CURSO ONLINE DE GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL NA MÚSICA | PROJETOS CULTURAIS E LEIS DE INCENTIVO

Gestão e Produção Cultural na Música

PROJETOS CULTURAIS E LEIS DE INCENTIVO À CULTURA

Professora: Isadora Flores

Neste curso serão apresentados conceitos fundamentais para o entendimento do funcionamento das leis de incentivo à cultura, assim como técnicas para inscrita e planejamento de projetos culturais em diversas esferas. O objetivo central é fornecer uma formação crítica com vistas ao aperfeiçoamento profissional, a partir de exercícios de leituras, debates e análises, até a finalização de um pré-projeto.

Plano de aulas

Aula 1 – Conceitos Iniciais – Cultura, Direitos Culturais, Políticas Culturais

Apresentação de conceitos elementares das políticas culturais que regem as leis de incentivo à cultura, funcionamento dos mecanismos, mudanças da última década e cenário atual.
Exercício preparatório: Leitura dos textos base antes da 1 a aula.
Exercício em aula: Debate sobre gestão cultural, políticas e direitos
culturais
Exercício em casa para a aula 2: análise de um projeto inscrito na
Lei de Incentivo (versalic ou promac)

Aula 2 – Projetos em Leis de Incentivo e mecanismos de fomento

Apresentação de como estas leis funcionam na prática a partir da observação e análise de projetos culturais em diversos contextos: artistas, espaços culturais, festivais.
Exercício em aula: Debate sobre o exercício em casa / Formatação
do Escopo do Projeto para trabalho final
Exercício para a aula 3: Escrita dos objetivos do projeto e
apresentação

Aula 3 – Elementos básicos para a inscrição de projetos culturais – Apresentação, Objetivos, Justificativa, Democratização de Acesso, Planejamento

Esta aula apresenta um ‘passo a passo’ para a formatação de projetos e informações subjacentes aos formulários de incentivo, relacionando os projetos às políticas abordadas.
Exercício em aula: Escrita do texto de Justificativa do Projeto de
um colega
Exercício para a aula 4: Escrita da justificativa do próprio projeto
após a análise do colega/ Elaboração do orçamento

Aula 4 – Construindo uma metodologia para a inscrita dos projetos. Planejamento estratégico e financeiro – Orçamentos e Prestação de Contas
Retorno dos trabalhos finais

Público alvo: Produtores, empreendedores e artistas que fazem autogestão da carreira

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Isadora Flores é produtora cultural desde 2008. Possui graduação em Música pela UNESPAR e é Mestranda em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Integra os Grupos de Pesquisa; Observatório de Políticas e Gestão Cultural; do Centro de Estudos
Multidisciplinares em Cultura (CULT) da UFBA, Coletivo Gestão Cultural e Observatório de Economia Criativa da Bahia – OBEC BA.

>>>>> Live dia 28/10 às 19h30 com Isadora Flores apresentando seu curso no Instagram do @MundoPensante, não percam!

Data: 0411, 18 e 25/11 – quintas-feiras
Horário: 19h às 21h30
Local: Sympla
Investimento:
Curso Individual
R$ 200 até 28/10
R$ 250 após 28/10
 
Combo: Produção Local e Editais
Outubro e Novembro
( SHOW E LIVE: COMO PRODUZIR UM EVENTO DO ZERO PROJETOS CULTURAIS E LEIS DE INCENTIVO À CULTURA)
R$ 450

 

Inscrições: https://bit.ly/0411gestao

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CURSO ONLINE DE PRODUÇÃO MUSICAL SEMESTRAL |ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS MUSICAIS

[Curso de Produção Musical Semestral]
Acompanhamento de Projetos Musicais 
Por Florencia Akamine, João Meirelles, Jovem Palerosi e Victor Rice
Oficina prática de produção musical. Durante o processo, vamos criar um produção do zero. Faremos um exercício de produção musical a partir de um roteiro com 4 etapas pelas quais caminharemos juntos na criação completa de composições inéditas nesse período de um mês com cada professor especializado.
Cada aula será focada em uma das etapas da produção musical, desde as primeiras escolhas conceituais e técnicas até a finalização – mixagem e masterização – e planejamento de lançamento, público alvo, plataformas, etc.
Serão ministradas aulas expositivas de 3 horas de duração e trabalhos que cada participante deverá desenvolver em casa. As aulas serão uma vez por semana, permitindo um tempo para cada um trabalhar na sua produção: criação de sua própria coleção de sons e presets (sound design); composição e arranjo; edição; mixagem e masterização.
Essa oficina foca nas demandas dos participantes, auxiliando no desenvolvimento dos projetos que o artista já desenvolve ou pensa em desenvolver aplicando os conhecimentos adquiridos nos longo do curso do trimestral.
Atravessaremos cada etapa da produção musical juntos, ouvindo e comentando as produções de cada participante afim de crescermos a partir da troca de informação e métodos de trabalho.
O curso vai focar em 4 etapas: sound design, composição/produção, mixagem e masterização.
Carga horária total do curso 30horas. Divididos 15h presenciais com os professores (5 aulas de 3 horas) e 15h mínimas de trabalho que cada participante deverá realizar sozinho aos longos das semanas (3h por semana).
Plano de Aulas:
Aula 1 – João Meirelles
Apresentação
Noções básicas de sound design
– Timbre
– Harmônicos e enarmonicos,
– Envelope
– Síntese
– Sample
Criação de biblioteca sonora própria: presets, pacotes de sample
Aula 2 – Jovem Palerosi
Composição/produção
– Levantamento de ideias
– Experimentação a partir da performance musical
– Improvisação como método de criação
– Forma
– Narrativa de timbres
Aula 3 – Victor Rice
Mixagem
– Equilíbrio de volumes e pan
– Equilíbrio de frequência
– Compressores e saturadores
– Processamento paralelo
– Efeitos
Aula 4 – Florencia Akamine
Masterização
Finalização geral
Aula 5 – Florencia Akamine, João Meirelles, Jovem Palerosi e Victor Rice
Amostra do resultado de todos
Comentário aberto sobre cada produção
Troca de ideias sobre expectativas, público alvo, plataformas, meios de difusão
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Florencia Akamine

Há mais de 20 anos no mercado de áudio, Florencia, começou sua carreira no Rio de Janeiro, em estúdios como o Discover Digital Estúdio, Nas Nuvens, AR Studios, Mega Studios, Cia. dos Técnicos, Impressão Digital, EG Estúdio, Estúdio Verde, Casa 3, dentre outros. Foi uma das pioneiras em edição digital no Brasil, ministrando aulas de ProTools e Gravação no IATEC, no Curso de Produção Fonográfica da Rio Música e na graduação em Produção Fonográfica da Universidade Estácio de Sá. Tem diversos artigos publicados na imprensa nacional especializada. Atua em live sound para Chico César, Luiza Possi, Filipe Catto, Cícero, Blubell, e para vários artistas independentes.  Em 2005, foi convidada a fazer parte da equipe da Classic Master, onde aprendeu com Carlos Freitas a arte de masterizar. http://collectivemastering.com/florencia/

Florencia Saravia-Akamine

João Milet Meirelles

João Milet Meirelles é compositor, produtor musical, live electronics performer e fotógrafo. Desenvolve desde 2010 seu trabalho autoral Infusão – projeto focado no desenvolvimento de performances musicais e composições através de improvisação. Desde 2012 faz live electronics na Baiana System, banda com enorme impacto na cena da música independente brasileira e internacional. Compositor de diversas trilhas sonoras, João compõe e faz direção musical para artes do corpo, artes cênicas, cinema/animação e shows. Em destaque, estão as composições das trilhas do documentário Diário de Classe e do curta de animação “Entroncamento” que recebeu o prêmio de melhor trilha sonora dirigidos por Maria Carolina e Igor Souza da Lanterninha Produções. Publicou em 2013 o livro fotográfico Bença, e em parceria com a Duna editora, lançou o livro de arte “Sobre os Pés de Quem Anda”. Em 2020 lançou o Taxidermia Vol.1, projeto em parceria com a compositora Jadsa. Graduado em composição e mestre em interpretação e criação musical pela EMUS-UFBA, leciona atualmente cursos livres de produção musical.
Jovem Palerosi
Jovem Palerosi é músico, produtor musical, realizador multimídia e educador.Já tocou em álbuns e shows com Craca e Dani Nega, participa do coletivo Roda deSample, cria trilhas sonoras para diferentes linguagens, realiza oficinas de formação e éintegrante da banda Meneio, tendo produzido seus álbuns em estúdio.Colabora frequentemente com diversos artistas e possui trabalho solo desde 2014, ondemistura diferentes gêneros eletrônicos com culturas regionais do Brasil e do Mundo, tendolançado três álbuns autorais, mixtapes, remixes e apresentações no formato Live PA.
Victor Rice
Influenciador na criação de sons de assinatura desta era no mundo de Ska, Reggae & Dub Music. Como baixista, foi membro fundador dos Scofflaws, Stubborn All-Stars e New York Ska-Jazz Ensemble. Realizou turnês com os ícones jamaicanos Laurel Aitken e Desmond Dekker.  Ao final da década de 90, era uma figura regular na maioria dos registros da Ska que saíam de NYC, como engenheiro ou produtor ou baixista. Desenvolve desde então uma técnica mixagem para Dub, pessoal, sua marca registrada até hoje. Seus trabalhos para a Easy Star Records, são apreciados por fãs de todo o mundo. Em 2000, estabeleceu-se em São Paulo, construiu seu próprio estúdio e trabalha constantemente para artistas do Brasil e do Exterior. Trabalhou com artistas brasileiros, como Elza Soares, João Donato, Ceu, Marcelo Camelo, Bixiga70 e muitos outros. Há dez anos apresenta-se solo com o Strikkly Vikkly DubSystem, onde realiza suas mixagens usando uma máquina de fita de 8 pistas, mesa de som e efeitos ao vivo.
Data: 24/110108, 15 e 22/12 – quartas-feiras, das 19h às 22h
Local: Sympla Streaming
Investimento para 10 vagas:
R$ 500
Curso Completo – Semestral
Agosto a Dezembro 
(Produção Musical – Histórias, Técnicas e Estéticas + Introdução ao Ableton Live +  Ableton Live – Intermediário + Produção Musical : Tirando o desnecessário +  Masterização para Produtores + Oficina de Produção Musical – do Estúdio para os Palcos + Acompanhamento de Projetos Musicais)
R$ 1.820
Inscrições: http://bit.ly/ACPROJETOS
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CURSO ONLINE DE PRODUÇÃO MUSICAL | DO ESTÚDIO PARA OS PALCOS COM JOÃO MEIRELLES

Oficina de produção musical – do estúdio para os palcos
Por João Milet Meirelles

Oficina com a proposta de apresentar os métodos de trabalho utilizado pelo produtor musical João Milet Meirelles em seus projetos como o Baiana System, Infusão, Taxidermia e trilhas sonoras dentro da perspectiva do músico digital. O “músico digital” é um conceito trazido por Andrew Hugill (2009) e tenta descrever o amplo espectro de músico que surge a partir das tecnologias de gravação e reprodução de áudio e que tem como principal característica o uso do timbre como expressão fundamental da composição e do pensamento musical como um todo.
Serão destrinchados os métodos envolvem a produção musical e arranjos eletrônicos criadosno software Ableton Live e alguns hardwares como o Octatrack e sintetizadores modulares envolvendo a improvisação como método de criação, a manipulação de samples, as sínteses sonoras digitais e analógicas, organização de workflow, cuidados de mixagem. Elementos que envolvem os trabalhos a fim de iniciar um compartilhamento de informações que possa
auxiliar os participantes em seus próprios projetos. A ideia é que os participantes, que se interessem, possam também compartilhar seus processos e dúvidas, ampliando ainda mais a troca de informação.

Plano de Aulas

Aula 1

– Introdução e Apresentação: breve apresentação dos projetos de João Milet Meirelles e suas
diferentes métodos de trabalho – produção de bases e live electronics na banda Baiana System, improvisação em live electronics como processo criativo nos trabalhos autorais como
o Infusão e trilhas sonoras.
– Apresentação métodos de produção de estúdio em software e hardware:
– Organização de workflow.
– “Decalque Sonoro”: uso de referências (samples, músicas, ritmos…) como ponto de
partida para criação.
– Improvisação em “live electronics” como método de criação.

Os exemplos serão demonstrados no software Ableton Live, mas o curso não se limita aos seus
usuários – aqui a ideia é trazer fundamentos que são amplamente usados pelos músicos
digitais de diferentes instrumentos e ferramentas.

Aula 2

– Apresentação de técnicas de sound design e técnicas de produção em software e hardware
– Manipulação de samples em tempo real em ableton live
– Sínteses sonoras digitais e analógicas no contexto do ao vivo

Aula 3

– Preparação de produções “prontas” para a performance ao vivo: organização e adaptação dos materiais para o ambiente dos palcos.

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João Milet Meirelles é compositor, produtor musical, live electronics performer e fotógrafo. Desenvolve desde 2010 seu trabalho autoral Infusão – projeto focado no desenvolvimento de performances musicais e composições através de improvisação. Desde 2012 faz live electronics na Baiana System, banda com enorme impacto na cena da música independente brasileira e internacional. Compositor de diversas trilhas sonoras, João compõe e faz direção musical para artes do corpo, artes cênicas, cinema/animação e shows. Em destaque, estão as composições das trilhas do documentário Diário de Classe e do curta de animação “Entroncamento” que recebeu o prêmio de melhor trilha sonora dirigidos por Maria Carolina e Igor Souza da Lanterninha Produções. Publicou em 2013 o livro fotográfico Bença, e em parceria com a Duna editora, lançou o livro de arte “Sobre os Pés de Quem Anda”. Em 2020 lançou o Taxidermia Vol.1, projeto em parceria com a compositora Jadsa. Graduado em composição e mestre em interpretação e criação musical pela EMUS-UFBA, leciona atualmente cursos livres de produção musical.

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Data: 03, 10 e 17/11 – quartas-feiras, das 19h às 22h

Local: Sympla Streaming

Investimento: R$ 320

Inscrições: http://bit.ly/0311MEIRELLES

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CURSO ONLINE DE PRODUÇÃO MUSICAL | MASTERIZAÇÃO PARA PRODUTORES COM FLORENCIA AKAMINE

Masterização para produtores
Por Florencia Akamine

Um curso para viabilizar a finalização correta de áudio para produções que não serão levadas a estúdios específicos de masterização. Serão abordados os conceitos básicos de masterização de áudio, os parâmetros corretos para diversas plataformas de distribuição, as ferramentas  mais acessíveis para os pequenos produtores;

Material necessário: laptop com qualquer DAW instalada, fones de ouvido vedados (externos, de preferência), carregador do laptop, mouse ou trackball, mousepad (se necessário).

Pré-requisito: workshop de mixagem, noções intermediárias de áudio. Não é um curso básico.

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Há mais de 20 anos no mercado de áudio, Florencia, começou sua carreira no Rio de Janeiro, em estúdios como o Discover Digital Estúdio, Nas Nuvens, AR Studios, Mega Studios, Cia. dos Técnicos, Impressão Digital, EG Estúdio, Estúdio Verde, Casa 3, dentre outros. Foi uma das pioneiras em edição digital no Brasil, ministrando aulas de ProTools e Gravação no IATEC, no Curso de Produção Fonográfica da Rio Música e na graduação em Produção Fonográfica da Universidade Estácio de Sá. Tem diversos artigos publicados na imprensa nacional especializada. Atua em live sound para Chico César, Luiza Possi, Filipe Catto, Cícero, Blubell, e para vários artistas independentes.  Em 2005, foi convidada a fazer parte da equipe da Classic Master, onde aprendeu com Carlos Freitas a arte de masterizar. http://collectivemastering.com/florencia/

Florencia Saravia-Akamine

Data: 27/10 – quarta

Horário: 19h ás 22h

Local: Sympla

Investimento: R$ 150

Pacote Estúdio
(Produção Musical _ Tirando o desnecessário + Masterização para Produtores )
R$ 450

Inscrições: http://bit.ly/2710florencia

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CURSO ONLINE DE PRODUÇÃO MUSICAL | TIRANDO O DESNECESSÁRIO COM VICTOR RICE

Produção Musical: Tirando o desnecessário
Por Victor Rice

Um curso rápido e prático de Produção Musical com Victor Rice, baixista e produtor renomado na Europa e nos Estados Unidos. Na primeira aula Victor irá mostrar como criar uma base usando audio, loops e/ou MIDI. A segunda e terceira aula fará edição e mixagem da criação feita na primeira. Uma ótima oportunidade para tirar todas as dúvidas sobre as necessidades da produção musical e escutar alguns exemplos de músicas para avaliação construtiva.

Plano de Aulas

Aula 1
Criação

Aula 2
Edição

Aula 3
Mixagem

Material necessário para o aluno levar nas aulas: Uma faixa em WAV/AIF/MP3 para avaliar.
Pode ser famosa ou autoral, em qualquer fase de produção – qualquer música que interessa a pessoa com perguntas técnicas.

Nível do curso: intermediário-Avançado

Público alvo: Músicos, engenheiros e produtores

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Victor Rice influenciou na criação de sons de assinatura desta era no mundo de Ska, Reggae & Dub Music. Como baixista, foi membro fundador dos Scofflaws, Stubborn All-Stars e New York Ska-Jazz Ensemble. Realizou turnês com os ícones jamaicanos Laurel Aitken e Desmond Dekker. Ao final da década de 90, era uma figura regular na maioria dos registros da Ska que saíam de NYC, como engenheiro ou produtor ou baixista. Desenvolve desde então uma técnica mixagem para Dub, pessoal, sua marca registrada até hoje. Seus trabalhos para a Easy Star Records, são apreciados por fãs de todo o mundo. Em 2000, estabeleceu-se em São Paulo, construiu seu próprio estúdio e trabalha constantemente para artistas do Brasil e do Exterior. Trabalhou com artistas brasileiros, como Elza Soares, João Donato, Ceu, Marcelo Camelo, Bixiga70 e muitos outros. Há dez anos apresenta-se solo com o Strikkly Vikkly DubSystem, onde realiza suas mixagens usando uma máquina de fita de 8 pistas, mesa de som e efeitos ao vivo.

Data: 06, 13 e 20/10 – quartas-feiras, das 19h às 22h

Local: Sympla Streaming

Investimento:
R$ 350

Pacote Estúdio
(Produção Musical _ Tirando o desnecessário + Masterização para Produtores )
R$ 450

Inscrições: http://bit.ly/0610rice

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