composição e mestre em interpretação e criação musical pela EMUS-UFBA, leciona atualmente cursos livres de produção musical.

Home

Data: 03, 10 e 17/11 – quartas-feiras, das 19h às 22h

Local: Sympla Streaming

Investimento: R$ 320

Inscrições: http://bit.ly/0311MEIRELLES

Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
mundopensante.com.br
facebook.com/mpensante
instagram.com/mundopensante