Prática De Yoga No Lab Mundo Pensante

[Oficina Fixa] Prática de Yoga
Prática de Yoga no Lab Mundo Pensante

O Yôga é uma filosofia estritamente prática. Experienciá-lo é uma questão de exercer suas técnicas e conceitos. Para tanto, a pratica coloca você no processo de vivenciar essa tradição milenar. Nas aulas trabalharemos aquietamento, saudação, dinamização de energia, respiração, relaxamento, concentração, mentalização, técnica corporal, meditação, linguagem gestual, vocalização, purificação e muito mais.

Material necessário: Tapete apropriado para prática de Yôga e roupa confortável.

Nível: Básico e intermediário

Sobre o docente:
Ricardo Polimeno Moralez. Preparado, habilitado, formado e atualizado pela Universidade de Yôga desde 2000. Membro da Federação de Yôga do Estado de São Paulo até 2010 e do Sindicato Nacional dos Profissionais de Yôga até data similar. Atua como profissional de Yôga, exclusivamente, desde sua 1a habilitação, em 2002. Tornou-se parte do corpo docente da mesma instituição para preparar outros profissionais até meados de 2010. Especializou-se em ministrar aulas para o público geral. Hoje, atua em parcerias com núcleos culturais, associações, empresas e pessoas físicas que apreciam seu trabalho.


• Dias e períodos: às segundas, quartas e sextas de fevereiro, das 20h às 21h (exceto feriados e emendas)

• Valor:
Mensal R$ 120
Aula Avulsa R$ 25

• Inscrições: https://bit.ly/2Jzm4BP

• Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista

> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)


Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br


Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/


Prática De Yoga No Lab Mundo Pensante

[Oficina Fixa] Prática de Yoga
Prática de Yoga no Lab Mundo Pensante

O Yôga é uma filosofia estritamente prática. Experienciá-lo é uma questão de exercer suas técnicas e conceitos. Para tanto, a pratica coloca você no processo de vivenciar essa tradição milenar. Nas aulas trabalharemos aquietamento, saudação, dinamização de energia, respiração, relaxamento, concentração, mentalização, técnica corporal, meditação, linguagem gestual, vocalização, purificação e muito mais.

Material necessário: Tapete apropriado para prática de Yôga e roupa confortável.

Nível: Básico e intermediário

Sobre o docente:
Ricardo Polimeno Moralez. Preparado, habilitado, formado e atualizado pela Universidade de Yôga desde 2000. Membro da Federação de Yôga do Estado de São Paulo até 2010 e do Sindicato Nacional dos Profissionais de Yôga até data similar. Atua como profissional de Yôga, exclusivamente, desde sua 1a habilitação, em 2002. Tornou-se parte do corpo docente da mesma instituição para preparar outros profissionais até meados de 2010. Especializou-se em ministrar aulas para o público geral. Hoje, atua em parcerias com núcleos culturais, associações, empresas e pessoas físicas que apreciam seu trabalho.


• Dias e períodos: às segundas, quartas e sextas de fevereiro, das 20h às 21h (exceto feriados e emendas)

• Valor:
Mensal R$ 120
Aula Avulsa R$ 25

• Inscrições: https://bit.ly/2Jzm4BP

• Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista

> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)


Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br


Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/


Curso de Cenografia Contemporânea no Lab Mundo Pensante

[Curso] Cenografia Contemporânea – Novas poéticas do Espaço-Imagem-Corpo
Por Marcelo Denny

O referido curso trata-se de uma reflexão teórico prática sobre “Novas poéticas na visualidade/cenografia nas artes cênicas hoje”. Objetiva-se dar um panorama o desenvolvimento das visualidades cênicas /cenografia das renovações cênicas do século XX aos dias de hoje, com ênfase nos novos aspectos e poéticas cenográficas/visuais nas áreas de cruzamento entre a encenação, arte da performance, body art, instalações, vídeo instalações,
cinema e intervenção urbana que contagia o conceito de cenografia hoje; renovando a linguagem com cruzamentos híbridos e a utilização de diversas linguagens artísticas . Um estudo que se apoia em três pilares de estudo: 1- Novas espacialidades e instalações, 2- Imagens tecnológicas e digitais e 3- Cenografias possíveis para o corpo, para além da ideia de figurino. Visa contribuir com estudos nas áreas de artes visuais, direção de arte cinematográfica e cenografia teatral bem como outros campos correlatos das artes cênicas expandidas e outras linguagens poéticas.

Plano de aulas �
Aula 1. Breve retrospectiva da cenografia ocidental
Breve introdução sobre as renovações cenográficas do século XX: As renovações de Richard Wagner, As renovações de Adolph Appia, As renovações de Edward Gordon Craig, O realismo/naturalismo de Stanislavsk, A cena de Berthold Brecht, As teorias espaciais de Antonin Artaud, As renovações da Bauhaus, Construtivismo, Expressionismo, O cine teatro de Erwin Piscator, Os novos espaços de Max Reinhardt, Cenografia e Abstracionismo, O teatro total de Robert Edmond Jones.

Aula 2. Problemas da Cenografia Contemporânea e algumas questões estéticas
Reflexões sobre a falta de formação técnica e universitária, Entendimento limitado da cenografia, Um país com “tantas cenografias”, Falta de investimento, A pesquisa em cenografia, Aproximação e distanciamento do cenógrafo com o processo criativo, As questões do
hibridismo, Interesse polivalente por artes, e outras linguagens, (arquitetura, moda, visualidades, cinema, tecnologia etc), O cenógrafo com um generalista, Polivalências de uma cenógrafo hoje, Mostra de formas de desenvolvimento e planejamento cenográfico, Processos contaminados por questões urgentes e atuais. O que poderíamos chamar de cenografia contemporânea ? O cenógrafo como o detentor de uma vasta tradição e pontes sobre outras
percepções.

Aula 3. Contribuições das segundas vanguardas para a cenografia
Sobre a Arte Conceitual e suas ramificações, A Instalation Art , A Performance Art & O
Happening , A Land Art, A Vídeo Art, Cenografia e visualidade nas Intervenções Urbanas, A queda das fronteiras e o Hibridismo, Questões sobre o belo e o sublime na cenografia.

Aula 4. Novas espacialidades
Visa explorar questões da espacialidade cenográfica contemporânea e sua interação com artes visuais, arquitetura e urbanismo, além da ocupação de espaços não convencionais e estudo de
trabalhos realizados por companhias e artistas brasileiros e internacionais. Visa também analisar o desenvolvimento de projetos cenográficos de intervenção espacial, urbana, mesclados a conceitos da Instalation Art, Street Art e também da Land Art e outras linguagens que ao mesmo tempo atravessam e nutrem possibilidades criativas para novas formas inserir a
cena em espaços outros, fora da caixa cênica tradicional. Intervenções Urbanas e seus aspectos cenográficos/visuais: Breve histórico da performance urbana e seus aspectos plásticos/cenográficos. Exemplos no Brasil; ( alguns grupos e coletivos de intervenção urbana),Grupos internacionais: La Fura Dels Baus (Espanha), Royal Du Luxe (França), Dogtroep (Holanda), CIE Corrombose (França), Braakland (Holanda), Teatro da Vertigem (Brasil),Grupo XIX (Brasil), Oi Nóis aqui Traveiz” (Brasil), Desvio Coletivo(Brasil)

Aula 5. A Cenografia Digital
Uso de imagens tecnológicas em cena. Os pioneiros : Meyerhold (Russia), Piscator (Alemanha)e J. Svoboda (R. Tcheca). A Imagem-Espaço: Os recursos da tecnologia da imagem na criação de novas espacialidades cênicas. A Imagem-Tempo: A imagem tecnológica na criação de efeitos de tempo e memoria: passado e futuro. A Imagem-Estranhada: Quando as imagens tecnológicas agem como efeito de estranhamento, justaposição e também como recurso dialético. A Imagem-Poética: As tecnologias de imagem na geração de feitos poéticos na cena contemporânea. A Imagem Performativa: As tecnologias da imagem na construção de efeitos de presença do ator/performer. Imagens tecnológicas – trata-se de analisar o desdobramento histórico e estético das relações da imagens tecnológicas e as novas fronteiras entre as linguagens audiovisuais digitais como um elemento em permanente metamorfose junto ao processo de elaboração e realização do espetáculo. Diante disso, iremos analisar como o percurso da criação de visualidades digitais modifica o lugar da cenografia e do cenógrafo.

Aula 6. A Cenografia do Corpo: simbioses entre cenografia-figurino-body art.
Terceiro pilar do curso foca as novas formas de caracterização possíveis que mesclam e ampliam aspectos para além da ideia de figurino/moda, criando um lugar radical de construção de novas aparências para o corpo. Muitas vezes advindas de tradições ancestrais até de cruzamentos com a body art, performance, moda, arquitetura, escultura, pintura e instalação corporal. As relações entre tratamentos da visualidade corporal para além da indumentária cênica para dinamizar e ampliar formas de ver e entender o corpo na cena hoje. O corpo como questão contemporânea e subjetividade.

Sobre o docente:
Marcelo Denny é diretor cênico, curador, cenógrafo, artista plástico e diretor de arte. Dirigiu diversos espetáculos e performances com apresentações no Brasil e no exterior. Pesquisador da cena contemporânea e professor no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP. Um dos fundadores do Teatro da Pombagira e do Laboratório de Práticas Perfomativas da USP.

.:: Data: 23/04 a 28/05 – terças-feiras, das 19h às 22h

.:: Investimento: R$ 280

.:: Inscrições: https://bit.ly/2Ftr9r7

• Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista

> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)

* Curso sujeito a lotação.
* Em caso de cancelamento entraremos em contato até 48h antes do inicio da atividade.

Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br


Curso: Imprensa Tradicional Ou Online? Como Divulgar Sua Música

[curso] Imprensa tradicional ou online? Como divulgar sua música
Por Marcos Lauro e Convidados

A imprensa cultural tradicional mal dá conta de cobrir lançamentos, relançamento e notícias, de fato, relevantes da música. Uma das saídas é o investimento em marketing digital. Um músico com uma boa rede, bem gerenciada, que conte suas novidades e apresente seu trabalho de forma direta, se torna o seu principal veículo. No curso, vamos apresentar os problemas e algumas soluções na hora de divulgar sua música tanto na mídia tradicional quanto no online.

Aula 1 – Mídia tradicional/offline; como lidar?

Vamos conversar com Patricia Dornelas, profissional de assessoria de imprensa com vasta experiência na mídia tradicional, para entender como está o momento atual. Os avanços, gargalos, problemas e soluções, qual a melhor forma para apresentar o seu trabalho para profissionais que ainda trabalham em redações etc

Aula 2 – As possibilidades (quase infinitas) da mídia online

Vamos conversar com Marcelo Costa, profissional que mantém o site Scream & Yell desde 2000 e tem vasta experiência na mídia digital/online, para entender como está o momento atual. Quais são as possibilidades, como driblar algoritmos e alcançar o seu público, o trabalho com públicos de nicho, se páginas e influencers podem cobrar para divulgar o seu trabalho etc.

Aula 3 – Estudos de cases de marketing digital na divulgação musical

Vamos focar nas possibilidades que o ambiente digital oferece com o próprio artista sendo um personagem e um contador da sua própria história. Para isso, vamos estudar cases da Orfeu Digital, agência de conteúdo do responsável por esse curso, Marcos Lauro, e ver as possibilidades e a liberdade que as redes sociais oferecem para divulgar o seu trabalho, seja de forma orgânica ou impulsionada.

Aula 4 – Mão na massa! Vamos pensar juntos em soluções na hora de fazer sua divulgação

Para encerrar, vamos à prática. Artistas, jornalistas e interessados que fizeram o curso vão botar a mão na massa e, em exercícios na sala, vão bolar estratégias de comunicação para o seu negócio (seja sua música, sua página no Facebook, seu perfil no Instagram etc). Vamos propor exercícios que facilmente poderão ser feitos na “vida real”, ou seja, o aluno vai sair do curso com ideias e material para publicação.

.:: Sobre os docentes:
Marcos Lauro
Jornalista, atua na área de comunicação desde 2001. Já passou por redações como Viagem & Turismo, VIP e Rádio Eldorado. Atuou como editor da Billboard Brasil, colaborador da revista Rolling Stone Brasil e fundador/estrategista da Orfeu Digital, agência de marketing digital com foco em música.

Convidados:

_ Primeira noite
Patrícia Dornelas
Titita, nasceu em 1º de dezembro de 1970, em Recife, PE. Graduada em Engenharia pela UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco), pós graduada em Ciências da Engenharia Ambiental (USP). Abandonou a engenharia para fazer Relações Públicas.
Formada pela Universidade Cásper Libero (SP), sua carreira como assessora de imprensa começou em julho de 2007. Responsável pela News Assessoria & Comunicação, que tem no seu portfólio clientes como Chico César, Bixiga 70, The Baggios, Festival Sons da Rua, Sampa Jazz Fest, Nômade Festival, Arena carnaval SP, Xuxa Levy e Lucas Santtana.
Com foco na comunicação de atividades nas áreas de cultura e entretenimento, Patrícia assume de modo integrado toda a gestão de comunicação, englobando as diversas etapas desse processo: plano estratégico, coordenação de atividades, construção de conteúdos e assessoria de imprensa.

_ Segunda noite
Marcelo Costa
Editor do site de cultura pop Scream & Yell, um dos principais veículos independentes de cultura pop do país, no ar desde 2000. Já passou pelas redações do jornal Noticias Populares, e dos portais Zip.Net, UOL, Terra e iG, além de já ter colaborado com as revistas Billboard Brasil, Rolling Stone e GQ Brasil, e com a MTv Brasil, da qual foi colunista. Foi curador do projeto Prata da Casa, do Sesc Pompeia, do projeto Natura Musical, do Oi Pocket Show Rock in Rio, do The Art of Heineken e integra a APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) na categoria Música Popular desde 2012.

.:: Data: 04 a 25/04 – quintas-feiras, das 19h às 22h

.:: Investimento:
Curso Completo:
R$ 300 _ até 22/03
R$ 340 _ após 22/03
Aula Avulsa: R$ 90

.:: Inscrições: https://bit.ly/2HKmwuf

.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista

> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)


Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br


Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/


Oficina Iluminação Cênica | Módulo I No Lab Mundo Pensante

[oficina] Iluminação Cênica – Módulo I
Por Ligia Chaim

Objetivo
Oferecer noções básicas de iluminação cênica, envolvendo conceitos técnicos e artísticos
nas diferentes formas de iluminar, destacando os caminhos na evolução tecnológica, bem
como suas aplicações num projeto artístico.

Plano de aulas:

Dia 01
– Conceitos Básicos: O que é iluminação
– Equipamentos
– Consoles (mesas) analógicas e digitais

Dia 02
– Tipos de lâmpadas, efeitos e temperatura de cor
– Elétrica básica
– Protocolo de comunicação DMX 512

Dia 03
– Afinação de luz e percepção da luz
– Procedimento técnico e postura profissional

Dia 04
– Operação de luz
Introdução para módulo II:
– Leitura e elaboração de projeto de luz
– Programas de Iluminação – softwares

Sobre a docente:
Ligia Chaim
Formada em Tecnologia da Produção do Audiovisual pela Universidade FMU/FIAM. Cursou a Oficina de Iluminação no Teatro da Vertigem, Arte Contemporânea no Instituto Tomie Ohtake e a Oficina de Cenografia no MAM. Participou da iluminação de projetos cênicos entre teatro, dança e música desde 2002. Ministrou: Oficina de Iluminação Cênica no Lab Mundo Pensante, Módulos 1 e 2 (2017/2018), um Workshop de Iluminação para Produções Cênicas no Sesc São José dos Campos (2014) e uma Oficina de Iluminação Cênica na Faculdade Belas Artes no Curso de Pós Graduação em Cenografia e Figurino (2012). Primeira Mulher Participante do 2 ̊ Concurso MA Light – MA 3D América Latina (2014). Assina o Projeto Elétrico, Luminotécnico e Cenográfico da Cantina da Conchetta no Bairro do Bixiga em SP (2013/2014). Destacam-se as concepções de luz em Teatro, de inúmeros espetáculos, os ultímos: “Pequena Magdalena”(2018) da Cia de Copas; “Matteo Perdeu o Emprego”(2018) da Cia dos Tios do Teatro. Em Shows se destacam: “BaianaSystem”(2016 a 2018) incluindo LollaPalooza e Rock’n Rio 2017; “Salomão Soares Trio”(2018); “Orquestra Brasileira de Musica Jamaicana” (2011 a 2018); “Stacey Kent, Jim Tomlinson & Jazz Sinfônica” (2018); ”BNegão canta Cammy”(2018); “Mariana Aydar” (2018); “Jards Macalé”(2017); Sub para “Maria Gaduh”(2017) e ” Tulipa Ruiz”(2017); “Hermeto Pascoal” (2014); “Bixiga 70”(2012/2013); “Curumin”(2012/2013). Os internacionais: “Vijay Iyer Sextet”(NY)(2018); “Inna Modja”(Mali)(2017); “Ninfas”(AR)(2016); “Mayra Andrade” (FRA)(2014) fazendo assistência de luz; “McCoy Tyner” (EUA)(2013); “Salif Keita” (África)(2013); “Amadou & Mariam” (África)(2013); “Hypnotic Brass Esemble” (EUA (2013); “Mahogany Frog” (CAN)(2012); entre outros.


.:: Data: 08 a 29/04 – seg das 19h às 22h

.:: Investimento:
R$ 290 _ até dia 22/03
R$ 330 _ após 22/03

.:: Inscrições: https://bit.ly/2O8OkJP

.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista

> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)


Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br


Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/


AfroJam SP no Lab Mundo Pensante

Só movimentos e a tal sensação que não nos cabe aqui escrever, basta sentir!

A AFROJAM- SP vai para a segunda edição com o mesmo intuito de apresentar a diversidade da sonoridade preta, se apegando ao passado, presente e futuro, onde os corações queimam e se envolvem alucinadamente no mesmo rito!

Vamos mergulhar fundo na JamSession mais preta da metrópolis e engajar todo nossos sentimentos nas mais distintas formulas e ‘tons’ musicais.

Faça da sua quarta-feira seu sábado!


Abertura da casa: 18h
Show de Abertura: 20h

.:: Entrada:
R$00 _ até 21h
R$10 _ após 21h

.:: Compre seu ingresso pessoalmente sem taxas de conveniência: Lab Mundo Pensante (Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP), das 14h às 22h

Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br


Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/


Curso: Produzindo na Música no Lab Mundo Pensante

Produzindo na Música | Um passeio pelo Oficio do Produtor no Mercado Musical
Por Amanda Souza

“Produzindo na música” é um curso que pretende, em quatro aulas de três horas, dissecar uma das carreiras do mercado musical que mais sofrem, simultaneamente, da falta de definição precisa mas também de uma multiplicidade de funções e exigências: a do produtor executivo.
Ministrado por Amanda Souza (ex-produtora de artistas como Paulo Miklos, Emicida, Rael e Marcia Castro e hoje empresária da banda Maglore da rapper Lurdez da Luz / dona da produtora paulista Camará Produções). O curso tem como alvo não apenas os produtores, mas também artistas e profissionais do mercado que gostariam de ganhar um pouco mais de domínio sobre as funções de Produção, tão essenciais no processo criativo da música
independente de hoje.

Plano de Aulas:

Aula 1
1. O que faz um produtor no mercado da música;
2. Formação de um produtor;
3. Nomenclaturas
3.1. “Produção Musical”: NÃO!;
3.2. Produção Executiva;
3.3. Produção de Estrada/Campo;
3.4. Empresário/Manager;
3.5. Booker;
3.6. Outras Funções: assessoria de imprensa, social media, jurídico,
atendimento, projetos/editais, styling, financeiro.

Aula 2 e 3
1. Venda (booking):
1.1. Elaborando uma proposta de show;
1.2. Viabilidade: vale a pena fazer? Por quê?
1.3. Negociação: cachê artístico x cachê colocado;
1.4. Reconhecendo o perfil do seu contratante;
1.5. Montando uma planilha orçamentária
2. Pré-produção
2.1. Escalando a sua equipe;
2.2. Documentação
2.2.1. Contrato;
2.2.2. ECAD: como é cobrado; como preencher os formulários; como
pedir liberação;
2.2.3. OMB;
2.2.4. Flying List / Rooming List;
2.2.5. Caderno Técnico;
2.2.6. Rider de Camarim;
2.2.7. Cronograma.
2.3. Comunicação
2.4. Transporte
2.4.1. Aéreo (passageiros);
2.4.2. Aéreo (carga – novas regras das companhias);
2.4.3. Terrestre (passageiros);
2.4.4. Terrestre (carga)
2.5. Alimentação: diária x permuta.
3. Produção de Campo (ou “Estrada”)
3.1. Ponte entre artista, banda, equipe e contratante;
3.2. Problemas;
3.3. Postura Profissional;
3.4. Mantendo uma equipe unida e em harmonia;
3.5. Registros: aúdio/vídeo/foto;
3.6. Comunicação em equipe: táticas.
4. Pós-Produção
4.1. Fechando a planilha final;
4.2. Pagamentos;
4.3. Agradecimentos: contratante/equipe local/público;
4.4. Colher dados para avaliação e arquivamento.

Aula 4
1. Características de um produtor:
1.1. Comportamentais;
1.2. Estruturais;
1.3. Práticas.
2. Sobre Profissionalização:
2.1. Os problemas da informalidade;
2.2. CLT x PJ;
2.3. Como cobrar pelo seu trabalho?
2.3.1. Mensurando sua dedicação;
2.3.2. Possibilidades de remuneração;

Sobre a docente:
Formada em Letras pela USP (Universidade de São Paulo), atua como produtora cultural desde 2008. Em 2011, fundou a Camará Produções, sua própria produtora. Tem na bagagem trabalhos em países como Estados Unidos, Portugal e Rússia. Como produtora executiva, já esteve cuidando de artistas da música brasileira como Emicida e Paulo Miklos e trabalhando diretamente em projetos com a participação de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ney Matogrosso. Também já empresariou o rapper Rodrigo Ogi e o cantor compositor Pélico. Atualmente, é manager da banda Maglore e da rapper Lurdez da Luz e ministra trimestralmente o curso “Produzindo na Música”, no qual forma produtores culturais na área da música.

.:: Dias e períodos: 09, 16, 23 e 30 de abril, das 19h às 22h

.:: Valores:
Até 29/03 _ R$320,00
Após 29/03 _ R$360,00

.:: Inscrições: https://bit.ly/2Hj1io6

.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista

> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)


Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br


Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/


Curso: Produção Musical e Performance no Ableton Live no Lab MP

Produção musical e performance no Ableton Live
Por Craca Beat

Curso de nível intermediário focado em produção e performance ao vivo a partir do software Live e suas possibilidades de conexão com controladores e outros dispositivos de música e imagem.

Para participação é necessário trazer notebook, com o software Ableton Live instalado (Pode ser em versão demo) e headphones.

Publico alvo: Djs, Produtores musicais, produtores de musica eletrônica

Plano de aulas:

• Aula 1
Sample Rate
Bit Depth
Scene X clips
Key assigment
Record no session view
Launch mode
Quantization

• Aula 2
Espectro
Eq8, Eq3, Auto Filter
Spectrum e FFT do Eq
Rercording audio in a clip x session
Editing
Envelopes Session
Envelopes Clip
Exporting dialog

• Aula 3
ADSR
Osciladores
Delay, Beat repeat, looper Reverb
Sintetizadores
operator
Analog
Wavetable
Electric
Recording MIDI
Melody 2 midi
Drum 2 midi
Note on e Note off e CC (7bits)
Velocity
Controladores
Modulos

• Aula 4
Arpegiator
Chord
Scale
Velocity
Inpulse
Sample View (todos os parametros)
Folow Action
Legato
In Out Thru
CH
Placas de som

• Aula 5
Compressor,
Glue, Drum buss, Multiband
Limiter
Gate
Drum rack
WARP
Edição de clipe
Edição de transientes

• Aula 6
Sampler
Drum rack
Como organiza pastas
Collect all

• Aula 7
Reflexões
Reverb
Convolution Reverb
Aux/Return/insert
Folder
Midi over WIFI
IAC
Virtual router

• Aula 8
MAX
Instrumento Rack
Effect Rack
LINK
Resolume e etc…
Controladores caseiros
Interação com outros programas e hardares (Resolume, arduino, Tablets)
Robótica

Sobre o docente:
Craca é produtor musical e artsita visual. Recebeu o Prêmio da Musica Brasileira e o Prêmio Profissionais da Música pelo lançamento de Dispositivo Tralha em parceria com Dani Nega. Recebeu também o Prêmio Excelência Acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi e o Troféu Catavento pelo conjunto da obra na categoria música experimental. Tem diversos discos lançados e já passou por vários festivais nacionais e internacionais. Descrito pela imprensa como um “Amom Tobim puxado no Tom Zé”, tem se destacado pelos seus projetos audiovisuais e pelo desenvolvimento de tecnologia própria para operar seus shows.

.:: Data: 04/04 a 23/05 – qui, das 19h30 às 22h

.:: Investimento: R$ 500

.:: Inscrições: https://bit.ly/2TMVlq6

.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito (é possível parcelar em até 2x!)

> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)


Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br


Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/


Curso: Sociologia Dos Orixás No Lab Mundo Pensante

SOCIOLOGIA DOS ORIXÁS
Por Ivan Poli

O curso abordará a constituição das Civilizações da África Ocidental a partir dos mitos da civilização Yorubá (os Orixás), assim como sua influência na diáspora até os dias atuais.
Trataremos dos valores civilizatórios e identitários dos Orixás em nossas civilizações na África e Diáspora através dos diversos aspectos do Mito segundo os maiores nomes no estudo de mitos do mundo.
Esta viagem pelos arquétipos dos Orixás se dará através de seus Orikis (cantos sagrados) e para tanto se prevê uma introdução à Literatura Oral através de uma Oficina.

Plano de aulas
Aula 1
Literatura Oral Yorubá e Africana ,Diversos Gêneros e Apresentação dos Orikis (Oficina de Orikis)

Aula 2 
Exu o transgressor ; Ogum , a ordem; Oxossi , o código dos caçadores; Logun Ede , da caça e coleta a urbanização;

Aula 3
Oxumaré , o duplo e a dialética africana; Obaluaiyê, a medicina tradicional ; Nanã, o conceito de pátria ; Yemanjá , os agregados de família e a escravidão linhageira.

Aula 4
Xangô , o código moral e o duplo; Yansã , a guerreira chefe de família; Oxum , a educadora ; Obatalá , o código moral espiritual; Odwduá – O Ancestral mítico .

Material necessário para o aluno levar nas aulas: material de anotação

Público alvo : Interessados em cultura africana em geral e profissionais de humanas que se interessem pelas leis 10639/03 e 11645/08 ( Cultura afro-brasileira, africana e indígena na Educação )

Sobre o docente:
Ivan Poli
Único autor brasileiro do Renascimento Africano reconhecido por autoridades tradicionais, políticas e acadêmicas em diversos países africanos, autor dos demais Renascimentos do Sul (Hindu, Chinês, Oriente Médio, Sudeste Asiático, Russo, Latino-americano) mestre em Linguagem e Educação na Universidade de São Paulo. Trabalha com os seguintes temas: Mitos Africanos na Educação, Filosofia da Educação no Oriente, Sistemas Educacionais no Oriente e África, Relações Mestre Discípulo no Oriente e África, Historia da Educação e Sociologia da Educação no Oriente e na África, sobretudo na Índia, Lei 10639/03 (Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação – seu tema de pesquisa no mestrado), metodologias de letramento a partir de gêneros da oralidade africana na alfabetização de jovens e adultos. Tem vivências e experiências em instituições religiosas e educacionais em 22 países em 5 continentes que visitou durante 9 anos (tema de uma de suas obras).
Trabalho acadêmico reconhecido por diversas autoridades de alto nível na Europa (França), África (Nigéria e Benim), Ásia (Índia) e América Latina (Brasil e Argentina).

.:: Data: 03, 10, 17 e 24/04 – quartas-feiras, das 19h às 22h

.:: Investimento: R$ 150

.:: Inscrições: https://bit.ly/2TH4Cig

.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista

> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)

* Curso sujeito a lotação.
* Em caso de cancelamento entraremos em contato até 48h antes do inicio da atividade.

Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br


Spartakus, Rosa Luz e mais! ::: Bixanagô no Lab Mundo Pensante

MÚSICA I OFICINAS I BATE PAPOS I PERFORMANCES
~ GRATUITO ~

:::: ARTE E RESISTÊNCIA ::::

O Festival Bixanagô nasceu para afrontar o ódio com nossos #beats, nosso som e nossa #ginga. Sabemos que amor e ódio dá negativo, mana Hiran já deu a letra. Temos história, somos luta e somos amor. Do Hip Hop ao Voguing, de Nova York a Sharpeville, são nossos corpos jovens e desviantes que resistem ao ódio daqueles querem nos matar.

Com oficinas, bate papos e muita música, vamos tombar o preconceito. Chega, se inscreva para as oficinas e participe!

:::: PROGRAMAÇÃO DIA 22/03 I OFICINAS :::

OFICINAS I GRÁTIS
18h – 20h – Oficina de Live Painting
Apresenta técnicas para realizar uma performance artística visual de rua, envolvendo stencil, graffiti e outras técnicas.
Com Micaela Cyrino

18h – 20h – Oficina de Beats
Ensina fundamentos da batida instrumental do Hip Hop, Funk e Música Pop. Com Rafa Jazz (Casa Brasilis)

18h – 20h- Oficina de Rimas
A oficina de rimas oferece técnicas, referências e ferramentas de escrita criativa para novos poetas, compositores e público em geral. Com MonnaBrutal

LOCAL: Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bixiga – São Paulo

INSCRIÇÕES: https://linktr.ee/bixanagofestival

:::: PROGRAMAÇÃO DIA 2 I BATE PAPOS :::

BATE PAPOS I GRÁTIS
18h – 19h
Mesa “Luana Barbosa” – Conjuntura e cultura negra no Brasil
Como a criminalização dos corpos negros e LGBTQI+ pode influenciar a produção criativa? É possível transpor a narrativa da sobrevivência e criar livremente?
Com Spartakus Santiago

19h15 às 20h15
Mesa “Matheusa Passarelli”: Hip Hop e Resistência
Nesse bate papo, profissionais independentes refletem sobre os desafios de traçar a própria carreira musical mantendo a mente, o corpo e o bolso sãos. Com a participação de Luana Hansen, Issa Paz e mediação Tiely Queen.

:::: SHOWS::::

20h45 Alt Niss
21h15 Rosa Luz
22h15 Aretha Sadick
22h45 Mc DELLACROIX

::: PROGRAMAÇÃO DIA 1 I BATE PAPO E SHOWS :::
Rico Dalasam, Ezio Rosa e Eliane Dias
https://www.facebook.com/events/153601282252755/

::: PROGRAMAÇÃO DIA 3 I SHOWS E BATE PAPOS :::
Linn da Quebrada, Danna Lisboa, Monna Brutal e mais!
https://www.facebook.com/events/418064598959563/

LOCAL: Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bixiga – São Paulo

COMO CHEGAR DE TRANSPORTE PÚBLICO:
Metrô Trianon-Masp ou Ônibus via Av. Paulista
Mais Detalhes: https://goo.gl/maps/X193R2b3YXQ2

:::: A iniciativa é realizada por meio do Edital de Apoio à Criação Artística – Linguagem Música – 2a Edição, da Supervisão de Fomento às Artes, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. :::


Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br


Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/