CINE VOLVER – Cartografias do Cinema
__________________________________________

Quinzenalmente no Lab MP, o Cine Volver exibe produções de um cinema artesanal. Para além da visibilidade às pautas e aos movimentos sociais minoritários, o Volver é plataforma para suas representatividades. Um cinema menor, no dizer de Deleuze, feito e protagonizado por mulheres, crianças e adolescentes; gays, lésbicas e transgêneros; povos originários, refugiados e migrantes; negros e quilombolas; povos do campo, das periferias e das bordas. Um cinema eco-centrado e inumano que afirma as vidas animais, vegetais e minerais. Registros e manifestos de uma arte produzida com recursos singulares, que seja ética em sua estética.

Uma roda de conversa quente é aberta entre autores, técnicos, personagens e público. A mediação de Rodrigo Reis, curador do Volver parte de uma questão cartográfica: o que o filme faz com quem faz o filme?

Rodrigo Reis é esquizoanalista; compositor com pesquisa e produção voltada para a Eco-música; pesquisador no Instituto de Artes da Unesp, onde organiza o Núcleo de Estudos sobre Novas Metodologias de Pesquisa em Artes. Desde 2003, agencia o Ecosofia – rede heterogênea, autônoma e colaborativa de estudo, pesquisa e ação, que articula Arte-Klínica-Micropolítica em espaços públicos, culturais e educativos.

__________________________________________

RAÍZES DE RESISTÊNCIA
Brasil, 2018, documentário, 35 min.
Dir. Priscila Yazbek e Jimmy Bro

O documentário percorre a trilha dos moradores do Quilombo da Fazenda, comunidade litorânea de Picinguaba-Ubatuba, território que divide os estadosde São Paulo e Rio-de-Janeiro. Em meio à biodiversidade da mata atlânticapresente no Parque Estadual da Serra do Mar, a narrativa da história e dos modos de vida dos quilombolas aponta para uma questão essencial: a resistência às pressões advindas das dinâmicas culturais. Assim, ao mesmo tempo em que incorporam novos saberes e atualizam sua relação com a natureza, resgatam e afirmam sua história, cultura e tradições ancestrais.

Trailer
https://www.facebook.com/raizesderesistencia/videos/232724904075917/


• data: 27/02 – quarta feira, às 20h

• entrada gratuita

Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br




Leave a Reply