A partir de 09/03 serão expostos os conceitos mais importantes sobre a GENEALOGIA DA MORAL EM NIETZSCHE: a diferença entre o “bom e ruim” e o “bom e mau”; o ressentimento como memória das marcas e como modo de ser vingativo; a má consciência como interiorização das forças ativas e como sentimento de culpa; a organização sacerdotal e o ideal ascético.

Duração: 4 aulas, às segundas, de 09/03 a 30/03

Horário: das 20h às 22h

Valor do curso completo:

R$ 180,00 no pagamento antecipado, com opção de parcelamento no cartão através da Eventbrite.

R$ 210,00 no pagamento no local, na primeira aula (somente à vista no cartão de crédito/débito ou dinheiro).

Nesta opção a inscrição é feita no local, na primeira aula.

➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

➜ Cada aula é dividida em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos alunos.

➜ Quem não puder estar presente em todas as aulas, não há problema, pois os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado) e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.).

➜ Haverá certificado de participação (carga horária de 8 horas).

Em “Genealogia da moral”, Friedrich Nietzsche sublinha a importância do conhecimento das condições e circunstâncias em que os valores morais vigentes surgiram, ou seja, é necessário investigar sob quais condições o “bom” e o “mau” foram inventados. Essa investigação implica necessariamente alguns conceitos essenciais da filosofia nietzschiana: a relação entre vontade de potência e fisiologia, os valores morais como sintomas de um modo de existir ressentido e a expansão do sentimento de culpa a partir da interpretação sacerdotal do sofrimento. Portanto, culpa e ressentimento são inseparáveis de uma moral que reprime continuamente as nossas forças ativas, nos impedindo de criar novos valores.

Aula 1: A teoria das forças: o mundo como vontade de potência; a relação entre fisiologia e valor moral.

Aula 2: O ressentimento como memória das marcas e como espírito de vingança; a inversão dos valores; a diferença entre o “bom e ruim” e o “bom e mau”.

Aula 3: A má consciência e a reprodução do sentimento de culpa pela moral; Estado e domesticação humana.

Aula 4: Cultura, ideal ascético e as medicações do sacerdote-pastor.

AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros “Simplicidade Impessoal” e “Singularidades Criadoras”. É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com

Lab Mundo Pensante

Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP

Tel:. 5082-2657

WhatsApp:. 11952222661

www.mundopensante.com.br

Curta nossa fanpage e receba atualizações:

https://www.facebook.com/labmundopensante/