Curso Online: Histórias por trás das canções no Mundo Pensante

HISTÓRIAS POR TRÁS DAS CANÇÕES
Professora: PATRICIA PALUMBO
 
 
Que tal ouvir música com Patricia Palumbo? E conversar sobre os autores, as gravações, as histórias por trás das canções.
Faremos isso em 4 aulas em grupo online com dinâmica digital de conversas, tarefas e escutas. O aluno vai receber um podcast exclusivo sobre Modernismo, Tropicália e a Canção no século 21, acesso ao vídeo do Vozes do Brasil Do(Co)Mentado e fará parte de um grupo de conversas durante as semanas do curso.
Com indicações de bibliografia, discos para ouvir e tarefas divertidas para entregar, o aluno vai ter a oportunidade de apurar sua escuta, de aprofundar seus conhecimentos sobre música e jornalismo musical.
Um mês de conversa sobre jornalismo musical, rádio, discos, entrevistas e canções incríveis com 4 encontros online.
 
Plano de Aulas
 
Aula 1
Jornalismo – princípios básicos (ética, formação, Responsabilidade)
Jornalismo Musical – breve história – especialização, diferentes veículos, plataformas
Exemplos diversos como Torquato Neto, Ana Maria Bahiana, Paul Zollo.
Modernismo, Tropicália e a canção no século 21 Uma linha do tempo para a canção brasileira com os pensamentos de Mario de Andrade, Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e alguns exemplos de canções, a jornalista faz um passeio pela música brasileira e sua diversidade.
 
Aula 2
A entrevista como ferramenta – Como fazer?
Que tipo de entrevista você gosta de ouvir e de ler?
As ferramentas para o ouvido crítico.
Leituras de entrevistas do livro Vozes do Brasil.
Bibliografia básica para entender a música no Brasil, biografias, ensaios, livros essenciais.
Tarefas – trazer um boletim de rádio, uma coluna, uma resenha, uma crítica.
 
Aula 3
Ouvir música – a importância da escuta para a formação do jornalista e do apreciador.
Como ouvir? O que ouvir?
Seu gosto pessoal pode interferir?
Dinâmica – ouvir e comentar uma seleção de canções (lista no Spotify).
Separar três canções e analisar as referências, os sentimentos contidos nela.
Tarefa – escolher uma canção, ouvir e fazer comentários.
 
Aula 4
A música por seus autores e intérpretes – o projeto Vozes do Brasil
Uma linha do tempo com a história da canção brasileira.
A canção hoje, a produção musical depois da virada do século.
Ouvir e comentar uma seleção de músicas novas, lançadas em 2020.
Traçar um paralelo entre as canções novas e antigas.
 
Dinâmica digital
Enviar via WhatsApp as tarefas para o grupo.
Enviar para o grupo o podcast Modernismo, Tropicália e a canção no século 21
Dar acesso ao grupo para assistir o filme Vozes do Brasil Do(Co)Mentado
Indicar a leitura do livro Vozes do Brasil – e-book
Indicar uma bibliografia para ser comentada.
Playlists no Spotify.
 
_______________
Patricia Palumbo, jornalista especializada em música e rádio com 35 anos de carreira, 3 livros lançados, criadora do Vozes do Brasil (20 anos no ar) e da Radio Vozes, uma radio 100% digital. Apresentadora do Instrumental Sesc Brasil. Curadora e consultora musical da Tv Cultura e do Itaú Cultural. Três prêmios APCA.
 
 
 
Data: 14, 21, 28/07 e 04/08 – terças-feiras, das 19h ás 21h
 
Local: Zoom
 
Investimento: R$ 200
 
Inscrições: https://bit.ly/1407palumbo
 
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Oficina Online: Colagem Comigo no Lab Mundo Pensante

[Oficina Online] Colagem Comigo
Professora: Manuela Eichner

A colagem opera com o fragmento, com a justaposição, com o arbitrário, com o fluxo, com o caos e com a ressignificação. Seja pela oposição violenta ou pela junção bem-humorada de elementos descontínuos a técnica da colagem é utilizada, desde seus primórdios, como estimulante da análise e da crítica social. Em plena era digital como a técnica da colagem analógica pode contribuir para outras reflexões sobre a imagem?

Materiais: COLA + TESOURA + IMAGEM ( revistas ou jornais para recortar ) + PAPEL COLORIDO.
Se não tiver, seja criativo 🙂

*
Mini Bio
Manuela Eichner é artista visual. Vive e trabalha entre São Paulo e Berlin. A sua produção abarca desde videos e performances até oficinas colaborativas, passando pelo desenvolvimento de ilustrações, estampas e murais. Nessas diferentes frentes recorre sistematicamente a princípios de colagem, ruptura e embaralhamento da unidade espacial. Suas ilustrações podem ser vistas regularmente no jornal Folha de São Paulo e na revista Tpm da Trip.

Mais informações sobre a artista:
http://cargocollective.com/manuelaeichner
https://www.instagram.com/manuelaeichner/


Data: 15/07 – terça-feira, das 19h às 21h

Local: Zoom

Investimento: R$ 50

Inscrições: https://bit.ly/1505colagem


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Curso Online: Canto dos Afetos para Mulheres no Mundo Pensante

Canto dos Afetos para Mulheres
Professora: Iara Ferreira

Cantar é uma experiência de mil faces e a voz, o instrumento mais singular que existe. Cada voz carrega em si muito mais que atributos como afinação ou potência, por exemplo. Cada voz
tem a cor e o jeito de toda a história de vida, as memórias, os medos e desejos expressos ou contidos pela dona da voz e traz também as vozes pelas quais foi embalada no berço, a voz de
quem a ensinou a falar, a pedir, a gritar e a silenciar. É a voz que gargalha, sussurra ou geme, a voz que embarga.
Compositora e cantora profissional há cerca de quinze anos e professora há seis, Iara Ferreira vem desenvolvendo o que chama de “Método dos Afetos” para trabalhar com mulheres que
desejam ter a experiência do canto pela primeira vez ou estão iniciando este despertar.
Com propostas gentis e libertadoras que mesclam dança, técnica vocal e técnicas corporais, são trabalhados em comunhão, o deixar-se levar, a não interferência e a auto permissão para cantar.
Esta oficina é indicada para amadoras e estudantes de voz e performance que tenham interesse em potencializar o uso de seu corpo e emoções em função da comunicação através da canção.

Plano de aulas

Aula 1 – Cantar pra quê?
– Introdução e apresentação: O que nos trouxe aqui?
– Alongamentos, aquecimentos dançantes, aquecimento vocal: Reconhecendo o instrumento corpo.
– Introdução à respiração não interferente e noções sobre o diafragma.
– Mapa musical sentimental – nossas primeiras cantigas.

Aula 2 – Prazer versus Medo
– Como estão minhas emoções hoje?
– Reflexões sobre o ser mulher e possíveis processos de repressão versus desejo e prazer em cantar. Aonde dói, aonde é bom?
– Alongamentos, aquecimentos dançantes, aquecimento vocal. Lugares da voz e possibilidades estéticas.
– Execução coletiva de uma canção sugerida e enviada previamente para audição pela professora.

Aula 3 – Qual é a sua?
– Afinal, quais as palavras que eu realmente gostaria de por na boca?
– Espelhos versus “verdadeiro eu”. Honestidade musical.
– Alongamentos, aquecimentos dançantes, aquecimento vocal. “Deixar de fazer” e o bom uso do corpo com o auxílio das direções (fundamentos básicos da Técnica de Alexander).
– Interferência – os truques do corpo/mente. Exercícios práticos de tomada de consciência.
– Execução coletiva de uma canção sugerida e enviada previamente para audição pela professora e escolha dos solos.

Aula 4 – Cantar, desnudar-se.
– Alongamentos, aquecimentos dançantes, aquecimento vocal. Rápida revisão e tirada dúvidas.
– Execução das duas canções coletivas e apresentação das canções solo.
– Encerramento com roda de conversa e confraternização.

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Iara Ferreira é cantora, compositora e professora feminista. Formou-se em Ciências Sociais (UFSC), dedicando-se a Antropologia da Saúde Mental, Gênero e Cultura Popular. Estudou canto com Amélia Rabello na Escola Portátil de Choro (RJ) e diversas outrxs professorxs de técnica vocal e percussão na escola Batucadas Brasileiras (RJ). Foi aluna de Edmundo Dias na CETA – Centro de Estudos da Técnica de Alexander (RJ). Tem 2 CDs e um EP lançados e mais dezenas de canções gravadas por outros artistas no Brasil e exterior. Apresenta-se regularmente em diversas casas e festivais pelo Brasil afora e é curadora e co-idealizadora da Amostra Canção Presente.

Data: 14, 21, 28/07 e 04/08 – terças-feiras, das 20h às 21h

Local: Zoom

Investimento: R$ 160

Inscrições: https://bit.ly/1407cantoafetos


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Curso Online: Ableton Live – Intermediário no Mundo Pensante

Curso online de Ableton Live – Intermediário
Professor: João Meirelles (Baiana System)
 
 
Esse é um curso para quem já iniciou as experiências com o Ableton Live e que quer expandir ou reciclar seus conhecimentos. Aprofundaremos os diversos aspectos do
programa (produção, live electronics, sound design, mixagem…) aplicados em contextos musicais diversos. O Ableton Live é um programa que pode ser bastante intuitivo, porém com muitos detalhes e profundidade onde sempre é possível aprender coisas novas.
 
Plano de Aulas
 
Aula 1
Instrumentos do Live
– Sintetizadores e Samplers – contexto, conceitos e procedimentos
– Síntese substrativa, FM, Modelagem Física, Wavetable.
– Sampler como colagem vs. Sample como fonte sonora (síntese granular,
processamentos)
– Visão geral de cada instrumento do Ableton.
– Aplicação dos instrumentos em diferentes contextos.
 
Aula 2
– Visão geral dos efeitos de áudio. Dicas de uso em diferentes contextos.
– Agrupamento de canais
– Agrupamento de efeitos
– Agrupamento de instrumentos: camadas de timbres, instrumento multi-timbres
– Como criar seus próprios sons, presets e templetes.
– Formas criativas de roteamento de áudio e design de som.
 
Aula 3
– Edição avançada de áudio e MIDI.
– Efeitos MIDI.
– Configuração de áudio e MIDI para instrumentos eletrônicos e efeitos externos.
– Sincronização com outros computadores e equipamentos.
– Visão geral do Max for Live
 
Aula 4
Dicas de finalização para produções:
– Compressores, gate, limiter.
– Equalizadores
– Abertura de som stereo em diferentes bandas de frequência.
– Ambiência
– Processamento do canal Master e efeitos globais.
 
____________
 
João Milet Meirelles
Compositor, produtor musical, live electronics performer e fotógrafo, João Milet Meirelles se dedica à pesquisa do som e imagem com uma atenção especial para as texturas e timbres e suas relações temporais. Toca e produz live electronics na Baiana System. Banda formada em 2009 com extenso currículo e forte presença no novo cenário da música brasileira. Desenvolve desde 2010 seu trabalho autoral em música em performances de live electronics com composições autorais dentro do projeto Infusão. Com um single lançado em formatro lo-fi, além da produção colaborativa do álbum/zine Inter, ambos em parceria com DUNA Editora. Desde 2004 trabalha como compositor e músico de trilhas sonoras para teatro, dança e cinema.
Formação: Composição, UFBA (2004-2009); Mestrado em Interpretação e Criação Musical UFBA (2018), Áudio e Acústica, IAV (2010); Livre improvisação, ECA/USP (2010); Fotógrafo autodidata.
 
 
 
Data: 07, 09, 14 e 16/07 – terça e quinta das 20h às 22h
 
Local: Zoom
 
Investimento: R$ 150
Combo -> R$ 300
(Curso de Ableton Live + Oficina de produção musical – do estúdio para os palcos)
 
 
Inscrições: https://bit.ly/0707ableton
 
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Oficina Online: Produção Musical – Do Estúdio para os Palcos

Oficina de produção musical – do estúdio para os palcos
Professor: João Milet Meirelles
 
 
 
Oficina de 4 dias (8h de duração total) com a proposta de apresentar os métodos de trabalho utilizado pelo produtor musical João Milet Meirelles em seus projetos como o Baiana System, Infusão (trabalho solo) e trilhas sonoras dentro da perspectiva do músico digital. O “músico digital” é um conceito trazido por Andrew Hugill (2009) e tenta descrever o amplo espectro de músico que surge a partir das tecnologias de gravação e reprodução de áudio e que tem como principal característica o uso do timbre como expressão fundamental da composição e do pensamento musical como um todo.
Serão destrinchados os métodos envolvem a produção musical e arranjos eletrônicos criados no software Ableton Live e alguns hardwares como o Octatrack e sintetizadores modulares envolvendo a improvisação como método de criação, a manipulação de samples, as sínteses sonoras digitais e analógicas, organização de workflow, cuidados de mixagem. Elementos que envolvem os trabalhos a fim de iniciar um compartilhamento de informações que possa auxiliar os participantes em seus próprios projetos. A ideia é que os participantes, que se interessem, possam também compartilhar seus processos e dúvidas, ampliando ainda mais a troca de informação.
 
Plano de Aulas
 
1° dia
– introdução e apresentação: breve apresentação dos projetos de João Milet Meirelles e suas diferentes métodos de trabalho – produção de bases e live electronics na banda Baiana System, improvisação em live electronics como processo criativo nos trabalhos autorais como o Infusão e trilhas sonoras.
– apresentação métodos de produção de estúdio em software e hardware:
– organização de workflow.
– “decalque sonoro”: uso de referências (samples, músicas, ritmos…) como ponto de partida para criação.
– improvisação em “live electronics” como método de criação.
 
Os exemplos serão demonstrados no software Ableton Live, mas o curso não se limita aos seus usuários – aqui a ideia é trazer fundamentos que são amplamente usados pelos músicos digitais de diferentes instrumentos e ferramentas.
 
2° dia
 
– apresentação de técnicas de sound design e técnicas de produção em software e hardware
– manipulação de samples
– sínteses sonoras digitais e analógicas
 
3° dia
– finalização da produção: cuidados de mixagem, equilibrio de frequencias, preenchimento do espaço sonoro.
 
4º dia
– preparação de produções “prontas” para a performance ao vivo: organização e adaptação dos materiais para o ambiente dos palcos.
 
João Milet Meirelles
Compositor, produtor musical, live electronics performer e fotógrafo, João Milet Meirelles se dedica à pesquisa do som e imagem com uma atenção especial para as texturas e timbres e suas relações temporais. Toca e produz live electronics na Baiana System. Banda formada em 2009 com extenso currículo e forte presença no novo cenário da música brasileira. Desenvolve desde 2010 seu trabalho autoral em música em performances de live electronics com composições autorais dentro do projeto Infusão. Com um single lançado em formatro lo-fi, além da produção colaborativa do álbum/zine Inter, ambos em parceria com DUNA Editora. Desde 2004 trabalha como compositor e músico de trilhas sonoras para teatro, dança e cinema.
Formação: Composição, UFBA (2004-2009); Mestrado em Interpretação e Criação Musical UFBA (2018), Áudio e Acústica, IAV (2010); Livre improvisação, ECA/USP (2010); Fotógrafo autodidata.
 
 
Data: 21, 23, 28 e 30/07 – ter e quinta, das 20h às 22h
 
Local: Zoom
 
Investimento: R$ 150
Combo -> R$ 300
(Curso de Ableton Live + Oficina de produção musical – do estúdio para os palcos)
 
 
Inscrições: https://bit.ly/2107joaomeirelles
 
 
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Oficina Online: Música Eletrônica – Do Conceito à Prática no MP

Música Eletrônica – do conceito à prática
Professor: Jovem Palerosi
 
 
 
O curso mistura teoria e prática na busca por expandir o conhecimento e as possibilidades
criativas dentro do universo da música eletrônica. São abordados os diversos aspectos na relação entre a criação musical e a tecnologia, desde as primeiras experiências até a consolidação da música eletrônica contemporânea. Baseado em vídeos, audições e diversos exemplos práticos através de softwares, sequenciadores, sintetizadores, controladores midi e outros periféricos.
 
Plano de aulas
 
1.Panorama histórico
– Primeiras experiências
– Genealogia da música eletrônica
– Aspectos culturais na sociedade
– Influências na música moderna
 
2. Tecnologias
– Sistemas de gravação analógicos e digitais
– Sintetizadores e sequenciadores
– MPC, groovebox e samples
– Amostras sonoras e texturas
 
3. Prática I
– Digital Audio Workstations
– MIDI
– Ableton Live
– Instrumentos digitais e analógicos
– Controladores midi e periféricos
– Processos criativos
 
4. Prática II
– Mixagem
– Plugins (equalização, compressão, efeitos)
– Performance Live PA
 
 
Pré-requisito para o aluno participar do curso: Não há pré-requisito para participação além do interesse
 
Público alvo: Músicos, produtores musicais, djs, artistas multimídia, pesquisadores e interessados em geral.
 
 
Jovem Palerosi é músico, dj, produtor musical e realizador multimídia, com cerca de dez anos de atividade profissional. Já colaborou em estúdio e shows com inúmeros projetos, cria trilhas sonoras para diferentes linguagens e realiza oficinas de formação. É integrante da banda Meneio e possui um trabalho solo eletrônico desde 2014, com três álbuns lançados e apresentações no formato Live PA.
 
 
 
Data: 20, 22, 27 e 29/07 – seg e quarta-feira, das 19h às 21h30
 
Local: Zoom
 
Investimento: R$ 150
 
Inscrições: https://bit.ly/2007palerosi
 
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Oficina Online: Iluminação Cênica – Módulo I no Mundo Pensante

Iluminação Cênica – Módulo I
Professora: Ligia Chaim

Objetivo
Oferecer noções básicas de iluminação cênica, envolvendo conceitos técnicos e artísticos
nas diferentes formas de iluminar, destacando os caminhos na evolução tecnológica, bem
como suas aplicações num projeto artístico.

Plano de aulas:

Dia 01
– Conceitos Básicos: O que é iluminação
– Equipamentos
– Consoles (mesas) analógicas e digitais

Dia 02
– Tipos de lâmpadas, efeitos e temperatura de cor
– Elétrica básica
– Protocolo de comunicação DMX 512

Dia 03
– Afinação de luz e percepção da luz
– Procedimento técnico e postura profissional

Dia 04
– Operação de luz
Introdução para módulo II:
– Leitura e elaboração de projeto de luz
– Programas de Iluminação – softwares

Ligia Chaim
Formada em Tecnologia da Produção do Audiovisual pela Universidade FMU/FIAM. Cursou a Oficina de Iluminação no Teatro da Vertigem, Arte Contemporânea no Instituto Tomie Ohtake e a Oficina de Cenografia no MAM. Participou da iluminação de projetos cênicos desde 2002. Ministrou: Oficina de Iluminação Cênica no Lab Mundo Pensante, Módulos 1 e 2 (2017 a 2019), Workshop de Iluminação para Produções Cênicas no Sesc São José dos Campos (2014) e Oficina de Iluminação Cênica na Faculdade Belas Artes no Curso de Pós Graduação em Cenografia e Figurino (2012). Primeira Mulher Participante do 2 ̊ Concurso GrandMALighting – MA 3D América Latina (2014). Em Shows: BaianaSystem (2016 a 2019); Maria Gadú (2017 a 2019); Mariana Aydar em (2018/2019); Silvia Machete (2019); Duas Casas (2017 a 2019); Otto (2018/2019); Tulipa Ruiz (2017 a 2019); Salomão Soares e Trio (2018 a 2019); OBMJ (2011 a 2019); Ponto BR (2010 a 2018); Lenna Bahule (2016 a 2019); Jards Macalé(2017); Mahmundi (2016); Show e Gravação de DVD Folk na Kombi (2016 e 2018); Nô Stopa (2015 e 2017); Karnak (2015 e 2016); Moda de Rock (2011/2016 e 2018); Vespas Mandarinas (2015 e 2016); Bnegão e Seletores de Frequência (2014 a 2015 e 2018); A Barca (2007 a 2016); Funk Como Le Gusta (2006 a 2010/2013 a 2015); Shows e DVD da Karla da Silva (2014); de André Abujamra (2014 a 2019). Os internacionais: Vijay Iyer Sextet (NY)(2018); Inna Modja (Mali)(2017); Los Pirañas (Colômbia)(2017); Ninfas (AR)(2016); Donny McCaslin Group (EUA)(2016); Mayra Andrade (FRA)(2014) como assistente de luz; Grupo Espelhos (BE)(2014); Richard Bona (CAM)(2013); Et Hop (FRA)(2013); McCoy Tyner (EUA)(2013); Salif Keita (África)(2013); Gong (AUS)(2013); Amadou & Mariam (África)(2013); Hypnotic Brass Esemble (EUA)(2013); Mahogany Frog (CAN)(2012); entre outros. Em Teatro, o Musical “Heathers” (2019) de Fernanda Chamma; “Pequena Magdalena”(2018) da Cia de Copas; “Matteo Perdeu o Emprego”(2018) da Cia dos Tios do Teatro; “Utopia Árvore” (2016), “Simbad” (2014) e “Estudo Sobre o Vento” (2013) do Coletivo de Ventiladores; “Ritornello”(2013/2014) Solo de Claudio Carneiro; com a premiada Cia Vagalum Tum Tum(2007 a 2013); “A Noite dos Palhaços Mudos” da Cia La Mínina (2008/2009). Em Dança, “Vermelha” de Liana Zakia (2019); Balé da Cidade de Santos (2016 a 2019); com Luiz Fernando Bongiovanni e Núcleo Mercearia de Idéias (2009 a 2019); “A Cruz que me Carrega”(2013 a 2015) do Núcleo Pé de Zamba; “Coração Supliciado…as danças da morte”(2017), “DeJavu” (2012/2014) da Cia Viver de José Maria Carvalho; com a Cia Flutuante (2006 a 2019); “Cidade”(2011) do Núcleo OMSTRAB.

> Live apresentando o curso, no instagram do Mundo Pensante (@mundopensante) dia 30/6 às 20h!

Data: 07, 08, 09 e 10/07 – terça a sexta-feira, das 19h às 21h30

Local zoom:

Investimento: R$ 150

Inscrições: https://bit.ly/0707iluminação


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ONLINE LAB MP: GENEALOGIA DA MORAL EM NIETZSCHE

A transmissão da PRIMEIRA AULA ao vivo será na terça-feira, 07/07, às 20h. A gravação do vídeo estará disponível até segunda, 13/07.
A partir de 07/07, durante 6 aulas às terças, com a primeira aula GRATUITA, serão expostos os conceitos mais importantes sobre GENEALOGIA DA MORAL EM NIETZSCHE: a diferença entre o “bom e ruim” e o “bom e mau”; o ressentimento como memória das marcas e como modo de ser vingativo; a má consciência como interiorização das forças ativas e como sentimento de culpa; a organização sacerdotal e o ideal ascético.
SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 14/07)
Valor: R$ 149,00. Opções de pagamento:
1. Via PagSeguro (cartão de crédito, débito online ou boleto), com opção de parcelamento em até 12x no cartão de crédito.
CLIQUE AQUIpara efetuar o pagamento.
2. Via depósito bancário (Itaú ou Banco do Brasil). Solicite os dados bancários pelo e-mail filosofia@amauriferreira.com
👉Inscrição SOMENTE até 14/07. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas seguintes serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula.
SOBRE O CURSO ONLINE
Duração: 6 aulas, às terças, de 07/07 a 11/08
Horário: das 20h às 22h30 
➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
➜ A aulas serão transmitidas ao vivo, com opção de perguntas pelo chat.
➜ Quem não pode assistir ao vivo, não há problema, pois todos os alunos terão acesso ilimitado aos vídeos durante 60 dias, após a transmissão de cada aula (exceto a primeira aula, que estará disponível por 6 dias).
➜ Os alunos receberão por e-mail os áudios de todas as aulas (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado) e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.).
➜ Cada aula é dividida em quatro partes (exceto a primeira aula, que será dividida em duas partes): na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos alunos por meio do chat.
➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 15 horas.
Em “Genealogia da moral”, Friedrich Nietzsche sublinha a importância do conhecimento das condições e circunstâncias em que os valores morais vigentes surgiram, ou seja, é necessário investigar sob quais condições o “bom” e o “mau” foram inventados. Essa investigação implica necessariamente alguns conceitos essenciais da filosofia nietzschiana: a relação entre vontade de potência e fisiologia, os valores morais como sintomas de um modo de existir ressentido e a expansão do sentimento de culpa a partir da interpretação sacerdotal do sofrimento. Portanto, culpa e ressentimento são inseparáveis de uma moral que reprime continuamente as nossas forças ativas, nos impedindo de criar novos valores.
Aula 1: Apresentação geral do curso (aula gratuita).
Aula 2: A teoria das forças: o mundo como vontade de potência; a relação entre fisiologia e valor moral.
Aula 3: O ressentimento como memória das marcas e como espírito de vingança; a diferença entre o “bom e ruim” e o “bom e mau”.
Aula 4: A inversão dos valores e a função sacerdotal na interpretação do mal-estar; a má consciência e a reprodução do sentimento de culpa pela moral.
Aula 5: A cultura na pré-história; Estado e domesticação humana; a cultura nobre e superior; a educação e o cuidado de si.
Aula 6: O ideal ascético e as medicações do sacerdote-pastor.
Dúvidas? 
Entre em contato conosco pelo email 
AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros “Simplicidade Impessoal” e “Singularidades Criadoras”. É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com

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Online: Prática de Vinyasa Yoga no Lab Mundo Pensante

Prática de Vinyasa Yoga Online
Professora: Thaysse Bettin
 
As nossas aulas regulares de Yoga que aconteciam no espaço físico do Lab Mundo Pensante são agora conduzidas de forma online, através do aplicativo Zoom. Mesmo distantes fisicamente, encontramos esta forma de nos manter conectada(o)s, incentivando, praticando e respirando junta(o)s, com o mesmo carinho e cuidado. Este é um momento que dedicaremos uma parte da nossa rotina para o autocuidado, para o bem estar físico e emocional neste momento que atravessamos.
 
O Vinyasa é uma prática dinâmica em que fluímos de um Asana à outro sincronizando respiração e movimento. É como uma meditação em movimento que desperta o fluxo interno e trabalha os corpos sutis e físico. Respirando profundamente vamos trazendo centramento, equilíbrio, força e aterramento.
 
As aulas são indicadas para todos os níveis de praticantes pois seguem o sistema de Kramas, ou etapas, ajudando o praticante a respeitar e observar seu limite.
 
Benefícios da prática regular:
 
– Desenvolve força e flexibilidade
 
– Melhora a postura, consciência corporal e percepção de si mesmo,
 
– Estimula os sistemas respiratório, circulatório e nervoso,
 
– Diminui ansiedade e melhora o sono, entre outros.
 
Sobre a docente:
Thaysse é Fisioterapeuta formada pela PUC PR, com formação em Pilates pela Metacorpus e em Liquid Asana Vinyasa com Micheline Berry. A inclinação pelos trabalhos corporais sempre estiveram presentes na sua vida e há alguns anos encontrou na prática mais consistente do Yoga um refúgio e um caminho de autoconhecimento. Hoje compartilha a sua visão de mundo e o ensino do Yoga com pessoas que se identificam com este caminho. Por ser também atriz, apaixonada pelas artes do corpo e da música sempre procura agregar estes saberes nas suas aulas conduzidas, que costumam ser focadas em ritmo, fluxo, trabalhando os corpos sutis e físicos de forma vigorosa, com muito respeito e acolhimento.
 
 
Data: 01, 03, 08, 10, 15, 17, 22, 24 29/junho – segundas e quartas, das 19h às 20h
 
Local: Zoom
 
Investimento:
Mensal R$ 140
Aula Avulsa R$ 20
 
Inscrições: https://bit.ly/junhoyoga
 
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