Curso: A Filosofia da Práxis de Paulo Freire – Educação como Ação Cultural para a Liberdade
Por Daniel Figueiredo

“A práxis se constitui a razão nova da consciência oprimida e que a revolução, que inaugura o momento histórico desta razão, não pode encontrar viabilidade fora dos níveis de consciência oprimida” Paulo Freire.

Conhecido e muito falado como o criador de um método de alfabetização de adultos, Paulo Freire construiu, em sua longa jornada, uma Filosofia da Educação muito mais ampla do que a simples composição de um método. Conceituada por Freire como uma Práxis Dialética Libertadora, a educação se torna um sinônimo de cultura, na medida em que envolve todas as práticas do ser humano com o mundo e com os outros seres humanos no mundo.
É na práxis e pela práxis que os seres humanos, enquanto seres sociais, transformam seu meio e se auto-transformam, se recriam, ou seja, na luta pela sobrevivência os seres humanos transformam suas condições sociais de vida que são, ao mesmo tempo, auto-criação e criação coletiva de si mesmos. Dessa forma a práxis é, por excelência, o elemento fundante, elator e sustentador de toda a humanidade.
A práxis educativa freiriana é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo. O embate dialético entre ação-reflexão nas relações humanas favorece a uma mudança da consciência sobre a estrutura social e a uma aproximação crítica, reflexiva da realidade estudada. A práxis é a pedagogia dos homens empenhados na luta por liberdade, uma pedagogia humanista e libertadora.

O curso pretende abordar as questões acima referidas em quatro encontros:

 Paulo Freire e a Educação Popular.
História da Educação Popular; Inserção de Freire na educação Popular; Educação como prática de dominação X Educação como prática de Liberdade.

 Introdução à Filosofia de Paulo Freire I – Fundamentos Teóricos e Filosóficos:
Concepção dialética da história e da educação em Freire; Educação como prática de Liberdade

 Introdução à Filosofia de Paulo Freire II – Natureza humana: Freire entre Sartre e Marx; a relação dialética entre opressores e oprimidos e sua superação.

 Práxis Dialética Libertadora – Uma ação cultural para a liberdade. O Papel da Educação na Transformação Social; Sentido dos conceitos de Intencionalidade, Conscientização e Dialogicidade em Paulo Freire

Sobre o docente:
Daniel Figueiredo, professor de Filosofia e Psicanálise, ex-coordenador da área de Educação Popular do Instituto Paulo Freire.

.:: Datas: 02, 04, 11, 16 e 18/07 – ter e qui, das 19h às 22h

.:: Investimento: R$ 150

.:: Inscrições: http://bit.ly/0207paulofreirepráxis

.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista

> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)


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