MENTE, CORPO E AFETOS EM SPINOZA, COM PRIMEIRA AULA GRATUITA

A transmissão da PRIMEIRA AULA GRATUITA será na terça-feira, 03/11, às 20h. A gravação do vídeo estará disponível até segunda, 09/11.

 

A partir de 03/11, durante 6 aulas às terças, com a primeira aula GRATUITA, serão expostos os conceitos mais importantes sobre MENTE, CORPO E AFETOS EM SPINOZA: a união entre a mente e o corpo; a imaginação e a memória; os três gêneros de conhecimento; a produção dos afetos-paixões e dos afetos-ações; a servidão e a liberdade humana.

SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 10/11)

Valor: R$ 149,00. Opções de pagamento:

1. Via PagSeguro (cartão de crédito, débito online ou boleto), com opção de parcelamento em até 12x no cartão de crédito.

CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento.

2. Via depósito bancário (Itaú ou Banco do Brasil). Solicite os dados bancários pelo e-mail filosofia@amauriferreira.com

👉 Inscrição SOMENTE até terça, 10/11. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas seguintes serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula.

SOBRE O CURSO ONLINE

Duração: 6 aulas, às terças, de 03/11 a 08/12

Horário: das 20h às 22h30 (exceto a primeira aula, que será das 20h às 22h)

➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

➜ A aulas serão transmitidas ao vivo, com opção de perguntas pelo chat.

➜ Quem não pode assistir ao vivo, não há problema, pois todos os alunos terão acesso ilimitado aos vídeos durante 60 dias, após a transmissão de cada aula (exceto a primeira aula, que estará disponível por 6 dias).

➜ Os alunos receberão por e-mail os áudios de todas as aulas (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado) e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.).

➜ Cada aula é dividida em quatro partes (exceto a primeira aula, que será dividida em duas partes): na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos alunos por meio do chat.

➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 15 horas.

 

Para Benedictus de Spinoza (ou Baruch de Espinosa) a mente humana conhece as modificações do seu corpo e experimenta afetos de desejo, alegria e tristeza. Os afetos, enquanto são paixões, são produzidos nos encontros entre o nosso corpo e os outros corpos da Natureza. A servidão humana é formada por um domínio de afetos-paixões nocivos, o que impede a mente de conhecer adequadamente a ordem comum e necessária da Natureza. Já a liberdade humana ocorre pela transmutação dos afetos-paixões em afetos-ações, ou seja, pela efetuação da potência da mente de formar as ideias adequadas.

Aula 1: Apresentação geral do curso (aula gratuita).

Aula 2: Deus, ou seja, a Natureza: a natureza naturante e a natureza naturada; a união entre a mente e o corpo; corpos mais simples e corpos compostos.

Aula 3: Afecção; memória; os três gêneros de conhecimento: imaginação, razão e intuição.

Aula 4: A origem e a natureza dos afetos-paixões de desejo, alegria, tristeza, amor, ódio, esperança, medo, soberba, arrependimento, ira, vingança, entre outros.

Aula 5: A distinção entre afetos-paixões nocivos e úteis; os afetos-ações de alegria e desejo gerados pela razão; virtude e impotência.

Aula 6: A potência do intelecto e o encadeamento das afecções do corpo; o afeto-ação de amor gerado pela razão; os afetos-ações de alegria, desejo e amor gerados pela intuição.

Dúvidas? 

Entre em contato conosco pelo email 

filosofia@amauriferreira.com

AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros “Simplicidade Impessoal” e “Singularidades Criadoras”. É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com


OFICINA ONLINE: MEU PRIMEIRO RELEASE NO MUNDO PENSANTE

Oficina Online: Meu Primeiro Release
Professora: Daniella Pimenta (Feminine Hi-Fi)

É IMPORTANTE TER UM RELEASE?

“Um release claro, objetivo e bem elaborado é o cartão de visitas de um artista, sobretudo para novos artistas independentes. 87% dos curadores e programadores de casas e eventos se informam sobre os artistas por meio de material recebido do próprio artista ou de produtores.”
*DataSIM – abril/2019

Como criar um material de divulgação do zero? Como fazer o clipping de um projeto que ainda é novo? O que é preciso apresentar para os contratantes? Nesta oficina, a redatora, DJ e produtora cultural Daniella Pimenta ensina técnicas e dicas para a elaboração de um release profissional para artistas independentes e/ou iniciantes.

Plano de aula
– O que é um release?
– A importância de um release bem escrito.
– O que seu release deve ter?
– O que seu release não deve ter?
– Dicas e técnicas para criar seu próprio release.

____________________________________

Dani Pimenta é produtora cultural e pesquisadora musical, com foco em criação de conteúdo e articulação cultural nas relações entre a música jamaicana e brasileira e seus desdobramentos. É fundadora do Groovin Mood, site com mais de uma década na cena reggae e sound system do Brasil, e co-autora do projeto Mapa Sound System Brasil, mapeamento pioneiro dos sistemas de som em moldes jamaicanos no país, recentemente transformado em livro impresso. É também uma das fundadoras do projeto Feminine Hi-Fi, e como seletora/DJ já passou por dezenas de casas, palcos e festivais brasileiros e europeus. Entre 2017 e 2019 integrou o júri técnico do WME Awards, prêmio nacional da música dedicado às mulheres. Em 2018 integrou a equipe de curadores da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para o SP na Rua e, em 2019, foi finalista do Prêmio Brasil Criativo (Governo Federal/3M) na categoria Música. Realiza também a Feira de Discos de Reggae, evento de economia criativa que ocorre desde 2017 e é voltado aos pequenos empreendedores do cenário independente.


Data: 21/10 – quarta-feira, das 19h às 22h

Local: Sympla

Investimento: R$ 60

Inscrições: http://bit.ly/2110release


Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante


OFICINA ONLINE: ARTE SONORA E MÚSICA EXPERIMENTAL :: EXPERIMENTALISMO E URGÊNCIA NO MUNDO PENSANTE

Oficina Online: ARTE SONORA E MÚSICA EXPERIMENTAL :: Experimentalismo e urgência
Professor: Dudu Tsuda

Introdução ::
Buscando utilizar o som de modo diferenciado, privilegiando questões que expandem os problemas típicos da música (discurso, narrativa e temporalidade), a arte sonora tem no espaço um amplo campo de exploração estética. A relação entre som e espaço permite uma multiplicidade de possibilidades poéticas – a ocupação espacial (site specific), a criação plástica, o conceito de escultura expandida, a tridimensionalidade e a sensação volumétrica, e as questões de localização geográfica – e remontam a práticas da música contemporânea
anteriores a este momento, passagens cruciais para o seu desenvolvimento como um todo.

A maior importância que as relações entre som e espaço adquirem entre as poéticas contemporâneas resulta numa crescente diversidade de possibilidades, que surgem nos mais diferentes circuitos. Neste contexto, dos anos 60 para cá, tem crescido o número de festivais, espaços e centros de produção dedicados as artes performáticas experimentais, na medida em que artistas advindos de diversas áreas passam a se interessar pela prática sonora.

É a partir dos anos 1970 que a arte-instalação passa a integrar com mais freqüência “exposições contemporâneas onde objetos, imagens artesanalmente produzidas, esculturas, fotos, filmes, vídeos, imagens sintéticas são misturados numa arquitetura, com dimensões, por vezes, até mesmo urbanísticas, responsável pela criação de paisagens signicas que instauram uma nova ordem perceptiva e vivencial em ambientes imaginativos e críticos capazes de regenerar a sensibilidade do receptor para o mundo em que vive.” (Santaella 2003: 145). Ao ponto de culminar, nos anos 90, na situação em que museus passam a incorporar
vídeo instalações, instalações multimídia e de arte sonora em sua programação. (London 2013: 08).
Período que coincide, por exemplo, com o surgimento de alguns festivais dedicados à
performance experimental e à arte sonora como o holandês Sonic Acts e o alemão Transmediale.

Objetivo do curso ::
. Promover discussão acerca da produção em Arte Sonora e Música Experimental
. Fomentar e exercitar o olhar crítico do aluno com relação a prática artística na área.
Metodologia ::
O curso englobará aulas teóricas fundamentadas em história da música contemporânea, história da arte, e na relação histórica entre Arte e Vida e Música e Arquitetura, a partir de
estudos de caso de trabalhos de instalação e performance. E paralelamente, realizaremos atividades criativas e a realização de um projeto individual de cada participante para
apresentar ao final do processo.

PROGRAMA (Descritivo aula-a-aula):
1 – Introdução
. Arte Sonora: a arte dos sons integradas no espaço
. origem e definição: Campesato
. hibridismo: Santaella, Plaza, Campesato
. efervescência cultural dos anos 60: London, Cohen
. cena de arte sonora hoje: Tsuda, London

2 – História: Pensamento e sonoridade
. Vanguardas Européias
. Arte Conceitual
. Duchamp
. Ruído :: como e quando o ruído virou arte?
. Luigi Russolo e a Arte dos Ruídos
. Música no sec. XX
. Da representação gráfica à matéria: Transição para a criação sonora a partir dos sons
. Edgar Varèse – Hyperprism 1923
. Música Concreta de Pierre Schaeffer: sons que criam narrativas
. Música eletrônica e eletroacústica de Karlheinz Stockhausen

3 – História: Pensamento e sonoridade 2
. Arte do Cotidiano
.Cinema Russo: experimentos sonoros
. Dziga Vertov
. Walter Ruttman: Weekend e o ‘cinema para os ouvidos’
. Oscar Fishinger
. Fronteiras audiovisuais :: Norman McLaren
. Apresentação da proposta de desenvolvimento de projeto artístico: Experimentalismo e urgência
. Desenvolvimento do projeto artístico individual de cada participante
. Escolha de tema dos projetos
. Discussão dos temas mediante a temática Experimentalismo e Urgência.

4 – História: Arquitetura e Música
. Arqueologia da relação entre Música e Arquitetura
. Teatro de arena: Epidaurus
. Catedral Medieval: Mavash e a integração dos sentidos e a cultura sinestésica medieval em Basbaun
. O Renascimento e a nova forma de compreensão do espaço e do tempo
. Espaço / tempo metrizado
. Primeiros experimentos sonoros no espaço
. Pionerismo na Arte Sonora e Música Experimental: Sonic Arts Union – Vespers 1968
. Iannis Xenakis, Edgar Varèse e Le Corbusier – Pavilhão Phillips 1958
. Orientação de projeto artístico: Experimentalismo e urgência
. Primeira rodada da discussão dos temas mediante a temática Experimentalismo e Urgência: o
espaço e o tempo como agenciamento.

5 – Conceito: O espaço como possibilidade de exploração estética
. Espaço e historicidade na arte sonora
. Vida e Arte no Espaço
. Wunderkammer de Erika Suderburg
. coleção
. Live Act e Performance
. environment: narrativa não causal fundamentada no espaço
. Arte Instalação: a arte de ocupar o espaço
. Auralidade: sintaxe e poéticas do espaço
. Categorias analíticas sobre espaço: considerações conceituais e terminológicas a partir de autores
de diferentes áreas como geografia, filosofia, artes plásticas, arquitetura, música e performance.
. Orientação de projeto artístico: Experimentalismo e urgência
. Segunda rodada da discussão dos temas mediante a temática Experimentalismo e Urgência: a vida cotidiana como agenciamento.

6 – Conceito: Percepção
. Processo Perceptivo
. Modalidades perceptivas
. Sinestesia : entrecruzamentos modais
. Imagens Sonoras: o espaço auditivo de Mc Luhan e Carpenter
. Percepção do Som
. Traité des Objects Musicaux: as quatro funções da escuta de Schaeffer
. Nove modos de ouvir de J.J. Moraes
. Tríade de Roland Barthes: escuta índice, escuta dos signos, escuta que não visa signos
determinados
. Percepção do Espaço
. Sentido kinestésico de Kevin Lynch e Hanoche-Roe
. Orientação de projeto artístico: Experimentalismo e urgência
. Terceira rodada da discussão dos temas mediante a temática Experimentalismo e Urgência: a
percepção como agenciamento.

7 – Reflexões sobre experiências no Espaço: Estudos de caso I
. Espaço Auditivo e o Cinema: Sinfonia para Espaço Abertos Opus no 08 (Dudu Tsuda / Bragança
Paulista 2009)
. Composição Audiovisual no Espaço: acaso e aleatoriedade em Bulbes (Artificiel / São Paulo 2004) e
From Here to Ear (Céleste Boursier-Mougenot – 104 Par Nature / Paris 2012)
. Auralidade e Site Specific em Echo (Su-Mei Tse) e Plight (Joseph Beuys / 1985)
. Territórios Sonoros / semânticos em Les Chants des Sirènes (Claudio Bueno – 2010) e em Memórias
Invisíveis (Dudu Tsuda / 2008)
. Acústica e Semântica em Plis/Replis (Robin Meyer)
. Site Specific e Arte Relacional em Promenade (Dudu Tsuda / Paris 2013)
. Performance para espaço público Estudo para o tempo suspenso Ma (Dudu Tsuda / La Paz 2016)
ARTE / VIDA
. Performance e composição audiovisual no espaço: Apresentação AO VIVO da performance AV
Incertezas (Telemusik 2017)
. Discussão em grupo sobre o conteúdo estudado e as técnicas apresentadas.
. Orientação de projeto artístico: Experimentalismo e urgência
. Quarta rodada da discussão dos temas mediante a temática Experimentalismo e Urgência: a
composição espaço temporal.

8 – Em cena
. Apresentação dos trabalhos desenvolvidos


Data: 28/10, 04, 11, 18, 25/11, 02, 09 e 16/12 – quartas-feiras, das 19h às 22h

Local: Sympla

Investimento: R$ 320
Combo: R$ 450
(Oficina Online: Criação musical – a Improvisação como Essência com Guizado +
Curso Online: ARTE SONORA E MÚSICA EXPERIMENTAL :: Experimentalismo e urgência com Dudu Tsuda )

Inscrições: http://bit.ly/2810tsuda


Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante


OFICINA ONLINE: CRIAÇÃO MUSICAL – A IMPROVISAÇÃO COMO ESSÊNCIA NO LAB MUNDO PENSANTE

[Oficina Online]
Criação musical – a Improvisação como Essência
Por Guizado
“A primavera cria, o verão faz crescer: isto é amor. O outono colhe, o inverno protege no celeiro: isto é justiça. O amor corresponde à música, a justiça corresponde aos ritos.”
Sabedoria oriental Li Chi (Livro dos Ritos) – tradução: Richard Wilhelm
Partir do princípio de que a musicalidade não é propriedade de indivíduos, mas sim, um atributo
essencial da espécie humana, um ser que para sua plena realização precisa expressar-se em notas musicais, seja para si mesmo, ou para o mundo. O ser humano requer música para realizar-se plenamente. Esta dimensão da nossa humanidade tem se mantido largamente a sombra do pensamento ocidental. Este é o tempo de trazê-la a luz.
Nesse curso, na ideia é que através de experiências práticas de improvisação livre possamos traçar caminhos ao encontro da música primordial, e contemplar a criação musical como uma concernência de todos. Longe da ideia de palcos, pódios, rádios, toca discos. Ir ao encontro da música, sem esperar que ela venha de encontro a nós.
Usaremos a tecnologia ao nosso favor, criaremos sinais para nos compreendemos dentro de uma comunicação não verbal, faremos da latência e das distorções de nossos computadores uma ferramenta sonora.
Gravaremos essas sessões e a cada encontro iremos sobrepor mais e mais camadas de som, obtendo como resultado dessas experiências e encontros, múltiplas gravações resultantes de nossas sobreposições de sonoras.
Plano de Aulas
Aula 1 – Ideias e Formas de Improvisação Livre
A ) Apresentação – uma breve conversa para conhecer os participantes, e entender um pouco do perfil de cada um.
B ) O que é um set musical de improvisação, aprenda a criar o seu.
C ) Expandindo o olhar sobre os objetos, eles tem mais sons do que parecem.
D ) treinando improvisação livre e comunicação não verbal em três práticas:
1 – Regência guiada por sinais pré-estabelecidos
2 – Pergunta e resposta
3 – Escutando o silêncio
E ) Sessão de improvisação livre
Colocando em prática os três conceitos:
1 – Regência pelos sinais
2 – Pergunta e resposta
3 – Escutar o silêncio.
Aula 2 – Encontrando sua voz
A ) Propor um diálogo acerca dos conceitos de musicalidade.
B ) Apreciação musical com amostras de vídeo e áudio.
C ) Sessão de improvisação livre.
Objetivos:
1 – Explorar de forma mais aprofundada as possibilidades
do set musical de cada aluno.
2 – Gravar experimentos musicais.
3 – Incorporar dentro das sessões de improvisação, os conceitos aprendidos até aqui, de forma mais fluida e natural.
Aula 3- Improvisando a criação
A ) Primeiros passos rumo a experiências eletrônicas com seu set musical.
Explorando as possibilidades do nosso set musical, e como a eletrônica pode ser aplicada de forma simples e criativa dentro de um set. Entendendo um pouco sobre circuit bending, no
input mixing e drones.
B ) Falarei um pouco sobre meus processos pessoais de criação.
C ) Apresentação do pocket de improvisação livre (Cosmic Flow)
Material necessário para o aluno levar nas aulas: Cada aluno deve pensar em seu set musical. Esse é um ponto muito importante do curso. O aluno pode trazer desde instrumentos convencionais como tambores, violão, instrumentos de sopro, softwares de áudio, como papel,
água, pedras, vidros, madeiras… o ato da criação do set musical já é um exercício de criatividade e uma expansão do olhar para as coisas, um olhar mais musical.
Nível do curso : o curso abrange desde de pessoas sem formação musical até músicos profissionais.
Pré-requisito para o aluno participar do curso: interesse
Público alvo : Pessoas que buscam ampliar e refletir seu entendimento do que vem a musicalidade. aplicar isso ao seu desenvolvimento como ser.
_________________________
Guizado está entre os nomes mais celebrados da ótima safra da música independente brasileira. O trompetista e compositor segue se superando na arte de mesclar elementos sonoros orgânicos com sintetizadores e outras programações eletrônicas. Seu estilo hoje é referência no país.
Data:  12, 19 e 26/10 – segunda-feira, das 19h às 22h
Local: Sympla
Investimento:
Curso completo: R$ 180
Aula Avulsa: R$ 70
Combo: R$450
(Oficina Online Criação musical – a Improvisação como Essência com Guizado +
Curso Online ARTE SONORA E MÚSICA EXPERIMENTAL :: Experimentalismo e urgência com Dudu Tsuda)
Inscrições: http://bit.ly/outubroimprov
Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante

OFICINA ONLINE: CRIAÇÃO MUSICAL – A IMPROVISAÇÃO COMO ESSÊNCIA NO LAB MUNDO PENSANTE

[Oficina Online]
Criação musical – a Improvisação como Essência
Por Guizado
“A primavera cria, o verão faz crescer: isto é amor. O outono colhe, o inverno protege no celeiro: isto é justiça. O amor corresponde à música, a justiça corresponde aos ritos.”
Sabedoria oriental Li Chi (Livro dos Ritos) – tradução: Richard Wilhelm
Partir do princípio de que a musicalidade não é propriedade de indivíduos, mas sim, um atributo
essencial da espécie humana, um ser que para sua plena realização precisa expressar-se em notas musicais, seja para si mesmo, ou para o mundo. O ser humano requer música para realizar-se plenamente. Esta dimensão da nossa humanidade tem se mantido largamente a sombra do pensamento ocidental. Este é o tempo de trazê-la a luz.
Nesse curso, na ideia é que através de experiências práticas de improvisação livre possamos traçar caminhos ao encontro da música primordial, e contemplar a criação musical como uma concernência de todos. Longe da ideia de palcos, pódios, rádios, toca discos. Ir ao encontro da música, sem esperar que ela venha de encontro a nós.
Usaremos a tecnologia ao nosso favor, criaremos sinais para nos compreendemos dentro de uma comunicação não verbal, faremos da latência e das distorções de nossos computadores uma ferramenta sonora.
Gravaremos essas sessões e a cada encontro iremos sobrepor mais e mais camadas de som, obtendo como resultado dessas experiências e encontros, múltiplas gravações resultantes de nossas sobreposições de sonoras.
Plano de Aulas
Aula 1 – Ideias e Formas de Improvisação Livre
A ) Apresentação – uma breve conversa para conhecer os participantes, e entender um pouco do perfil de cada um.
B ) O que é um set musical de improvisação, aprenda a criar o seu.
C ) Expandindo o olhar sobre os objetos, eles tem mais sons do que parecem.
D ) treinando improvisação livre e comunicação não verbal em três práticas:
1 – Regência guiada por sinais pré-estabelecidos
2 – Pergunta e resposta
3 – Escutando o silêncio
E ) Sessão de improvisação livre
Colocando em prática os três conceitos:
1 – Regência pelos sinais
2 – Pergunta e resposta
3 – Escutar o silêncio.
Aula 2 – Encontrando sua voz
A ) Propor um diálogo acerca dos conceitos de musicalidade.
B ) Apreciação musical com amostras de vídeo e áudio.
C ) Sessão de improvisação livre.
Objetivos:
1 – Explorar de forma mais aprofundada as possibilidades
do set musical de cada aluno.
2 – Gravar experimentos musicais.
3 – Incorporar dentro das sessões de improvisação, os conceitos aprendidos até aqui, de forma mais fluida e natural.
Aula 3- Improvisando a criação
A ) Primeiros passos rumo a experiências eletrônicas com seu set musical.
Explorando as possibilidades do nosso set musical, e como a eletrônica pode ser aplicada de forma simples e criativa dentro de um set. Entendendo um pouco sobre circuit bending, no
input mixing e drones.
B ) Falarei um pouco sobre meus processos pessoais de criação.
C ) Apresentação do pocket de improvisação livre (Cosmic Flow)
Material necessário para o aluno levar nas aulas: Cada aluno deve pensar em seu set musical. Esse é um ponto muito importante do curso. O aluno pode trazer desde instrumentos convencionais como tambores, violão, instrumentos de sopro, softwares de áudio, como papel,
água, pedras, vidros, madeiras… o ato da criação do set musical já é um exercício de criatividade e uma expansão do olhar para as coisas, um olhar mais musical.
Nível do curso : o curso abrange desde de pessoas sem formação musical até músicos profissionais.
Pré-requisito para o aluno participar do curso: interesse
Público alvo : Pessoas que buscam ampliar e refletir seu entendimento do que vem a musicalidade. aplicar isso ao seu desenvolvimento como ser.
_________________________
Guizado está entre os nomes mais celebrados da ótima safra da música independente brasileira. O trompetista e compositor segue se superando na arte de mesclar elementos sonoros orgânicos com sintetizadores e outras programações eletrônicas. Seu estilo hoje é referência no país.
Data:  12, 19 e 26/10 – segunda-feira, das 19h às 22h
Local: Sympla
Investimento:
Curso completo: R$ 180
Aula Avulsa: R$ 70
Combo: R$450
(Oficina Online Criação musical – a Improvisação como Essência com Guizado +
Curso Online ARTE SONORA E MÚSICA EXPERIMENTAL :: Experimentalismo e urgência com Dudu Tsuda)
Inscrições: http://bit.ly/outubroimprov
Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante

CURSO ONLINE: PRODUÇÃO MUSICAL | ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS NO LAB MUNDO PENSANTE

Acompanhamento de Projetos
Por Florencia Akamine, João Meirelles, Jovem Palerosi e Victor Rice
Oficina prática de produção musical. Durante o processo, vamos criar um produção do zero. Faremos um exercício de produção musical a partir de um roteiro com 4 etapas pelas quais caminharemos juntos na criação completa de composições inéditas nesse período de um mês com cada professor especializado.
Cada aula será focada em uma das etapas da produção musical, desde as primeiras escolhas conceituais e técnicas até a finalização – mixagem e masterização – e planejamento de lançamento, público alvo, plataformas, etc.
Serão ministradas aulas expositivas de 2 horas duração e trabalhos que cada participante deverá desenvolver em casa. As aulas serão uma vez por semana, permitindo um tempo para cada um trabalhar na sua produção: criação de sua própria coleção de sons e presets (sound design); composição e arranjo; edição; mixagem e masterização.
Essa oficina foca nas demandas dos participantes, auxiliando no desenvolvimento dos projetos que o artista já desenvolve ou pensa em desenvolver aplicando o conhecimentos adquiridos nos longo do curso do trimestral.
Atravessaremos cada etapa da produção musical juntos, ouvindo e comentando as produções de cada participante afim de crescermos a partir da troca de informação e métodos de trabalho.
O curso vai focar em 4 etapas: sound design, composição/produção, mixagem e masterização.
Carga horária total do curso 20 horas. Divididos 10h presenciais com os professores (5 aulas de 2 horas) e 10h mínimas de trabalho que cada participante deverá realizar sozinho aos longos das semanas (2h por semana).
Plano de Aulas:
Aula 1 – Jovem Palerosi
Apresentação
Noções básicas de sound design
– Timbre
– Harmônicos e enarmonicos,
– Envelope
– Síntese
– Sample
Criação de biblioteca sonora própria: presets, pacotes de sample
Aula 2 – João Meirelles
Composição/produção
– Levantamento de ideias
– Experimentação a partir da performance musical
– Improvisação como método de criação
– Forma
– Narrativa de timbres
Aula 3 – Victor Rice
Mixagem
– Equilíbrio de volumes e pan
– Equilíbrio de frequência
– Compressores e saturadores
– Processamento paralelo
– Efeitos
Aula 4 – Florencia Akamine
– Masterizacao
– “observar” a mix;
– processadores de dinâmica
– Equalizadores
– Padröes de entrega técnica
Aula 5 – Florencia Akamine, João Meirelles, Jovem Palerosi e Victor Rice
Amostra do resultado de todos
Comentário aberto sobre cada produção
Troca de ideias sobre expectativas, público alvo, plataformas, meios de difusão
_______________________________
Florencia Akamine
Há mais de 20 anos no mercado de áudio, Florencia, começou sua carreira no Rio de Janeiro, em estúdios como o Discover Digital Estúdio, Nas Nuvens, AR Studios, Mega Studios, Cia. dos Técnicos, Impressão Digital, EG Estúdio, Estúdio Verde, Casa 3, dentre outros. Foi uma das pioneiras em edição digital no Brasil, ministrando aulas de ProTools e Gravação no IATEC, no Curso de Produção Fonográfica da Rio Música e na graduação em Produção Fonográfica da Universidade Estácio de Sá. Tem diversos artigos publicados na imprensa nacional especializada. Atua em live sound para Chico César, Luiza Possi, Filipe Catto, Cícero, Blubell, e para vários artistas independentes.  Em 2005, foi convidada a fazer parte da equipe da Classic Master, onde aprendeu com Carlos Freitas a arte de masterizar. http://collectivemastering.com/florencia/
https://proaudioclube.com/florencia-saravia-akamine/
João Milet Meirelles
Compositor, produtor musical, live electronics performer e fotógrafo, João Milet Meirelles se dedica à pesquisa do som e imagem com uma atenção especial para as texturas e timbres e suas relações temporais. Toca e produz live electronics na Baiana System. Banda formada em 2009 com extenso currículo e forte presença no novo cenário da música brasileira. Desenvolve desde 2010 seu trabalho autoral em música em performances de live electronics com composições autorais dentro do projeto Infusão. Com um single lançado em formatro lo-fi, além da produção colaborativa do álbum/zine Inter, ambos em parceria com DUNA Editora. Desde 2004 trabalha como compositor e músico de trilhas sonoras para teatro, dança e cinema.
Formação: Composição, UFBA (2004-2009); Mestrado em Interpretação e Criação Musical UFBA (2018), Áudio e Acústica, IAV (2010); Livre improvisação, ECA/USP (2010); Fotógrafo autodidata.
Jovem Palerosi
Músico, produtor musical, realizador multimídia e educador, graduado em Produção Audiovisual – Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos, possui mais de dez anos de atividade profissional. Já tocou em álbuns e shows com Craca e Dani Nega, participa da Roda de Sample, cria trilhas sonoras para diferentes linguagens, realiza oficinas de formação e é integrante da banda Meneio, tendo produzido seus dois álbuns, além de inúmeras colaborações com diversos artistas. Possui trabalho solo desde 2014, onde mistura diferentes gêneros eletrônicos com culturas regionais do Brasil e do Mundo, tendo lançado três álbuns autorais e apresentações no formato Live PA.
Victor Rice
Influenciador na criação de sons de assinatura desta era no mundo de Ska, Reggae & Dub Music. Como baixista, foi membro fundador dos Scofflaws, Stubborn All-Stars e New York Ska-Jazz Ensemble. Realizou turnês com os ícones jamaicanos Laurel Aitken e Desmond Dekker.  Ao final da década de 90, era uma figura regular na maioria dos registros da Ska que saíam de NYC, como engenheiro ou produtor ou baixista. Desenvolve desde então uma técnica mixagem para Dub, pessoal, sua marca registrada até hoje. Seus trabalhos para a Easy Star Records, são apreciados por fãs de todo o mundo. Em 2000, estabeleceu-se em São Paulo, construiu seu próprio estúdio e trabalha constantemente para artistas do Brasil e do Exterior. Trabalhou com artistas brasileiros, como Elza Soares, João Donato, Ceu, Marcelo Camelo, Bixiga70 e muitos outros. Há dez anos apresenta-se solo com o Strikkly Vikkly DubSystem, onde realiza suas mixagens usando uma máquina de fita de 8 pistas, mesa de som e efeitos ao vivo.
Datas:
Turma 1 – 17, 24/11, 01, 08 e 15/12 – terças-feiras das 19h às 21h
Turma 2 – 19, 26/11, 03, 10 e 17/12 – quintas-feiras das 19h às 21h
Local: Sympla Streaming
Investimento: R$ 350
Pacote Mensal – Novembro/Dezembro  ( Produção Musical do Estúdio para os Palcos + Acompanhamento de projetos)
R$ 550
Curso Completo – Trimestral (confira todos AQUI)
R$ 1.485,00
Inscrições:
Turma 1: http://bit.ly/1711producao
Turma 2: http://bit.ly/1911producao
Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante

CURSO ONLINE: PRODUÇÃO MUSICAL | ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS NO LAB MUNDO PENSANTE

Acompanhamento de Projetos
Por Florencia Akamine, João Meirelles, Jovem Palerosi e Victor Rice
Oficina prática de produção musical. Durante o processo, vamos criar um produção do zero. Faremos um exercício de produção musical a partir de um roteiro com 4 etapas pelas quais caminharemos juntos na criação completa de composições inéditas nesse período de um mês com cada professor especializado.
Cada aula será focada em uma das etapas da produção musical, desde as primeiras escolhas conceituais e técnicas até a finalização – mixagem e masterização – e planejamento de lançamento, público alvo, plataformas, etc.
Serão ministradas aulas expositivas de 2 horas duração e trabalhos que cada participante deverá desenvolver em casa. As aulas serão uma vez por semana, permitindo um tempo para cada um trabalhar na sua produção: criação de sua própria coleção de sons e presets (sound design); composição e arranjo; edição; mixagem e masterização.
Essa oficina foca nas demandas dos participantes, auxiliando no desenvolvimento dos projetos que o artista já desenvolve ou pensa em desenvolver aplicando o conhecimentos adquiridos nos longo do curso do trimestral.
Atravessaremos cada etapa da produção musical juntos, ouvindo e comentando as produções de cada participante afim de crescermos a partir da troca de informação e métodos de trabalho.
O curso vai focar em 4 etapas: sound design, composição/produção, mixagem e masterização.
Carga horária total do curso 20 horas. Divididos 10h presenciais com os professores (5 aulas de 2 horas) e 10h mínimas de trabalho que cada participante deverá realizar sozinho aos longos das semanas (2h por semana).
Plano de Aulas:
Aula 1 – Jovem Palerosi
Apresentação
Noções básicas de sound design
– Timbre
– Harmônicos e enarmonicos,
– Envelope
– Síntese
– Sample
Criação de biblioteca sonora própria: presets, pacotes de sample
Aula 2 – João Meirelles
Composição/produção
– Levantamento de ideias
– Experimentação a partir da performance musical
– Improvisação como método de criação
– Forma
– Narrativa de timbres
Aula 3 – Victor Rice
Mixagem
– Equilíbrio de volumes e pan
– Equilíbrio de frequência
– Compressores e saturadores
– Processamento paralelo
– Efeitos
Aula 4 – Florencia Akamine
– Masterizacao
– “observar” a mix;
– processadores de dinâmica
– Equalizadores
– Padröes de entrega técnica
Aula 5 – Florencia Akamine, João Meirelles, Jovem Palerosi e Victor Rice
Amostra do resultado de todos
Comentário aberto sobre cada produção
Troca de ideias sobre expectativas, público alvo, plataformas, meios de difusão
_______________________________
Florencia Akamine
Há mais de 20 anos no mercado de áudio, Florencia, começou sua carreira no Rio de Janeiro, em estúdios como o Discover Digital Estúdio, Nas Nuvens, AR Studios, Mega Studios, Cia. dos Técnicos, Impressão Digital, EG Estúdio, Estúdio Verde, Casa 3, dentre outros. Foi uma das pioneiras em edição digital no Brasil, ministrando aulas de ProTools e Gravação no IATEC, no Curso de Produção Fonográfica da Rio Música e na graduação em Produção Fonográfica da Universidade Estácio de Sá. Tem diversos artigos publicados na imprensa nacional especializada. Atua em live sound para Chico César, Luiza Possi, Filipe Catto, Cícero, Blubell, e para vários artistas independentes.  Em 2005, foi convidada a fazer parte da equipe da Classic Master, onde aprendeu com Carlos Freitas a arte de masterizar. http://collectivemastering.com/florencia/
https://proaudioclube.com/florencia-saravia-akamine/
João Milet Meirelles
Compositor, produtor musical, live electronics performer e fotógrafo, João Milet Meirelles se dedica à pesquisa do som e imagem com uma atenção especial para as texturas e timbres e suas relações temporais. Toca e produz live electronics na Baiana System. Banda formada em 2009 com extenso currículo e forte presença no novo cenário da música brasileira. Desenvolve desde 2010 seu trabalho autoral em música em performances de live electronics com composições autorais dentro do projeto Infusão. Com um single lançado em formatro lo-fi, além da produção colaborativa do álbum/zine Inter, ambos em parceria com DUNA Editora. Desde 2004 trabalha como compositor e músico de trilhas sonoras para teatro, dança e cinema.
Formação: Composição, UFBA (2004-2009); Mestrado em Interpretação e Criação Musical UFBA (2018), Áudio e Acústica, IAV (2010); Livre improvisação, ECA/USP (2010); Fotógrafo autodidata.
Jovem Palerosi
Músico, produtor musical, realizador multimídia e educador, graduado em Produção Audiovisual – Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos, possui mais de dez anos de atividade profissional. Já tocou em álbuns e shows com Craca e Dani Nega, participa da Roda de Sample, cria trilhas sonoras para diferentes linguagens, realiza oficinas de formação e é integrante da banda Meneio, tendo produzido seus dois álbuns, além de inúmeras colaborações com diversos artistas. Possui trabalho solo desde 2014, onde mistura diferentes gêneros eletrônicos com culturas regionais do Brasil e do Mundo, tendo lançado três álbuns autorais e apresentações no formato Live PA.
Victor Rice
Influenciador na criação de sons de assinatura desta era no mundo de Ska, Reggae & Dub Music. Como baixista, foi membro fundador dos Scofflaws, Stubborn All-Stars e New York Ska-Jazz Ensemble. Realizou turnês com os ícones jamaicanos Laurel Aitken e Desmond Dekker.  Ao final da década de 90, era uma figura regular na maioria dos registros da Ska que saíam de NYC, como engenheiro ou produtor ou baixista. Desenvolve desde então uma técnica mixagem para Dub, pessoal, sua marca registrada até hoje. Seus trabalhos para a Easy Star Records, são apreciados por fãs de todo o mundo. Em 2000, estabeleceu-se em São Paulo, construiu seu próprio estúdio e trabalha constantemente para artistas do Brasil e do Exterior. Trabalhou com artistas brasileiros, como Elza Soares, João Donato, Ceu, Marcelo Camelo, Bixiga70 e muitos outros. Há dez anos apresenta-se solo com o Strikkly Vikkly DubSystem, onde realiza suas mixagens usando uma máquina de fita de 8 pistas, mesa de som e efeitos ao vivo.
Datas:
Turma 1 – 17, 24/11, 01, 08 e 15/12 – terças-feiras das 19h às 21h
Turma 2 – 19, 26/11, 03, 10 e 17/12 – quintas-feiras das 19h às 21h
Local: Sympla Streaming
Investimento: R$ 350
Pacote Mensal – Novembro/Dezembro  ( Produção Musical do Estúdio para os Palcos + Acompanhamento de projetos)
R$ 550
Curso Completo – Trimestral (confira todos AQUI)
R$ 1.485,00
Inscrições:
Turma 1: http://bit.ly/1711producao
Turma 2: http://bit.ly/1911producao
Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante

CURSO ONLINE: OFICINA DE PRODUÇÃO MUSICAL – DO ESTÚDIO PARA OS PALCOS NO MUNDO PENSANTE

Oficina de produção musical – do estúdio para os palcos

Professor: João Milet Meirelles

Oficina de 4 dias (8h de duração total) com a proposta de apresentar os métodos de trabalho
utilizado pelo produtor musical João Milet Meirelles em seus projetos como o Baiana System,Infusão (trabalho solo) e trilhas sonoras dentro da perspectiva do músico digital. O “músico digital” é um conceito trazido por Andrew Hugill (2009) e tenta descrever o amplo espectro de músico que surge a partir das tecnologias de gravação e reprodução de áudio e que tem como principal característica o uso do timbre como expressão fundamental da composição e do
pensamento musical como um todo.
Serão destrinchados os métodos envolvem a produção musical e arranjos eletrônicos criadosno software Ableton Live e alguns hardwares como o Octatrack e sintetizadores modulares envolvendo a improvisação como método de criação, a manipulação de samples, as sínteses sonoras digitais e analógicas, organização de workflow, cuidados de mixagem. Elementos que envolvem os trabalhos a fim de iniciar um compartilhamento de informações que possa
auxiliar os participantes em seus próprios projetos. A ideia é que os participantes, que se interessem, possam também compartilhar seus processos e dúvidas, ampliando ainda mais a troca de informação.

Plano de Aulas

Aula 1

– Introdução e apresentação: breve apresentação dos projetos de João Milet Meirelles e suas diferentes métodos de trabalho – produção de bases e live electronics na banda Baiana System, improvisação em live electronics como processo criativo nos trabalhos autorais como o Infusão e trilhas sonoras.
– Apresentação métodos de produção de estúdio em software e hardware:
– Organização de workflow.
– “Decalque Sonoro”: uso de referências (samples, músicas, ritmos…) como ponto de partida para criação.
– Improvisação em “live electronics” como método de criação.

Os exemplos serão demonstrados no software Ableton Live, mas o curso não se limita aos seus usuários – aqui a ideia é trazer fundamentos que são amplamente usados pelos músicos digitais de diferentes instrumentos e ferramentas.

Aula 2

– Apresentação de técnicas de sound design e técnicas de produção em software e hardware
– Manipulação de samples
– Sínteses sonoras digitais e analógicas

Aula 3

– Finalização da produção: cuidados de mixagem, equilibrio de frequencias, preenchimento do espaço sonoro.

Aula 4

– Preparação de produções “prontas” para a performance ao vivo: organização e adaptação dos materiais para o ambiente dos palcos.

__________________

João Milet Meirelles
Compositor, produtor musical, live electronics performer e fotógrafo, João Milet Meirelles se dedica à pesquisa do som e imagem com uma atenção especial para as texturas e timbres e suas relações temporais. Toca e produz live electronics na Baiana System. Banda formada em 2009 com extenso currículo e forte presença no novo cenário da música brasileira. Desenvolve desde 2010 seu trabalho autoral em música em performances de live electronics com composições autorais dentro do projeto Infusão. Com um single lançado em formatro lo-fi, além da produção colaborativa do álbum/zine Inter, ambos em parceria com DUNA Editora. Desde 2004 trabalha como compositor e músico de trilhas sonoras para teatro, dança e cinema.
Formação: Composição, UFBA (2004-2009); Mestrado em Interpretação e Criação Musical UFBA (2018), Áudio e Acústica, IAV (2010); Livre improvisação, ECA/USP (2010); Fotógrafo autodidata.


Data: 03, 05, 10 e 12/11 – ter e qui

Horário: 19h as 21h

Local: Sympla

Investimento:  R$ 250
Pacote Mensal – Novembro (Produção musical – do estúdio para os palcos + Acompanhamento de projetos Turma I ou Turma II)
R$ 550
Curso Completo – Trimestral (confira todos AQUI)
R$ 1.485,00

Inscrições: http://bit.ly/0311producao


Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante


CURSO ONLINE: MASTERIZAÇÃO PARA PRODUTORES NO MUNDO PENSANTE

Masterização para produtores
Professora: Florencia Akamine
Um curso para viabilizar a finalização correta de áudio para produções que não serão levadas a estúdios específicos de masterização. Serão abordados os conceitos básicos de masterização de áudio, os parâmetros corretos para diversas plataformas de distribuição, as ferramentas mais acessíveis para os pequenos produtores;
Material necessário: laptop com qualquer DAW instalada, fones de ouvido vedados (externos, de preferência), carregador do laptop, mouse ou trackball, mousepad (se necessário).
Pré-requisito: workshop de mixagem, noções intermediárias de áudio. Não é um curso básico.
__________________
Há mais de 20 anos no mercado de áudio, Florencia, começou sua carreira no Rio de Janeiro, em estúdios como o Discover Digital Estúdio, Nas Nuvens, AR Studios, Mega Studios, Cia. dos Técnicos, Impressão Digital, EG Estúdio, Estúdio Verde, Casa 3, dentre outros. Foi uma das pioneiras em edição digital no Brasil, ministrando aulas de ProTools e Gravação no IATEC, no Curso de Produção Fonográfica da Rio Música e na graduação em Produção Fonográfica da Universidade Estácio de Sá. Tem diversos artigos publicados na imprensa nacional especializada. Atua em live sound para Chico César, Luiza Possi, Filipe Catto, Cícero, Blubell, e para vários artistas independentes. Em 2005, foi convidada a fazer parte da equipe da Classic Master, onde aprendeu com Carlos Freitas a arte de masterizar. http://collectivemastering.com/florencia/
https://proaudioclube.com/florencia-saravia-akamine/
Data: 29/10 – quinta
Horário: 19h às 22h
Local: Sympla
Investimento: R$ 120
Pacote Mensal – Outubro (Ableton Live Intermediário  + masterização + Produção Musical)
R$ 550
Curso Completo – Trimestral (confira todos AQUI)
R$ 1.485,00

Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:

https://www.facebook.com/labmundopensante

www.instagram.com/labmundopensante


CURSO ONLINE: PRODUÇÃO MUSICAL: TIRANDO O DESNECESSÁRIO NO MUNDO PENSANTE

Produção Musical: Tirando o desnecessário

Professor: Victor Rice

Um curso rápido e prático de Produção Musical com Victor Rice, baixista e produtor renomado na Europa e nos Estados Unidos. Na primeira aula Victor irá montar um set básico de gravação e executar com a turma uma gravação. A segunda e terceira aula fará edição e mixagem da gravação feita na primeira. Uma ótima oportunidade para tirar todas as dúvidas sobre as necessidades da produção musical e escutar alguns exemplos de músicas para avaliação construtiva.

Plano de Aulas

Aula 1
Gravação

Aula 2
Edição

Aula 3
Mixagem

Material necessário para o aluno levar nas aulas: Uma faixa em WAV/AIF/MP3 num pendrive. Pode ser famosa ou autoral, em qualquer fase de produção – qualquer música que interessa a pessoa com perguntas técnicas.

Nível do curso :intermediário-Avançado

Público alvo: Músicos, engenheiros e produtores

___________________________

Victor Rice tem influenciado na criação de sons de assinatura desta era no mundo de Ska, Reggae & Dub Music. Como baixista, foi membro fundador dos Scofflaws, Stubborn All-Stars e New York Ska-Jazz Ensemble. Realizou turnês com os ícones jamaicanos Laurel Aitken e Desmond Dekker. Ao final da década de 90, era uma figura regular na maioria dos registros da Ska que saíam de NYC, como engenheiro ou produtor ou baixista. Desenvolve desde então uma técnica mixagem para Dub, pessoal, sua marca registrada até hoje. Seus trabalhos para a Easy Star Records, são apreciados por fãs de todo o mundo. Em 2000, estabeleceu-se em São Paulo, construiu seu próprio estúdio e trabalha constantemente para artistas do Brasil e do Exterior. Trabalhou com artistas brasileiros, como Elza Soares, João Donato, Ceu, Marcelo Camelo, Bixiga70 e muitos outros. Há dez anos apresenta-se solo com o Strikkly Vikkly DubSystem, onde realiza suas mixagens usando uma máquina de fita de 8 pistas, mesa de som e efeitos ao vivo.

Data: 20, 22 e 27/10 _ ter e qui

Horário: 19h às 21h

Local: sympla

Investimento: R$ 250
Pacote Mensal – Outubro (Ableton Intermediário + Produção Musical + Masterização)
R$ 550
Curso Completo – Trimestral (confira todos AQUI)
R$ 1.485,00

Inscrições: http://bit.ly/2010producao


Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante