DURAÇÃO, MEMÓRIA E CRIAÇÃO EM BERGSON, COM PRIMEIRA AULA GRATUITA

A transmissão da PRIMEIRA AULA GRATUITA será na segunda-feira, 05/10, às 20h. A gravação do vídeo estará disponível até domingo, 11/10.

 

A partir de 05/10, durante 6 aulas às segundas, com a primeira aula GRATUITA, serão expostos os conceitos mais importantes sobre DURAÇÃO, MEMÓRIA E CRIAÇÃO EM BERGSON: a distinção entre inteligência, instinto e intuição; a conservação e atualização do passado; a contemplação das imagens; a experiência da duração; a emoção criadora e o esforço de invenção.
SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 12/10)
Valor: R$ 149,00
Opções de pagamento:
1. Via PagSeguro (cartão de crédito, débito online ou boleto), com opção de parcelamento em até 12x no cartão de crédito.
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento.
2. Via depósito bancário (Itaú ou Banco do Brasil). Solicite os dados bancários pelo e-mail filosofia@amauriferreira.com
👉 Inscrição SOMENTE até segunda, 12/10. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas seguintes serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula.
SOBRE O CURSO ONLINE
 
Duração: 6 aulas, às segundas, de 05/10 a 09/11
Horário: das 20h às 22h30 (exceto a primeira aula, que será das 20h às 22h)
➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
➜ A aulas serão transmitidas ao vivo, com opção de perguntas pelo chat.
➜ Quem não pode assistir ao vivo, não há problema, pois todos os alunos terão acesso ilimitado aos vídeos durante 60 dias, após a transmissão de cada aula (exceto a primeira aula, que estará disponível por 6 dias).
➜ Os alunos receberão por e-mail os áudios de todas as aulas (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado) e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.).
➜ Cada aula é dividida em quatro partes (exceto a primeira aula, que será dividida em duas partes): na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos alunos por meio do chat.
➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 15 horas.
Para Henri Bergson, a adaptação às exigências da vida social nos submete aos mais diversos estímulos que reforçam o nosso mecanismo sensório-motor (principalmente por um determinado uso das inovações tecnológicas), nos separando dos momentos de contemplação das imagens que permitem que haja a experiência do tempo real. No entanto, quando suspendemos o mecanismo sensório-motor, podemos finalmente agir livremente por retomarmos a posse de nós mesmos na pura duração, onde há ininterruptas e irreversíveis mudanças qualitativas e, além disso, o despertar da intuição da vida como impulso criador.
Aula 1: Apresentação geral do curso (aula gratuita).
Aula 2: A percepção como seleção de imagens; cérebro e ação; a conservação do passado e o auxílio mútuo entre o hábito e a memória.
Aula 3: O reconhecimento habitual e atento das imagens.
Aula 4: A duração e a superação dos dualismos extenso-inextenso, quantidade-qualidade e necessidade-liberdade.
Aula 5: O impulso vital e a distinção entre inteligência e instinto; a intuição, a emoção criadora e o esforço de invenção.
Aula 6: A pressão social: moral fechada e religião estática; o impulso de amor: moral aberta e religião dinâmica; a relação entre a invenção mecânica e a experiência mística.
Dúvidas? 
Entre em contato conosco pelo email 
AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros “Simplicidade Impessoal” e “Singularidades Criadoras”. É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com

OFICINA ONLINE: CRIAÇÃO MUSICAL – A IMPROVISAÇÃO COMO ESSÊNCIA NO LAB MUNDO PENSANTE

[Oficina Online]
Criação musical – a Improvisação como Essência
Por Guizado
“A primavera cria, o verão faz crescer: isto é amor. O outono colhe, o inverno protege no celeiro: isto é justiça. O amor corresponde à música, a justiça corresponde aos ritos.”
Sabedoria oriental Li Chi (Livro dos Ritos) – tradução: Richard Wilhelm
Partir do princípio de que a musicalidade não é propriedade de indivíduos, mas sim, um atributo
essencial da espécie humana, um ser que para sua plena realização precisa expressar-se em notas musicais, seja para si mesmo, ou para o mundo. O ser humano requer música para realizar-se plenamente. Esta dimensão da nossa humanidade tem se mantido largamente a sombra do pensamento ocidental. Este é o tempo de trazê-la a luz.
Nesse curso, na ideia é que através de experiências práticas de improvisação livre possamos traçar caminhos ao encontro da música primordial, e contemplar a criação musical como uma concernência de todos. Longe da ideia de palcos, pódios, rádios, toca discos. Ir ao encontro da música, sem esperar que ela venha de encontro a nós.
Usaremos a tecnologia ao nosso favor, criaremos sinais para nos compreendemos dentro de uma comunicação não verbal, faremos da latência e das distorções de nossos computadores uma ferramenta sonora.
Gravaremos essas sessões e a cada encontro iremos sobrepor mais e mais camadas de som, obtendo como resultado dessas experiências e encontros, múltiplas gravações resultantes de nossas sobreposições de sonoras.
Plano de Aulas
Aula 1 – Ideias e Formas de Improvisação Livre
A ) Apresentação – uma breve conversa para conhecer os participantes, e entender um pouco do perfil de cada um.
B ) O que é um set musical de improvisação, aprenda a criar o seu.
C ) Expandindo o olhar sobre os objetos, eles tem mais sons do que parecem.
D ) treinando improvisação livre e comunicação não verbal em três práticas:
1 – Regência guiada por sinais pré-estabelecidos
2 – Pergunta e resposta
3 – Escutando o silêncio
E ) Sessão de improvisação livre
Colocando em prática os três conceitos:
1 – Regência pelos sinais
2 – Pergunta e resposta
3 – Escutar o silêncio.
Aula 2 – Encontrando sua voz
A ) Propor um diálogo acerca dos conceitos de musicalidade.
B ) Apreciação musical com amostras de vídeo e áudio.
C ) Sessão de improvisação livre.
Objetivos:
1 – Explorar de forma mais aprofundada as possibilidades
do set musical de cada aluno.
2 – Gravar experimentos musicais.
3 – Incorporar dentro das sessões de improvisação, os conceitos aprendidos até aqui, de forma mais fluida e natural.
Aula 3- Improvisando a criação
A ) Primeiros passos rumo a experiências eletrônicas com seu set musical.
Explorando as possibilidades do nosso set musical, e como a eletrônica pode ser aplicada de forma simples e criativa dentro de um set. Entendendo um pouco sobre circuit bending, no
input mixing e drones.
B ) Falarei um pouco sobre meus processos pessoais de criação.
C ) Apresentação do pocket de improvisação livre (Cosmic Flow)
Material necessário para o aluno levar nas aulas: Cada aluno deve pensar em seu set musical. Esse é um ponto muito importante do curso. O aluno pode trazer desde instrumentos convencionais como tambores, violão, instrumentos de sopro, softwares de áudio, como papel,
água, pedras, vidros, madeiras… o ato da criação do set musical já é um exercício de criatividade e uma expansão do olhar para as coisas, um olhar mais musical.
Nível do curso : o curso abrange desde de pessoas sem formação musical até músicos profissionais.
Pré-requisito para o aluno participar do curso: interesse
Público alvo : Pessoas que buscam ampliar e refletir seu entendimento do que vem a musicalidade. aplicar isso ao seu desenvolvimento como ser.
_________________________
Guizado está entre os nomes mais celebrados da ótima safra da música independente brasileira. O trompetista e compositor segue se superando na arte de mesclar elementos sonoros orgânicos com sintetizadores e outras programações eletrônicas. Seu estilo hoje é referência no país.
Data:  12, 19 e 26/10 – segunda-feira, das 19h às 22h
Local: Sympla
Investimento:
Curso completo: R$ 180
Aula Avulsa: R$ 70
Inscrições: http://bit.ly/outubroimprov
Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante

OFICINA ONLINE: CRIAÇÃO MUSICAL – A IMPROVISAÇÃO COMO ESSÊNCIA NO LAB MUNDO PENSANTE

[Oficina Online]
Criação musical – a Improvisação como Essência
Por Guizado
“A primavera cria, o verão faz crescer: isto é amor. O outono colhe, o inverno protege no celeiro: isto é justiça. O amor corresponde à música, a justiça corresponde aos ritos.”
Sabedoria oriental Li Chi (Livro dos Ritos) – tradução: Richard Wilhelm
Partir do princípio de que a musicalidade não é propriedade de indivíduos, mas sim, um atributo
essencial da espécie humana, um ser que para sua plena realização precisa expressar-se em notas musicais, seja para si mesmo, ou para o mundo. O ser humano requer música para realizar-se plenamente. Esta dimensão da nossa humanidade tem se mantido largamente a sombra do pensamento ocidental. Este é o tempo de trazê-la a luz.
Nesse curso, na ideia é que através de experiências práticas de improvisação livre possamos traçar caminhos ao encontro da música primordial, e contemplar a criação musical como uma concernência de todos. Longe da ideia de palcos, pódios, rádios, toca discos. Ir ao encontro da música, sem esperar que ela venha de encontro a nós.
Usaremos a tecnologia ao nosso favor, criaremos sinais para nos compreendemos dentro de uma comunicação não verbal, faremos da latência e das distorções de nossos computadores uma ferramenta sonora.
Gravaremos essas sessões e a cada encontro iremos sobrepor mais e mais camadas de som, obtendo como resultado dessas experiências e encontros, múltiplas gravações resultantes de nossas sobreposições de sonoras.
Plano de Aulas
Aula 1 – Ideias e Formas de Improvisação Livre
A ) Apresentação – uma breve conversa para conhecer os participantes, e entender um pouco do perfil de cada um.
B ) O que é um set musical de improvisação, aprenda a criar o seu.
C ) Expandindo o olhar sobre os objetos, eles tem mais sons do que parecem.
D ) treinando improvisação livre e comunicação não verbal em três práticas:
1 – Regência guiada por sinais pré-estabelecidos
2 – Pergunta e resposta
3 – Escutando o silêncio
E ) Sessão de improvisação livre
Colocando em prática os três conceitos:
1 – Regência pelos sinais
2 – Pergunta e resposta
3 – Escutar o silêncio.
Aula 2 – Encontrando sua voz
A ) Propor um diálogo acerca dos conceitos de musicalidade.
B ) Apreciação musical com amostras de vídeo e áudio.
C ) Sessão de improvisação livre.
Objetivos:
1 – Explorar de forma mais aprofundada as possibilidades
do set musical de cada aluno.
2 – Gravar experimentos musicais.
3 – Incorporar dentro das sessões de improvisação, os conceitos aprendidos até aqui, de forma mais fluida e natural.
Aula 3- Improvisando a criação
A ) Primeiros passos rumo a experiências eletrônicas com seu set musical.
Explorando as possibilidades do nosso set musical, e como a eletrônica pode ser aplicada de forma simples e criativa dentro de um set. Entendendo um pouco sobre circuit bending, no
input mixing e drones.
B ) Falarei um pouco sobre meus processos pessoais de criação.
C ) Apresentação do pocket de improvisação livre (Cosmic Flow)
Material necessário para o aluno levar nas aulas: Cada aluno deve pensar em seu set musical. Esse é um ponto muito importante do curso. O aluno pode trazer desde instrumentos convencionais como tambores, violão, instrumentos de sopro, softwares de áudio, como papel,
água, pedras, vidros, madeiras… o ato da criação do set musical já é um exercício de criatividade e uma expansão do olhar para as coisas, um olhar mais musical.
Nível do curso : o curso abrange desde de pessoas sem formação musical até músicos profissionais.
Pré-requisito para o aluno participar do curso: interesse
Público alvo : Pessoas que buscam ampliar e refletir seu entendimento do que vem a musicalidade. aplicar isso ao seu desenvolvimento como ser.
_________________________
Guizado está entre os nomes mais celebrados da ótima safra da música independente brasileira. O trompetista e compositor segue se superando na arte de mesclar elementos sonoros orgânicos com sintetizadores e outras programações eletrônicas. Seu estilo hoje é referência no país.
Data:  12, 19 e 26/10 – segunda-feira, das 19h às 22h
Local: Sympla
Investimento:
Curso completo: R$ 180
Aula Avulsa: R$ 70
Inscrições: http://bit.ly/outubroimprov
Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante

OFICINA ONLINE: CRIAÇÃO MUSICAL – A IMPROVISAÇÃO COMO ESSÊNCIA NO LAB MUNDO PENSANTE

[Oficina Online]
Criação musical – a Improvisação como Essência
Por Guizado
“A primavera cria, o verão faz crescer: isto é amor. O outono colhe, o inverno protege no celeiro: isto é justiça. O amor corresponde à música, a justiça corresponde aos ritos.”
Sabedoria oriental Li Chi (Livro dos Ritos) – tradução: Richard Wilhelm
Partir do princípio de que a musicalidade não é propriedade de indivíduos, mas sim, um atributo
essencial da espécie humana, um ser que para sua plena realização precisa expressar-se em notas musicais, seja para si mesmo, ou para o mundo. O ser humano requer música para realizar-se plenamente. Esta dimensão da nossa humanidade tem se mantido largamente a sombra do pensamento ocidental. Este é o tempo de trazê-la a luz.
Nesse curso, na ideia é que através de experiências práticas de improvisação livre possamos traçar caminhos ao encontro da música primordial, e contemplar a criação musical como uma concernência de todos. Longe da ideia de palcos, pódios, rádios, toca discos. Ir ao encontro da música, sem esperar que ela venha de encontro a nós.
Usaremos a tecnologia ao nosso favor, criaremos sinais para nos compreendemos dentro de uma comunicação não verbal, faremos da latência e das distorções de nossos computadores uma ferramenta sonora.
Gravaremos essas sessões e a cada encontro iremos sobrepor mais e mais camadas de som, obtendo como resultado dessas experiências e encontros, múltiplas gravações resultantes de nossas sobreposições de sonoras.
Plano de Aulas
Aula 1 – Ideias e Formas de Improvisação Livre
A ) Apresentação – uma breve conversa para conhecer os participantes, e entender um pouco do perfil de cada um.
B ) O que é um set musical de improvisação, aprenda a criar o seu.
C ) Expandindo o olhar sobre os objetos, eles tem mais sons do que parecem.
D ) treinando improvisação livre e comunicação não verbal em três práticas:
1 – Regência guiada por sinais pré-estabelecidos
2 – Pergunta e resposta
3 – Escutando o silêncio
E ) Sessão de improvisação livre
Colocando em prática os três conceitos:
1 – Regência pelos sinais
2 – Pergunta e resposta
3 – Escutar o silêncio.
Aula 2 – Encontrando sua voz
A ) Propor um diálogo acerca dos conceitos de musicalidade.
B ) Apreciação musical com amostras de vídeo e áudio.
C ) Sessão de improvisação livre.
Objetivos:
1 – Explorar de forma mais aprofundada as possibilidades
do set musical de cada aluno.
2 – Gravar experimentos musicais.
3 – Incorporar dentro das sessões de improvisação, os conceitos aprendidos até aqui, de forma mais fluida e natural.
Aula 3- Improvisando a criação
A ) Primeiros passos rumo a experiências eletrônicas com seu set musical.
Explorando as possibilidades do nosso set musical, e como a eletrônica pode ser aplicada de forma simples e criativa dentro de um set. Entendendo um pouco sobre circuit bending, no
input mixing e drones.
B ) Falarei um pouco sobre meus processos pessoais de criação.
C ) Apresentação do pocket de improvisação livre (Cosmic Flow)
Material necessário para o aluno levar nas aulas: Cada aluno deve pensar em seu set musical. Esse é um ponto muito importante do curso. O aluno pode trazer desde instrumentos convencionais como tambores, violão, instrumentos de sopro, softwares de áudio, como papel,
água, pedras, vidros, madeiras… o ato da criação do set musical já é um exercício de criatividade e uma expansão do olhar para as coisas, um olhar mais musical.
Nível do curso : o curso abrange desde de pessoas sem formação musical até músicos profissionais.
Pré-requisito para o aluno participar do curso: interesse
Público alvo : Pessoas que buscam ampliar e refletir seu entendimento do que vem a musicalidade. aplicar isso ao seu desenvolvimento como ser.
_________________________
Guizado está entre os nomes mais celebrados da ótima safra da música independente brasileira. O trompetista e compositor segue se superando na arte de mesclar elementos sonoros orgânicos com sintetizadores e outras programações eletrônicas. Seu estilo hoje é referência no país.
Data:  12, 19 e 26/10 – segunda-feira, das 19h às 22h
Local: Sympla
Investimento:
Curso completo: R$ 180
Aula Avulsa: R$ 70
Inscrições: http://bit.ly/outubroimprov
Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante

CURSO ONLINE: COMO PRODUZIR E LANÇAR DISCOS E CLIPES INDEPENDENTES NO MUNDO PENSANTE

Curso Online: Como produzir e lançar discos e clipes independentes
Por Tatá Aeroplano
Nesse curso Tatá Aeroplano irá compartilhar sobre sua trajetória profissional, contando como gravar, produzir e lançar discos independentes.
Plano de Aulas
Aula 1
Módulo I
Como viver de música nos dias de hoje
Compartilha como administra os lançamentos dos seus discos e como seus projetos se tornaram financeiramente viáveis. Contando suas experiências e estratégias recentes com as redes sociais e o mercado independente.
1 – A experiência com selos
Aeroplano fala sobre sua parceria, experiências e aprendizados junto aos selos Phonobase e Reco Head no lançamento dos seus discos.
2 – Importância de ter o próprio site, canal de youtube e divulgação nas redes sociais
Alimentar as redes com conteúdo autoral de maneira não viral
3 – Interação dos novos artistas com a mídia digital e redes sociais.
Relato de casos de artistas da nova geração que trabalham legal com as mídias digitais e redes sociais. Fala da importância dos Blogs e jornalistas que trabalham em sites e mídia impressa gerando conteúdo cultural.
Módulo II
Tatá mostra como se organizou financeiramente para viabilizar o lançamento dos seus últimos discos contando experiências vividas com o lançamento dos seus cinco últimos discos.
Exibição de planilhas contendo dados de vendas diretas pelo site, distribuição digital e em lojas
Módulo III
Mostra passo a passo como trabalha seus discos depois do lançamento. A importância de tocar em lugares diversos com estruturas diferentes. Casa de shows, festivais, apresentações nas unidades do SESC, projetos especiais, como fatores fundamentais de formação de público e circulação. Para isso, mostrará as tours de alguns de seus discos, lugares que se apresentou e feedbacks dessas experiências.
Também aborda questões técnicas envolvendo o lançamento de um disco como:
– gerar ISRC
– editoras
– sociedades arrecadadoras
Aula 2
Módulo IV
Bastidores das Gravações dos Discos “Vamos Pro Quarto” – Cérebro Eletrônico e Step Psicodélico. Conta como nasceu o quarto disco da banda Cérebro Eletrônico.
1- Imersão no sítio
2- Gravação do disco no estúdio Submarino Fantástico
3 – Show do disco “Vamos Pro Quarto”
Módulo V
Bastidores das Gravações do Disco “Aladins Bakunins” – Frito Sampler. Tatá Aeroplano conta como nasceu o disco do seu heterônimo, Frito Sampler, que era vocalista da banda Jumbo Elektro e como foi importante, produzir e gravar em parceria com Junior Boca, a trilha sonora do longa metragem “De Menor” para viabilizar a gravação do disco do Frito Sampler. A importância do cinema e da literatura no desenvolvimento desse personagem. Esse disco também foi gravado no estúdio Submarino Fantástico, em parceria com o produtor e músico Otávio Carvalho. Tatá falará do custo do total do disco e de como trabalha atualmente para obter retorno financeiro do que investiu no disco.
Módulo VI
Bastidores da gravação do videoclipe da canção “Cores No Quarto”, presente no álbum “Alma de Gato”, que teve direção de Luiz Romero. Tatá conta suas experiências recentes como diretor dos clipes do Frito Sampler, bem como conta um pouco do processo de gravação e produção desses dois vídeos. Os dois clipes do Frito Sampler foram editados por Tatá com custos muito baixos gravados no sítio da família na vila do Passa Três em Tuiuti.
___________________________________
Tatá Aeroplano é músico, compositor, DJ e agitador cultural da atual cena musical paulista. Vocalista das bandas Cérebro Eletrônico e Zeroum, também integra o grupo musical Frame Circus, especializado em criar trilha sonoras originais para filmes mudos.
Com as bandas Cérebro Eletrônico e Jumbo Elektro, se apresentou na Europa e lançou dois elogiados discos “Freak to Meet You” -2004 e “Terrorist!?” – 2009. A banda Cérebro Eletrônico já gravou quatro álbuns: “Onda Híbrida Ressonante” em 2004, “Pareço Moderno” em 2008 “Deus e o Diabo no Liquidificador” -2010 e Vamos Pro Quarto – 2014. Em 2012 lançou seu primeiro trabalho solo, produzido por Dustan Gallas e Junior Boca. Em Agosto de 2014 lança seu segundo disco solo intitulado Na Loucura e Na Lucidez, também produzido por Dustan e Boca, essa parceria se estende desde então com os lançamentos dos discos Step Psicodélico (2016), Vida Ventureira (2017) em parceria com a Bárbara Eugenia e Alma de Gato lançado em 2018.
Como DJ, toca nas principais casas de show de São Paulo e foi residente 13 anos na festa On The Rocks no Clube D-edge. Tatá realiza o projeto de Oficinas Lúdicas desde 2001 em unidades do SESC, Centro Cultural Banco do Brasil, projeto TIM Música nas Escolas, Teatro de Bolso do IV Mundo Festival Ferve entre outros.
Data: 28 e 30/09 – segunda e quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Sympla
Investimento: R$ 100

Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:

https://www.facebook.com/labmundopensante

www.instagram.com/labmundopensante


CURSO ONLINE: PRODUÇÃO MUSICAL | ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS NO LAB MUNDO PENSANTE

Acompanhamento de Projetos
Por Florencia Akamine, João Meirelles, Jovem Palerosi e Victor Rice
Oficina prática de produção musical. Durante o processo, vamos criar um produção do zero. Faremos um exercício de produção musical a partir de um roteiro com 4 etapas pelas quais caminharemos juntos na criação completa de composições inéditas nesse período de um mês com cada professor especializado.
Cada aula será focada em uma das etapas da produção musical, desde as primeiras escolhas conceituais e técnicas até a finalização – mixagem e masterização – e planejamento de lançamento, público alvo, plataformas, etc.
Serão ministradas aulas expositivas de 2 horas duração e trabalhos que cada participante deverá desenvolver em casa. As aulas serão uma vez por semana, permitindo um tempo para cada um trabalhar na sua produção: criação de sua própria coleção de sons e presets (sound design); composição e arranjo; edição; mixagem e masterização.
Essa oficina foca nas demandas dos participantes, auxiliando no desenvolvimento dos projetos que o artista já desenvolve ou pensa em desenvolver aplicando o conhecimentos adquiridos nos longo do curso do trimestral.
Atravessaremos cada etapa da produção musical juntos, ouvindo e comentando as produções de cada participante afim de crescermos a partir da troca de informação e métodos de trabalho.
O curso vai focar em 4 etapas: sound design, composição/produção, mixagem e masterização.
Carga horária total do curso 20 horas. Divididos 10h presenciais com os professores (5 aulas de 2 horas) e 10h mínimas de trabalho que cada participante deverá realizar sozinho aos longos das semanas (2h por semana).
Plano de Aulas:
Aula 1 – Jovem Palerosi
Apresentação
Noções básicas de sound design
– Timbre
– Harmônicos e enarmonicos,
– Envelope
– Síntese
– Sample
Criação de biblioteca sonora própria: presets, pacotes de sample
Aula 2 – João Meirelles
Composição/produção
– Levantamento de ideias
– Experimentação a partir da performance musical
– Improvisação como método de criação
– Forma
– Narrativa de timbres
Aula 3 – Victor Rice
Mixagem
– Equilíbrio de volumes e pan
– Equilíbrio de frequência
– Compressores e saturadores
– Processamento paralelo
– Efeitos
Aula 4 – Florencia Akamine
– Masterizacao
– “observar” a mix;
– processadores de dinâmica
– Equalizadores
– Padröes de entrega técnica
Aula 5 – Florencia Akamine, João Meirelles, Jovem Palerosi e Victor Rice
Amostra do resultado de todos
Comentário aberto sobre cada produção
Troca de ideias sobre expectativas, público alvo, plataformas, meios de difusão
_______________________________
Florencia Akamine
Há mais de 20 anos no mercado de áudio, Florencia, começou sua carreira no Rio de Janeiro, em estúdios como o Discover Digital Estúdio, Nas Nuvens, AR Studios, Mega Studios, Cia. dos Técnicos, Impressão Digital, EG Estúdio, Estúdio Verde, Casa 3, dentre outros. Foi uma das pioneiras em edição digital no Brasil, ministrando aulas de ProTools e Gravação no IATEC, no Curso de Produção Fonográfica da Rio Música e na graduação em Produção Fonográfica da Universidade Estácio de Sá. Tem diversos artigos publicados na imprensa nacional especializada. Atua em live sound para Chico César, Luiza Possi, Filipe Catto, Cícero, Blubell, e para vários artistas independentes.  Em 2005, foi convidada a fazer parte da equipe da Classic Master, onde aprendeu com Carlos Freitas a arte de masterizar. http://collectivemastering.com/florencia/
https://proaudioclube.com/florencia-saravia-akamine/
João Milet Meirelles
Compositor, produtor musical, live electronics performer e fotógrafo, João Milet Meirelles se dedica à pesquisa do som e imagem com uma atenção especial para as texturas e timbres e suas relações temporais. Toca e produz live electronics na Baiana System. Banda formada em 2009 com extenso currículo e forte presença no novo cenário da música brasileira. Desenvolve desde 2010 seu trabalho autoral em música em performances de live electronics com composições autorais dentro do projeto Infusão. Com um single lançado em formatro lo-fi, além da produção colaborativa do álbum/zine Inter, ambos em parceria com DUNA Editora. Desde 2004 trabalha como compositor e músico de trilhas sonoras para teatro, dança e cinema.
Formação: Composição, UFBA (2004-2009); Mestrado em Interpretação e Criação Musical UFBA (2018), Áudio e Acústica, IAV (2010); Livre improvisação, ECA/USP (2010); Fotógrafo autodidata.
Jovem Palerosi
Músico, produtor musical, realizador multimídia e educador, graduado em Produção Audiovisual – Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos, possui mais de dez anos de atividade profissional. Já tocou em álbuns e shows com Craca e Dani Nega, participa da Roda de Sample, cria trilhas sonoras para diferentes linguagens, realiza oficinas de formação e é integrante da banda Meneio, tendo produzido seus dois álbuns, além de inúmeras colaborações com diversos artistas. Possui trabalho solo desde 2014, onde mistura diferentes gêneros eletrônicos com culturas regionais do Brasil e do Mundo, tendo lançado três álbuns autorais e apresentações no formato Live PA.
Victor Rice
Influenciador na criação de sons de assinatura desta era no mundo de Ska, Reggae & Dub Music. Como baixista, foi membro fundador dos Scofflaws, Stubborn All-Stars e New York Ska-Jazz Ensemble. Realizou turnês com os ícones jamaicanos Laurel Aitken e Desmond Dekker.  Ao final da década de 90, era uma figura regular na maioria dos registros da Ska que saíam de NYC, como engenheiro ou produtor ou baixista. Desenvolve desde então uma técnica mixagem para Dub, pessoal, sua marca registrada até hoje. Seus trabalhos para a Easy Star Records, são apreciados por fãs de todo o mundo. Em 2000, estabeleceu-se em São Paulo, construiu seu próprio estúdio e trabalha constantemente para artistas do Brasil e do Exterior. Trabalhou com artistas brasileiros, como Elza Soares, João Donato, Ceu, Marcelo Camelo, Bixiga70 e muitos outros. Há dez anos apresenta-se solo com o Strikkly Vikkly DubSystem, onde realiza suas mixagens usando uma máquina de fita de 8 pistas, mesa de som e efeitos ao vivo.
Datas:
Turma 1 – 17, 24/11, 01, 08 e 15/12 – terças-feiras das 19h às 21h
Turma 2 – 19, 26/11, 03, 10 e 17/12 – quintas-feiras das 19h às 21h
Local: Sympla Streaming
Investimento: R$ 350
Pacote Mensal – Novembro/Dezembro  ( Produção Musical do Estúdio para os Palcos + Acompanhamento de projetos)
R$ 550
Curso Completo – Trimestral (confira todos AQUI)
R$ 1.485,00
Inscrições:
Turma 1: http://bit.ly/1711producao
Turma 2: http://bit.ly/1911producao
Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante

CURSO ONLINE: PRODUÇÃO MUSICAL | ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS NO LAB MUNDO PENSANTE

Acompanhamento de Projetos
Por Florencia Akamine, João Meirelles, Jovem Palerosi e Victor Rice
Oficina prática de produção musical. Durante o processo, vamos criar um produção do zero. Faremos um exercício de produção musical a partir de um roteiro com 4 etapas pelas quais caminharemos juntos na criação completa de composições inéditas nesse período de um mês com cada professor especializado.
Cada aula será focada em uma das etapas da produção musical, desde as primeiras escolhas conceituais e técnicas até a finalização – mixagem e masterização – e planejamento de lançamento, público alvo, plataformas, etc.
Serão ministradas aulas expositivas de 2 horas duração e trabalhos que cada participante deverá desenvolver em casa. As aulas serão uma vez por semana, permitindo um tempo para cada um trabalhar na sua produção: criação de sua própria coleção de sons e presets (sound design); composição e arranjo; edição; mixagem e masterização.
Essa oficina foca nas demandas dos participantes, auxiliando no desenvolvimento dos projetos que o artista já desenvolve ou pensa em desenvolver aplicando o conhecimentos adquiridos nos longo do curso do trimestral.
Atravessaremos cada etapa da produção musical juntos, ouvindo e comentando as produções de cada participante afim de crescermos a partir da troca de informação e métodos de trabalho.
O curso vai focar em 4 etapas: sound design, composição/produção, mixagem e masterização.
Carga horária total do curso 20 horas. Divididos 10h presenciais com os professores (5 aulas de 2 horas) e 10h mínimas de trabalho que cada participante deverá realizar sozinho aos longos das semanas (2h por semana).
Plano de Aulas:
Aula 1 – Jovem Palerosi
Apresentação
Noções básicas de sound design
– Timbre
– Harmônicos e enarmonicos,
– Envelope
– Síntese
– Sample
Criação de biblioteca sonora própria: presets, pacotes de sample
Aula 2 – João Meirelles
Composição/produção
– Levantamento de ideias
– Experimentação a partir da performance musical
– Improvisação como método de criação
– Forma
– Narrativa de timbres
Aula 3 – Victor Rice
Mixagem
– Equilíbrio de volumes e pan
– Equilíbrio de frequência
– Compressores e saturadores
– Processamento paralelo
– Efeitos
Aula 4 – Florencia Akamine
– Masterizacao
– “observar” a mix;
– processadores de dinâmica
– Equalizadores
– Padröes de entrega técnica
Aula 5 – Florencia Akamine, João Meirelles, Jovem Palerosi e Victor Rice
Amostra do resultado de todos
Comentário aberto sobre cada produção
Troca de ideias sobre expectativas, público alvo, plataformas, meios de difusão
_______________________________
Florencia Akamine
Há mais de 20 anos no mercado de áudio, Florencia, começou sua carreira no Rio de Janeiro, em estúdios como o Discover Digital Estúdio, Nas Nuvens, AR Studios, Mega Studios, Cia. dos Técnicos, Impressão Digital, EG Estúdio, Estúdio Verde, Casa 3, dentre outros. Foi uma das pioneiras em edição digital no Brasil, ministrando aulas de ProTools e Gravação no IATEC, no Curso de Produção Fonográfica da Rio Música e na graduação em Produção Fonográfica da Universidade Estácio de Sá. Tem diversos artigos publicados na imprensa nacional especializada. Atua em live sound para Chico César, Luiza Possi, Filipe Catto, Cícero, Blubell, e para vários artistas independentes.  Em 2005, foi convidada a fazer parte da equipe da Classic Master, onde aprendeu com Carlos Freitas a arte de masterizar. http://collectivemastering.com/florencia/
https://proaudioclube.com/florencia-saravia-akamine/
João Milet Meirelles
Compositor, produtor musical, live electronics performer e fotógrafo, João Milet Meirelles se dedica à pesquisa do som e imagem com uma atenção especial para as texturas e timbres e suas relações temporais. Toca e produz live electronics na Baiana System. Banda formada em 2009 com extenso currículo e forte presença no novo cenário da música brasileira. Desenvolve desde 2010 seu trabalho autoral em música em performances de live electronics com composições autorais dentro do projeto Infusão. Com um single lançado em formatro lo-fi, além da produção colaborativa do álbum/zine Inter, ambos em parceria com DUNA Editora. Desde 2004 trabalha como compositor e músico de trilhas sonoras para teatro, dança e cinema.
Formação: Composição, UFBA (2004-2009); Mestrado em Interpretação e Criação Musical UFBA (2018), Áudio e Acústica, IAV (2010); Livre improvisação, ECA/USP (2010); Fotógrafo autodidata.
Jovem Palerosi
Músico, produtor musical, realizador multimídia e educador, graduado em Produção Audiovisual – Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos, possui mais de dez anos de atividade profissional. Já tocou em álbuns e shows com Craca e Dani Nega, participa da Roda de Sample, cria trilhas sonoras para diferentes linguagens, realiza oficinas de formação e é integrante da banda Meneio, tendo produzido seus dois álbuns, além de inúmeras colaborações com diversos artistas. Possui trabalho solo desde 2014, onde mistura diferentes gêneros eletrônicos com culturas regionais do Brasil e do Mundo, tendo lançado três álbuns autorais e apresentações no formato Live PA.
Victor Rice
Influenciador na criação de sons de assinatura desta era no mundo de Ska, Reggae & Dub Music. Como baixista, foi membro fundador dos Scofflaws, Stubborn All-Stars e New York Ska-Jazz Ensemble. Realizou turnês com os ícones jamaicanos Laurel Aitken e Desmond Dekker.  Ao final da década de 90, era uma figura regular na maioria dos registros da Ska que saíam de NYC, como engenheiro ou produtor ou baixista. Desenvolve desde então uma técnica mixagem para Dub, pessoal, sua marca registrada até hoje. Seus trabalhos para a Easy Star Records, são apreciados por fãs de todo o mundo. Em 2000, estabeleceu-se em São Paulo, construiu seu próprio estúdio e trabalha constantemente para artistas do Brasil e do Exterior. Trabalhou com artistas brasileiros, como Elza Soares, João Donato, Ceu, Marcelo Camelo, Bixiga70 e muitos outros. Há dez anos apresenta-se solo com o Strikkly Vikkly DubSystem, onde realiza suas mixagens usando uma máquina de fita de 8 pistas, mesa de som e efeitos ao vivo.
Datas:
Turma 1 – 17, 24/11, 01, 08 e 15/12 – terças-feiras das 19h às 21h
Turma 2 – 19, 26/11, 03, 10 e 17/12 – quintas-feiras das 19h às 21h
Local: Sympla Streaming
Investimento: R$ 350
Pacote Mensal – Novembro/Dezembro  ( Produção Musical do Estúdio para os Palcos + Acompanhamento de projetos)
R$ 550
Curso Completo – Trimestral (confira todos AQUI)
R$ 1.485,00
Inscrições:
Turma 1: http://bit.ly/1711producao
Turma 2: http://bit.ly/1911producao
Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante

CURSO ONLINE: OFICINA DE PRODUÇÃO MUSICAL – DO ESTÚDIO PARA OS PALCOS NO MUNDO PENSANTE

Oficina de produção musical – do estúdio para os palcos

Professor: João Milet Meirelles

Oficina de 4 dias (8h de duração total) com a proposta de apresentar os métodos de trabalho
utilizado pelo produtor musical João Milet Meirelles em seus projetos como o Baiana System,Infusão (trabalho solo) e trilhas sonoras dentro da perspectiva do músico digital. O “músico digital” é um conceito trazido por Andrew Hugill (2009) e tenta descrever o amplo espectro de músico que surge a partir das tecnologias de gravação e reprodução de áudio e que tem como principal característica o uso do timbre como expressão fundamental da composição e do
pensamento musical como um todo.
Serão destrinchados os métodos envolvem a produção musical e arranjos eletrônicos criadosno software Ableton Live e alguns hardwares como o Octatrack e sintetizadores modulares envolvendo a improvisação como método de criação, a manipulação de samples, as sínteses sonoras digitais e analógicas, organização de workflow, cuidados de mixagem. Elementos que envolvem os trabalhos a fim de iniciar um compartilhamento de informações que possa
auxiliar os participantes em seus próprios projetos. A ideia é que os participantes, que se interessem, possam também compartilhar seus processos e dúvidas, ampliando ainda mais a troca de informação.

Plano de Aulas

Aula 1

– Introdução e apresentação: breve apresentação dos projetos de João Milet Meirelles e suas diferentes métodos de trabalho – produção de bases e live electronics na banda Baiana System, improvisação em live electronics como processo criativo nos trabalhos autorais como o Infusão e trilhas sonoras.
– Apresentação métodos de produção de estúdio em software e hardware:
– Organização de workflow.
– “Decalque Sonoro”: uso de referências (samples, músicas, ritmos…) como ponto de partida para criação.
– Improvisação em “live electronics” como método de criação.

Os exemplos serão demonstrados no software Ableton Live, mas o curso não se limita aos seus usuários – aqui a ideia é trazer fundamentos que são amplamente usados pelos músicos digitais de diferentes instrumentos e ferramentas.

Aula 2

– Apresentação de técnicas de sound design e técnicas de produção em software e hardware
– Manipulação de samples
– Sínteses sonoras digitais e analógicas

Aula 3

– Finalização da produção: cuidados de mixagem, equilibrio de frequencias, preenchimento do espaço sonoro.

Aula 4

– Preparação de produções “prontas” para a performance ao vivo: organização e adaptação dos materiais para o ambiente dos palcos.

__________________

João Milet Meirelles
Compositor, produtor musical, live electronics performer e fotógrafo, João Milet Meirelles se dedica à pesquisa do som e imagem com uma atenção especial para as texturas e timbres e suas relações temporais. Toca e produz live electronics na Baiana System. Banda formada em 2009 com extenso currículo e forte presença no novo cenário da música brasileira. Desenvolve desde 2010 seu trabalho autoral em música em performances de live electronics com composições autorais dentro do projeto Infusão. Com um single lançado em formatro lo-fi, além da produção colaborativa do álbum/zine Inter, ambos em parceria com DUNA Editora. Desde 2004 trabalha como compositor e músico de trilhas sonoras para teatro, dança e cinema.
Formação: Composição, UFBA (2004-2009); Mestrado em Interpretação e Criação Musical UFBA (2018), Áudio e Acústica, IAV (2010); Livre improvisação, ECA/USP (2010); Fotógrafo autodidata.


Data: 03, 05, 10 e 12/11 – ter e qui

Horário: 19h as 21h

Local: Sympla

Investimento:  R$ 250
Pacote Mensal – Novembro (Produção musical – do estúdio para os palcos + Acompanhamento de projetos Turma I ou Turma II)
R$ 550
Curso Completo – Trimestral (confira todos AQUI)
R$ 1.485,00

Inscrições: http://bit.ly/0311producao


Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante


CURSO ONLINE: MASTERIZAÇÃO PARA PRODUTORES NO MUNDO PENSANTE

Masterização para produtores
Professora: Florencia Akamine
Um curso para viabilizar a finalização correta de áudio para produções que não serão levadas a estúdios específicos de masterização. Serão abordados os conceitos básicos de masterização de áudio, os parâmetros corretos para diversas plataformas de distribuição, as ferramentas mais acessíveis para os pequenos produtores;
Material necessário: laptop com qualquer DAW instalada, fones de ouvido vedados (externos, de preferência), carregador do laptop, mouse ou trackball, mousepad (se necessário).
Pré-requisito: workshop de mixagem, noções intermediárias de áudio. Não é um curso básico.
__________________
Há mais de 20 anos no mercado de áudio, Florencia, começou sua carreira no Rio de Janeiro, em estúdios como o Discover Digital Estúdio, Nas Nuvens, AR Studios, Mega Studios, Cia. dos Técnicos, Impressão Digital, EG Estúdio, Estúdio Verde, Casa 3, dentre outros. Foi uma das pioneiras em edição digital no Brasil, ministrando aulas de ProTools e Gravação no IATEC, no Curso de Produção Fonográfica da Rio Música e na graduação em Produção Fonográfica da Universidade Estácio de Sá. Tem diversos artigos publicados na imprensa nacional especializada. Atua em live sound para Chico César, Luiza Possi, Filipe Catto, Cícero, Blubell, e para vários artistas independentes. Em 2005, foi convidada a fazer parte da equipe da Classic Master, onde aprendeu com Carlos Freitas a arte de masterizar. http://collectivemastering.com/florencia/
https://proaudioclube.com/florencia-saravia-akamine/
Data: 29/10 – quinta
Horário: 19h às 22h
Local: Sympla
Investimento: R$ 120
Pacote Mensal – Outubro (Ableton Live Intermediário  + masterização + Produção Musical)
R$ 550
Curso Completo – Trimestral (confira todos AQUI)
R$ 1.485,00

Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:

https://www.facebook.com/labmundopensante

www.instagram.com/labmundopensante


CURSO ONLINE: PRODUÇÃO MUSICAL: TIRANDO O DESNECESSÁRIO NO MUNDO PENSANTE

Produção Musical: Tirando o desnecessário

Professor: Victor Rice

Um curso rápido e prático de Produção Musical com Victor Rice, baixista e produtor renomado na Europa e nos Estados Unidos. Na primeira aula Victor irá montar um set básico de gravação e executar com a turma uma gravação. A segunda e terceira aula fará edição e mixagem da gravação feita na primeira. Uma ótima oportunidade para tirar todas as dúvidas sobre as necessidades da produção musical e escutar alguns exemplos de músicas para avaliação construtiva.

Plano de Aulas

Aula 1
Gravação

Aula 2
Edição

Aula 3
Mixagem

Material necessário para o aluno levar nas aulas: Uma faixa em WAV/AIF/MP3 num pendrive. Pode ser famosa ou autoral, em qualquer fase de produção – qualquer música que interessa a pessoa com perguntas técnicas.

Nível do curso :intermediário-Avançado

Público alvo: Músicos, engenheiros e produtores

___________________________

Victor Rice tem influenciado na criação de sons de assinatura desta era no mundo de Ska, Reggae & Dub Music. Como baixista, foi membro fundador dos Scofflaws, Stubborn All-Stars e New York Ska-Jazz Ensemble. Realizou turnês com os ícones jamaicanos Laurel Aitken e Desmond Dekker. Ao final da década de 90, era uma figura regular na maioria dos registros da Ska que saíam de NYC, como engenheiro ou produtor ou baixista. Desenvolve desde então uma técnica mixagem para Dub, pessoal, sua marca registrada até hoje. Seus trabalhos para a Easy Star Records, são apreciados por fãs de todo o mundo. Em 2000, estabeleceu-se em São Paulo, construiu seu próprio estúdio e trabalha constantemente para artistas do Brasil e do Exterior. Trabalhou com artistas brasileiros, como Elza Soares, João Donato, Ceu, Marcelo Camelo, Bixiga70 e muitos outros. Há dez anos apresenta-se solo com o Strikkly Vikkly DubSystem, onde realiza suas mixagens usando uma máquina de fita de 8 pistas, mesa de som e efeitos ao vivo.

Data: 20, 22 e 27/10 _ ter e qui

Horário: 19h às 21h

Local: sympla

Investimento: R$ 250
Pacote Mensal – Outubro (Ableton Intermediário + Produção Musical + Masterização)
R$ 550
Curso Completo – Trimestral (confira todos AQUI)
R$ 1.485,00

Inscrições: http://bit.ly/2010producao


Lab Mundo Pensante
WhatsApp:. 11 952222661
www.mundopensante.com.br
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante
www.instagram.com/labmundopensante