Curso Online: Como produzir e lançar discos e clipes independentes
Por Tatá Aeroplano
Nesse curso Tatá Aeroplano irá compartilhar sobre sua trajetória profissional, contando como gravar, produzir e lançar discos independentes.
Plano de Aulas
Aula 1
Módulo I
Como viver de música nos dias de hoje
Compartilha como administra os lançamentos dos seus discos e como seus projetos se tornaram financeiramente viáveis. Contando suas experiências e estratégias recentes com as redes sociais e o mercado independente.
1 – A experiência com selos
Aeroplano fala sobre sua parceria, experiências e aprendizados junto aos selos Phonobase e Reco Head no lançamento dos seus discos.
2 – Importância de ter o próprio site, canal de youtube e divulgação nas redes sociais
Alimentar as redes com conteúdo autoral de maneira não viral
3 – Interação dos novos artistas com a mídia digital e redes sociais.
Relato de casos de artistas da nova geração que trabalham legal com as mídias digitais e redes sociais. Fala da importância dos Blogs e jornalistas que trabalham em sites e mídia impressa gerando conteúdo cultural.
Módulo II
Tatá mostra como se organizou financeiramente para viabilizar o lançamento dos seus últimos discos contando experiências vividas com o lançamento dos seus cinco últimos discos.
Exibição de planilhas contendo dados de vendas diretas pelo site, distribuição digital e em lojas
Módulo III
Mostra passo a passo como trabalha seus discos depois do lançamento. A importância de tocar em lugares diversos com estruturas diferentes. Casa de shows, festivais, apresentações nas unidades do SESC, projetos especiais, como fatores fundamentais de formação de público e circulação. Para isso, mostrará as tours de alguns de seus discos, lugares que se apresentou e feedbacks dessas experiências.
Também aborda questões técnicas envolvendo o lançamento de um disco como:
– gerar ISRC
– editoras
– sociedades arrecadadoras
Aula 2
Módulo IV
Bastidores das Gravações dos Discos “Vamos Pro Quarto” – Cérebro Eletrônico e Step Psicodélico. Conta como nasceu o quarto disco da banda Cérebro Eletrônico.
1- Imersão no sítio
2- Gravação do disco no estúdio Submarino Fantástico
3 – Show do disco “Vamos Pro Quarto”
Módulo V
Bastidores das Gravações do Disco “Aladins Bakunins” – Frito Sampler. Tatá Aeroplano conta como nasceu o disco do seu heterônimo, Frito Sampler, que era vocalista da banda Jumbo Elektro e como foi importante, produzir e gravar em parceria com Junior Boca, a trilha sonora do longa metragem “De Menor” para viabilizar a gravação do disco do Frito Sampler. A importância do cinema e da literatura no desenvolvimento desse personagem. Esse disco também foi gravado no estúdio Submarino Fantástico, em parceria com o produtor e músico Otávio Carvalho. Tatá falará do custo do total do disco e de como trabalha atualmente para obter retorno financeiro do que investiu no disco.
Módulo VI
Bastidores da gravação do videoclipe da canção “Cores No Quarto”, presente no álbum “Alma de Gato”, que teve direção de Luiz Romero. Tatá conta suas experiências recentes como diretor dos clipes do Frito Sampler, bem como conta um pouco do processo de gravação e produção desses dois vídeos. Os dois clipes do Frito Sampler foram editados por Tatá com custos muito baixos gravados no sítio da família na vila do Passa Três em Tuiuti.
___________________________________
Tatá Aeroplano é músico, compositor, DJ e agitador cultural da atual cena musical paulista. Vocalista das bandas Cérebro Eletrônico e Zeroum, também integra o grupo musical Frame Circus, especializado em criar trilha sonoras originais para filmes mudos.
Com as bandas Cérebro Eletrônico e Jumbo Elektro, se apresentou na Europa e lançou dois elogiados discos “Freak to Meet You” -2004 e “Terrorist!?” – 2009. A banda Cérebro Eletrônico já gravou quatro álbuns: “Onda Híbrida Ressonante” em 2004, “Pareço Moderno” em 2008 “Deus e o Diabo no Liquidificador” -2010 e Vamos Pro Quarto – 2014. Em 2012 lançou seu primeiro trabalho solo, produzido por Dustan Gallas e Junior Boca. Em Agosto de 2014 lança seu segundo disco solo intitulado Na Loucura e Na Lucidez, também produzido por Dustan e Boca, essa parceria se estende desde então com os lançamentos dos discos Step Psicodélico (2016), Vida Ventureira (2017) em parceria com a Bárbara Eugenia e Alma de Gato lançado em 2018.
Como DJ, toca nas principais casas de show de São Paulo e foi residente 13 anos na festa On The Rocks no Clube D-edge. Tatá realiza o projeto de Oficinas Lúdicas desde 2001 em unidades do SESC, Centro Cultural Banco do Brasil, projeto TIM Música nas Escolas, Teatro de Bolso do IV Mundo Festival Ferve entre outros.
Data: 28 e 30/09 – segunda e quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Sympla
Investimento: R$ 100

Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:

https://www.facebook.com/labmundopensante

www.instagram.com/labmundopensante