CINE VOLVER _ Cartografias do Cinema

Dominion
Austrália, 2018, documentário, 120 min.
Direção e roteiro Chris Delforce

Dominion traz imagens atuais e reais gravadas de forma secreta em fazendas de criação e fábricas de produtos de origem animal, além de mostrar os animais sendo explorados na indústria do entretenimento e usados como vestuário. O longa tem sido considerado “o novo Terráqueos”, em referência ao clássico filme animalista lançado em 2005. A narração é do ator Joaquim Phoenix e de Rooney Mara, ambos ativistas dos direitos animais.
Após o filme, ativistas da Ong VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade, participam de um debate com o público do Cine Volver.

CINE VOLVER – Cartografias do Cinema
_________________________________________

Quinzenalmente no Lab MP, o Cine Volver exibe produções de um cinema artesanal.
Para além da visibilidade às pautas e aos movimentos sociais minoritários, o Volver é plataforma para suas representatividades. Um cinema menor, no dizer de Deleuze, feito e protagonizado por mulheres, crianças e adolescentes; gays, lésbicas e transgêneros; povos originários, refugiados e migrantes; negros e quilombolas; povosdo campo, das periferias e das bordas. Um cinema eco-centrado e inumano que afirma as vidas animais, vegetais e minerais. Registros e manifestos de uma arte produzida com recursos singulares, que seja ética em sua estética.

Uma roda de conversa quente é aberta entre autores, técnicos, personagens e público. A mediação de Rodrigo Reis, curador do Volver parte de uma questão cartográfica: o que o filme faz com quem faz o filme?

Rodrigo Reis
Esquizoanalista; compositor com pesquisa e produção voltada para a Eco-música; pesquisador no Instituto de Artes da Unesp, onde organiza o Núcleo de Estudos sobre Novas Metodologias de Pesquisa em Artes. Desde 2003, agencia o Ecosofia – rede heterogênea, autônoma e colaborativa de estudo, pesquisa e ação, que articula Arte-Klínica-Micropolítica em espaços públicos, culturais e educativos.

• Data: 27/03 – quarta, às 20h

• entrada gratuita

Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br