Curso “Micropolítica e subjetividade em Deleuze & Guattari, por Amauri Ferreira”

Os modos de perceber, falar e agir que são organizados pelos micropoderes reproduzem uma subjetividade em escala mundial que se submete às exigências do mercado capitalista, mantendo o desejo separado das composições entre multiplicidades que o intensificam. Por outro lado, as experimentações que acontecem em uma outra relação de espaço-tempo intensificam o desejo, produzem novos discursos e criam novas subjetividades que colocam em questão a subjetividade capitalística, o que exprime o sentido clínico e político da obra “Mil Platôs”, de Gilles Deleuze e Félix Guattari.

O curso é destinado a interessados em geral, sem necessidade de ter conhecimento prévio. São mais de 4 horas de vídeo e o acesso ao conteúdo é ilimitado durante 180 dias.

 

Programa completo:

Aula 1: O Estado-nação e a produção de subjetividade.

Aula 2: A produção social de rosto; maioria, minoria e devir-minoritário.

Aula 3: O nomadismo (máquina de guerra e espaço liso); macropolítica e micropolítica.

Aula 4: A esquizoanálise e a cartografia das linhas do desejo (dura, flexível e de fuga).

 

AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor do livro “Singularidades Criadoras”. É também autor de livros e artigos sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com

Para adquirir o curso à distância: https://bit.ly/2xG827Y




Leave a Reply