Curso: Comunicação Não-Violenta (CNV) no Lab Mundo Pensante

[Curso] Comunicação Não-Violenta (CNV) _ A arte de lidar com conflitos

Professora: Karoline Rempel

O curso apresenta uma introdução aos princípios e práticas da Comunicação Não Violenta (CNV), abordagem sistematizada pelo psicólogo e educador norte-americano Marshall Rosenberg que está intimamente alinhada com os princípios da não-violência de Gandhi e da cultura de paz.

Acompanhado de práticas individuais, em grupo ou em duplas, serão abordados neste curso os usos e efeitos da CNV em momentos onde construímos uma relação, fazemos a manutenção de uma relação e quando precisamos reparar uma relação ou enfrentar um conflito.

A CNV atua no equilíbrio entre dois eixos: o da coragem de ser assertivo e comunicar aquilo que incomoda e o da consideração e da empatia, que é procurar perceber de onde o outro parte para pensar, sentir ou agir de determinada maneira. O convite é cultivar a intenção de um olhar gentil e atento para si e para o outro e perceber o que acontece com a comunicação após essa conexão mais profunda. O curso é um laboratório de experimentações de conexão, diálogo e transformação de conflito.

Desenvolver esta consciência da Comunicação Não Violenta CNV pode beneficiar suas relações no ambiente de trabalho, na família, na relação com seus amigos e também com seus filhos, assim como na relação entre terapeuta e paciente e, claro, beneficiar diretamente na conexão e diálogo com você mesmo.

Plano de aula

Encontro 1: O que é Comunicação Não-violenta? Apresentação dos elementos básicos, a intenção e os 4 principais ingredientes da CNV: observar em vez de julgar, distinguir entre sentimentos e opiniões, reconhecer necessidades humanas universais e fazer a distinção destas para as estratégias controladoras que muitas vezes utilizamos e, fazer pedidos em vez de exigências ou ameaças.

Encontro 2: A importância da escuta profunda, empatia e auto-observação. Investigação de pressupostos que determinam nossas reações e como podemos desenvolver e cultivar maior equilíbrio emocional frente a adversidades. Roda de empatia e meditação para autocompaixão como estratégias para permitir uma melhor investigação de si mesmo/mesma.

Encontro 3: Atividades com o jogo “GROK”, jogo de cartas baseado na CNV para aprofundar na investigação de sentimentos e necessidades. Como reagir a uma crítica ou mensagem difícil? Conduzir conversas e discussões difíceis de uma maneira construtiva. Atividades em duplas ou grupo aplicando os fundamentos da CNV a situações pessoais cotidianas.

Encontro 4: Como aplicar a CNV à prática de feedback: celebrando e enlutando. Como os 4 elementos da CNV podem nos ajudar a ter mais segurança ao nos comunicarmos com pessoas desafiadoras? Práticas de diálogos desafiadores (role-plays).

Sobre a docente:

Karoline Rempel é formada em Ciências Sociais e é pós-graduada em Meio Ambiente e Sociedade, onde se aprofundou em metodologias dialógicas e participação. Pesquisa e pratica a Comunicação Não-Violenta desde 2010. A CNV a levou a investigar e estudar outras ferramentas de cooperação e diálogo como jogos cooperativos, dragon dreaming, art of hosting, sociocracia, entre outros. É professora de yoga há 10 anos e vê em sua filosofia uma grande aliada para uma comunicação assertiva. Facilita workshops de CNV desde 2012 e percebe sua relevância tanto no meio empresarial, no terceiro setor e no público em geral.

Data: 04, 06, 11 e 13/02 – terças e quintas das 19h às 22h

Investimento:
R$ 480 _ até 21/01
R$ 530 _ após 21/01

.:: Inscrições: https://www.eventbrite.com.br/e/0402-curso-comunicacao-nao-violenta-no-lab-mundo-pensante-registration-86833632733

.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, segunda a sexta das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista

> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)


Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
WhatsApp:. 11952222661
www.mundopensante.com.br


Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/


ENCONTRO FILOSÓFICO: ANTI-ÉDIPO DE DELEUZE & GUATTARI NO LAB MP

[Encontro filosófico] ANTI-ÉDIPO DE DELEUZE & GUATTARI

Professor: Amauri Ferreira

Data: 14/02 – sexta-feira, das 20h às 22h

carga horária: 2h

Investimento:

R$ 50,00 no pagamento antecipado através da Eventbrite: http://bit.ly/1402antiedipo

R$ 60,00 no pagamento no local (somente à vista no cartão de débito ou dinheiro).

Nesta opção a inscrição é feita na aula.

No encontro filosófico de 14/02 serão expostos os conceitos mais importantes sobre o ANTI-ÉDIPO DE DELEUZE & GUATTARI: a neurose, a perversão e a psicose; as máquinas desejantes e as linhas de fuga criadoras; as tarefas da esquizoanálise.

O livro INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE BERGSON será distribuído gratuitamente aos participantes do evento.

A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, “O Anti-Édipo”, é marcada por uma nova teoria do desejo e do inconsciente. Como alternativa à representação tradicional do inconsciente (Édipo como dogma), Deleuze & Guattari não dissociam o desejo do processo de uma linha de fuga criadora, traçada pelas máquinas desejantes. Em razão das exigências do mercado, o desejo é separado desse processo, subordinado a um sistema de repressão-recalcamento que o desintensifica. Portanto, o problema clínico e político da teoria de Deleuze & Guattari é devolver ao desejo o processo que o intensifica, permitindo a criação de novos modos de existência.

* O evento é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.

* Haverá certificado de participação (carga horária de 2 horas).

* A aula é dividida em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos alunos.

* Os participantes receberão por e-mail o áudio da aula (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado).

AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros “Simplicidade Impessoal” e “Singularidades Criadoras”. É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com

Lab Mundo Pensante

Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP

Tel:. 5082-2657

WhatsApp:. 11952222661

www.mundopensante.com.br

Curta nossa fanpage e receba atualizações:

https://www.facebook.com/labmundopensante/


CURSO: MENTE, CORPO E AFETOS EM SPINOZA NO LAB MUNDO PENSANTE

Curso MENTE, CORPO E AFETOS EM SPINOZA

Professor: Amauri Ferreira

A partir de 05/02, durante quatro aulas às quartas, das 20h às 22h, serão expostos os conceitos mais importantes sobre MENTE, CORPO E AFETOS EM SPINOZA: a união entre a mente e o corpo; a imaginação e a memória; os três gêneros de conhecimento; a produção dos afetos-paixões (desejo, alegria, tristeza, entre outros) e dos afetos-ações; a servidão e a liberdade humana.

Plano de aulas:

Aula 1: Deus, ou seja, a Natureza; a união entre a mente e o corpo; afecção, memória e imaginação.

Aula 2: A origem e a natureza dos afetos-paixões de desejo, alegria, tristeza, amor, ódio, esperança, medo, soberba, arrependimento, ira, vingança, entre outros.

Aula 3: A distinção entre afetos-paixões nocivos e úteis; os afetos-ações de alegria e desejo gerados pela razão; virtude e impotência.

Aula 4: A potência do intelecto e o encadeamento das afecções do corpo; o afeto-ação de amor gerado pela razão; os afetos-ações de alegria, desejo e amor gerados pela intuição.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

* Haverá certificado de participação (carga horária de 8 horas).

* Cada aula é dividida em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos alunos.

* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado) e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.).

AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros “Simplicidade Impessoal” e “Singularidades Criadoras”. É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com

Data: 05, 12, 19/02 e 04/03 – quarta, das 20h ás 22h

Carga horária: 8h

Valor do curso completo:

R$ 190,00 no pagamento antecipado, com opção de parcelamento no cartão através da Eventbrite: http://bit.ly/0502spinoza

R$ 230,00 no pagamento no local, na primeira aula (somente à vista no cartão de crédito/débito ou dinheiro).

Nesta opção a inscrição é feita no local, na primeira aula.

Lab Mundo Pensante

Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP

Tel:. 5082-2657

WhatsApp:. 11952222661

www.mundopensante.com.br

Curta nossa fanpage e receba atualizações:

https://www.facebook.com/labmundopensante/


FÍSICA E ÉTICA EM EPICURO NO LAB MUNDO PENSANTE

[Encontro filosófico] FÍSICA E ÉTICA EM EPICURO

Professor: Amauri Ferreira

No encontro filosófico de 31/01 serão expostos os conceitos mais importantes sobre FÍSICA E ÉTICA EM EPICURO: as propriedades e os movimentos dos átomos; o espaço; os corpos compostos e suas qualidades; a alma e o espírito; a formação das sensações; os prazeres e a hierarquia dos desejos.

O livro INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE BERGSON será distribuído gratuitamente aos participantes do evento.

A filosofia de Epicuro pretende nos preparar para vivermos de acordo com a Natureza e obtermos a saúde da alma. Para isso, é necessário investigarmos a Natureza a partir da sensação e por meio do raciocínio de que “nada nasce do nada” e que “o universo é formado de corpos e de vazio”. Por efeito, a alma de quem é sábio deixa de ser perturbada pelos fenômenos da Natureza e pela ideia da morte (ao contrário da alma de quem é insensato, que obedece às vãs opiniões e, por isso, está em constante agitação). Ao contemplar o que é agora, será e sempre foi no tempo transcorrido, o sábio desfruta da sua existência, se basta a si mesmo, vive feliz, sem infinitos desejos e temores.

* O evento é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.

* Haverá certificado de participação (carga horária de 2 horas).

* A aula é dividida em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos alunos.

* Os participantes receberão por e-mail o áudio da aula (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado).

AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros “Simplicidade Impessoal” e “Singularidades Criadoras”. É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com

Data: 31/01, sexta-feira das 20h às 22h

Investimento: http://bit.ly/3101filosofia

R$ 50,00 no pagamento antecipado através da Eventbrite.

R$ 60,00 no pagamento no local (somente à vista no cartão de débito ou dinheiro). Nesta opção a inscrição é feita na aula.

.:: Inscrições:

.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, segunda a sexta das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista

> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)

Lab Mundo Pensante

Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP

Tel:. 5082-2657

www.mundopensante.com.br

Curta nossa fanpage e receba atualizações:

https://www.facebook.com/labmundopensante/


Oficina de Trompete da Charanga com Amilcar Rodrigues no EB

OFICINA DE TROMPETE – com Amilcar Rodrigues

Ministrada por Amilcar Rodrigues, trompetista oficial da Espetacular Charanga do França, a oficina é voltada, exclusivamente, para estudantes de trompete com prévio conhecimento sobre o instrumento que queiram aprimorar sua técnica, a dinâmica, a respiração e aprofundar o estudo neste metal para chegar tinindo no bloco da Charanga e no carnaval de 2020!

*Serão 25 vagas (numa única turma) destinadas, prioritariamente, aos músicos que já fazem parte do bloco.

.:: Dias e Períodos: Terça feira (1 aula por mês + 1 ensaio aberto) / *de julho a fevereiro (8 meses), das 20h30 às 22h30

Local da aula: Estúdio Bixiga (R. Treze de Maio, 825)
Local do Ensaio Aberto: Mundo Pensante (Rua Treze de Maio, 830)
Pré requisito: ter seu próprio instrumento e saber o básico

.:: Investimento:
Mensal: R$70
Trimestral: R$195

INSCRIÇÕES: http://bit.ly/trompetedezembro

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:

Dezembro
02.12.19 – Aula (local: Estúdio Bixiga: R. Treze de Maio, 825)
17.12.19 – Ensaio Aberto no Mundo Pensante (End. Rua Treze de Maio 830 – Bela Vista)

Janeiro
20.01.20 – Aula (local: Estúdio Bixiga: R. Treze de Maio, 825)
28.01.20 – Ensaio Aberto no Mundo Pensante (End. Rua Treze de Maio 830 – Bela Vista)

Fevereiro
10.02.20 – Aula (local: Estúdio Bixiga: R. Treze de Maio, 825)
18.02.20 – Ensaio Aberto no Mundo Pensante (End. Rua Treze de Maio 830 – Bela Vista)


Estúdio Bixiga
Rua Treze de Maio, 825 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 50822657
www.mundopensante.com.br


Curta nossa fanpage e receba atualizações: https://www.facebook.com/estudiobixiga


Curso: Mercado da Música no Lab Mundo Pensante

Curso Mercado da Música
 
Professor: Rico Manzano e convidados
 
A oficina abordará temas relevantes e de imprescindível conhecimento básico de profissionais do universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) e de pessoas com interesse em integrar na área, abordando temas variados, muito embora conectados neste universo, como: Direitos Autorais; ISRC; ECAD, Associações Autorais, Distribuição Digital, Mercado Fonográfico; Streamings; Trilhas Sonoras, Games, Startups Musicais, Branding, Sincronização, Produção e etc.
 
O Objetivo da oficina é conceituar pontos básicos do mercado musical para preparar futuros profissionais na área e para aprofundar o tema junto à profissionais que já atuam na área, levando-se em consideração todas as recentes transformações que o mercado da música vem sofrendo em razão dos avanços tecnológicos.
 
Público Alvo: Destinado a pessoas que trabalham no universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) ou que tenham interesse em trabalhar.
 
Plano de aulas
 
Aula 1: Introdução, Conceitos do Mercado Musical e Direitos Autorais
Convidada: Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
1. Porque foi criado esse Workshop?
1.1. Para quem se Destina?
1.2. Porque entender o básico?
2. Autogestão Musical
2.1. Necessidade
2.2. Independência e Emancipação
2.3. Planejamento e Organização Financeira
3. Cronograma
3.1. Temas do Workshop
4. Conceitos e Termos básicos do Mercado Musical
4.1. Conceitos e Temos
5. Direitos Autorais
5.1. Fundamentos e Histórico
5.2. Diretos Morais x Direitos Patrimoniais
5.3. Obra x Fonograma
5.4. Transferência de Direitos
5.5. Domínio Público
5.6. Samples
5.7. Mashup
5.8. Plágio
5.9. Cases Famosos
 
Aula 2: ECAD, Associaçōes Autorais, Distribuição Digital, ISRC, Selos e Editoras
Convidada: Fernand Audi(Diretora de Operações na Abramus)
1. ECAD
1.1. O que é o ECAD?
1.2. Histórico
1.3. Como os valores são calculados
1.4. Quem deve pagar? Quem esta isento?
1.5. Como o Ecad saber as música que foram tocadas?
1.6. Estatísticas
2. Associações de Gestão Coletiva de Direitos Autorais
2.1. O que é uma Associação Autoral?
2.2. Porque devo me filiar a um?
2.3. O que são crédito retidos
3. ISRC
3.1. O que é ISRC?
3.2. O que é ISWC?
3.3. Cadastrando a Obra e o Fonograma
3.4. Divisão dos valores Arrecadados (Autoral e Conexos)
4. Distribuição Digital
4.1. O que é Distribuição Digital?
4.2. Estatísticas
4.3. Vantagens e Desvantagens
5. Editoras
5.1. O que é uma Editora?
5.2. Histórico
5.3. Formalização
5.4. Exemplos
6. Selos
6.1. O que é um Selo?
6.2. Histórico
6.3. Estrutura e Formalidades
6.4. Exemplos
 
Aula 3 – Produção Executiva, Produção Musical Streamings, Games e Trilha Sonora
Convidado: Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
1. Produção Executiva
1.1. Quem é o Produtor Executivo?
1.2. O que faz?
1.3. Dupla, Tripla ou Quadrupla função
1.4. Check List Básico
2. Produção Musical
2.1 O que é um Produtor Musical?
2.2. Etapa da Produção Musical
2.3. Softwares e Produtores conhecidos
2.4. 8 Dicas
2.5. Exemplos
3. Streamings
3.1. O que é Streaming?
3.2. Como funciona?
3.3. Dados e estatísticas
3.4. Quanto pagam os Streamings
4. Mercado de Trilha Sonora de Games
4.1. Histórico
4.2. Dados e Estatísticas do Mercado Brasileiro de Games
4.3. A Música de Videogames como um Gênero Musical
4.4. E-Sports e Feiras
4.5. A evolução da trilha sonora dos Games
5. Trilhas Sonoras
5.1. Histórico
5.2. Curiosidades do Mercado de Trilhas Sonoras
5.3. Mercados de Atuação
5.4. Exemplos
 
Aula 4 – Startup Musicais, Marketing Musical, Branding, Licenciamento, Leis de Incentivo, Feiras de Músicas, Mercado e Futuro da Música
Convidado: Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
1. Startup Musicais
1.1. O que é uma Startup?
1.2. Tipos de Startup?
1.3. O que o mundo da Música tem a ver com Startups?
1.4. Exemplos
2. Marketing Musical
2.1. O que é Marketing Musical
2.2. Os Principais Objetivos do Marketing Musical
2.3. Visual
2.4. Dicas
3. Music Branding e Licenciamento/Sincronização
3.1. O que é Music Branding e como ele funciona?
3.2. Como e porque o Mercado começou a ter a necessidade desse serviço?
3.3. Quais cuidados um artista deve ter ao associar seu nome ao de uma ou várias marcas?
3.4. O que é Licenciamento/Sincronização e como funciona?
4. Leis de Incentivo
4.1. Lei Rouanet
4.2. PROAC
4.3. Editais
4.4. Pro-Mac
5. Feiras de Música
5.1. Importância
5.2. Brasil
5.3. Internacional
6. Mercado e Futuro da Música
6.1. Infográfico – Estrutura do Mercado da Música
6.2. Tecnologia
6.3. Novas formas de Arrecadação Financeira
6.4. Expansão e Difusão do Mercado da Música
6.5. Reconexão (ou não) do ser humano
 
Sobre o docente
 
Rico Manzano
 
Músico, Produtor Musical, Produtor Cultural e Advogado paulistano, Rico Manzano estudou Direito na PUC/SP e Ciência Política na Universidad de Salamanca (Espanha). Se especializou em Direitos Autorais, atuando na área como advogado por cinco anos. Concomitantemente, estudou música no Conservatório do Estado de São Paulo (Emesp – Violão Popular; Grupo Vocal; Roda de Choro; Música nos Hospitais e Percussão de Escola de Samba) e piano com Lisandro Massa (Toninho Horta). O interesse pela produção também começou cedo, e realizou os cursos de Produção Musical na Berklee College of Music, DJBAN, SP Escola de Teatro entre outros. Começou a produzir trilhas sonoras para comerciais, filmes e documentários em meados de 2014, e em pouco tempo conquistou uma carteira solida de clientes, em 2017 começou a trabalhar como artista/compositor/produtor para a empresa mundialmente famosa no ramo das Trilhas Sonoras “Premium Beat” e “Shutterstock”(Canadá), gravou e produziu projetos musicais internacionais por meio plataforma Soundbetter (EUA, Dinamarca, França e Itália). Como músico, participou de diversos projetos musicais, como Big Pacha, Stéfano Ferraz, Nego Bala, Bloco Unidos do Swing entre outros. No começo de 2018 abriu sua própria Produtora, Rico Manzano Produções Musicais, e conseguiu intensificar os trabalhos em diversos ramos do mercado da música, atuando na Produção Musical de Trilhas Sonoras (Vix, Cobasi, BV, Iskool Films, Muda e etc.) e de bandas (Nego Bala, Trilha do Mar, Big Pacha-Coprodução e etc.), na Produção Executiva e Agenciamento de Artistas (Big Pacha, Nego Bala, RP Project, Trio Choro Moderno, Grazi Medori, Diego Pereira Quinteto, Ramos da Gafieira e etc.), na Direção Musical de shows, na Consultoria Jurídica da Carreira de Artistas e ministrando o Workshop Mercado da Música (SESCs, Biblioteca Mario de Andrade/SP, Casas de Cultura e etc.).
 
Convidados
 
Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
 
Sócia fundadora do escritório Lemos Consultoria Ltda. e Art.is Cultural. Advogada pós-graduada em Direito Civil e especializada em Direito Digital e das Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultora especializada em contratos e estratégia negocial com sólida experiência em entretenimento, economia criativa e mídias digitais. Foi docente titular nos cursos de Graduação de Análise e Sistemas de informação, Banco de Dados e Administração de Empresas com Ênfase em Tecnologia. Na sequência, professora titular dos Cursos de Pós-graduação em Produção Audiovisual – projeto e negócio; Pós Graduação em Animação; Gestão da comunicação em Mídias Digitais; Roteiro de Ficção Audiovisual e Design – branding: estratégias de marcas. Atualmente é docente no Curso de Pós-graduação em produção audiovisual – projeto e negócio da FAAP. Autora do livro “Legislação e Políticas de Incentivo” publicado em 2016 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e consultora convidada do “Objetiva Empreendedorismo em Foco” que é resultado da integração dos três projetos setoriais de exportação audiovisual que contam com o apoio da APEX-Brasil: FilmBrazil (APRO), Cinema do Brasil (SIAESP) e (ABPI-TV)
 
Fernand Audi(Diretora de Operações na Abramus)
 
Formada em Administração de Empresas e MBA em Gestão Empresarial. Há 19 anos no mercado fonográfico brasileiro, onde por esses anos trabalhou nas editoras e produtoras fonográficas Deck e Som Livre. Atualmente diretora de operações na Abramus, responsável pelas áreas de documentação, TI, controle operacional e internacional conexo.
 
 
Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
 
Com formação e comunicação e design, Rodolfo Lacerda iniciou o trabalho de produção artística em 2014 quando formou a banda Samuca e a Selva com seu amigo, e hoje sócio, Samuel Samuca.
Atualmente trabalha na gestão de carreira, planejamento estratégico e produção executiva em sua produtora – DOX Produção e Conteúdo – para as bandas Samuca e a Selva, Abacaxepa e Coco de Oyá, além de ser sócio e programador da casa de shows Estúdio Bixiga em São Paulo.
É idealizador dos projetos “Lance Novo”, que realiza o show de lançamento de álbum ou ep, com filmagem, entrevista, sessão de autógrafos e assessoria de imprensa e do Festival Fruuto – com shows, encontro de festas e painéis sobre o mercado da música.
 
Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
 
Formado em Relações Públicas e apaixonado por música desde cedo , Pedro Bontorim tem dedicado toda sua carreira para criação de projetos musicais originais, desenvolvendo estudos de mercado e abrindo caminho e oportunidades para artistas emergentes. Em 2018, criou a CLAV Music Business Intelligence, startup de curadoria e inteligência de dados em música a fim de transformar o ecossistema musical brasileiro mais justo, acessível, rentável e democrático. Pedro também é músico e compositor.
 
 
Datas: 27, 28, 29 e 30/01 – segunda a quinta-feira, das 19h às 22h
Carga Horária: 12h
 
Investimento:
R$ 320,00 _ até 06/01
R$ 360,00 _ após 06/01
Aula Avulsa: R$ 95,00
 
.:: Inscrições: http://bit.ly/mercadomusicaJan
 
.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, segunda a sexta das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista
 
> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)
 
Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
WhatsApp:. 11952222661
www.mundopensante.com.br
 
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/
 

Curso: Mercado da Música no Lab Mundo Pensante

Curso Mercado da Música
 
Professor: Rico Manzano e convidados
 
A oficina abordará temas relevantes e de imprescindível conhecimento básico de profissionais do universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) e de pessoas com interesse em integrar na área, abordando temas variados, muito embora conectados neste universo, como: Direitos Autorais; ISRC; ECAD, Associações Autorais, Distribuição Digital, Mercado Fonográfico; Streamings; Trilhas Sonoras, Games, Startups Musicais, Branding, Sincronização, Produção e etc.
 
O Objetivo da oficina é conceituar pontos básicos do mercado musical para preparar futuros profissionais na área e para aprofundar o tema junto à profissionais que já atuam na área, levando-se em consideração todas as recentes transformações que o mercado da música vem sofrendo em razão dos avanços tecnológicos.
 
Público Alvo: Destinado a pessoas que trabalham no universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) ou que tenham interesse em trabalhar.
 
Plano de aulas
 
Aula 1: Introdução, Conceitos do Mercado Musical e Direitos Autorais
Convidada: Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
1. Porque foi criado esse Workshop?
1.1. Para quem se Destina?
1.2. Porque entender o básico?
2. Autogestão Musical
2.1. Necessidade
2.2. Independência e Emancipação
2.3. Planejamento e Organização Financeira
3. Cronograma
3.1. Temas do Workshop
4. Conceitos e Termos básicos do Mercado Musical
4.1. Conceitos e Temos
5. Direitos Autorais
5.1. Fundamentos e Histórico
5.2. Diretos Morais x Direitos Patrimoniais
5.3. Obra x Fonograma
5.4. Transferência de Direitos
5.5. Domínio Público
5.6. Samples
5.7. Mashup
5.8. Plágio
5.9. Cases Famosos
 
Aula 2: ECAD, Associaçōes Autorais, Distribuição Digital, ISRC, Selos e Editoras
Convidada: Fernand Audi(Diretora de Operações na Abramus)
1. ECAD
1.1. O que é o ECAD?
1.2. Histórico
1.3. Como os valores são calculados
1.4. Quem deve pagar? Quem esta isento?
1.5. Como o Ecad saber as música que foram tocadas?
1.6. Estatísticas
2. Associações de Gestão Coletiva de Direitos Autorais
2.1. O que é uma Associação Autoral?
2.2. Porque devo me filiar a um?
2.3. O que são crédito retidos
3. ISRC
3.1. O que é ISRC?
3.2. O que é ISWC?
3.3. Cadastrando a Obra e o Fonograma
3.4. Divisão dos valores Arrecadados (Autoral e Conexos)
4. Distribuição Digital
4.1. O que é Distribuição Digital?
4.2. Estatísticas
4.3. Vantagens e Desvantagens
5. Editoras
5.1. O que é uma Editora?
5.2. Histórico
5.3. Formalização
5.4. Exemplos
6. Selos
6.1. O que é um Selo?
6.2. Histórico
6.3. Estrutura e Formalidades
6.4. Exemplos
 
Aula 3 – Produção Executiva, Produção Musical Streamings, Games e Trilha Sonora
Convidado: Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
1. Produção Executiva
1.1. Quem é o Produtor Executivo?
1.2. O que faz?
1.3. Dupla, Tripla ou Quadrupla função
1.4. Check List Básico
2. Produção Musical
2.1 O que é um Produtor Musical?
2.2. Etapa da Produção Musical
2.3. Softwares e Produtores conhecidos
2.4. 8 Dicas
2.5. Exemplos
3. Streamings
3.1. O que é Streaming?
3.2. Como funciona?
3.3. Dados e estatísticas
3.4. Quanto pagam os Streamings
4. Mercado de Trilha Sonora de Games
4.1. Histórico
4.2. Dados e Estatísticas do Mercado Brasileiro de Games
4.3. A Música de Videogames como um Gênero Musical
4.4. E-Sports e Feiras
4.5. A evolução da trilha sonora dos Games
5. Trilhas Sonoras
5.1. Histórico
5.2. Curiosidades do Mercado de Trilhas Sonoras
5.3. Mercados de Atuação
5.4. Exemplos
 
Aula 4 – Startup Musicais, Marketing Musical, Branding, Licenciamento, Leis de Incentivo, Feiras de Músicas, Mercado e Futuro da Música
Convidado: Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
1. Startup Musicais
1.1. O que é uma Startup?
1.2. Tipos de Startup?
1.3. O que o mundo da Música tem a ver com Startups?
1.4. Exemplos
2. Marketing Musical
2.1. O que é Marketing Musical
2.2. Os Principais Objetivos do Marketing Musical
2.3. Visual
2.4. Dicas
3. Music Branding e Licenciamento/Sincronização
3.1. O que é Music Branding e como ele funciona?
3.2. Como e porque o Mercado começou a ter a necessidade desse serviço?
3.3. Quais cuidados um artista deve ter ao associar seu nome ao de uma ou várias marcas?
3.4. O que é Licenciamento/Sincronização e como funciona?
4. Leis de Incentivo
4.1. Lei Rouanet
4.2. PROAC
4.3. Editais
4.4. Pro-Mac
5. Feiras de Música
5.1. Importância
5.2. Brasil
5.3. Internacional
6. Mercado e Futuro da Música
6.1. Infográfico – Estrutura do Mercado da Música
6.2. Tecnologia
6.3. Novas formas de Arrecadação Financeira
6.4. Expansão e Difusão do Mercado da Música
6.5. Reconexão (ou não) do ser humano
 
Sobre o docente
 
Rico Manzano
 
Músico, Produtor Musical, Produtor Cultural e Advogado paulistano, Rico Manzano estudou Direito na PUC/SP e Ciência Política na Universidad de Salamanca (Espanha). Se especializou em Direitos Autorais, atuando na área como advogado por cinco anos. Concomitantemente, estudou música no Conservatório do Estado de São Paulo (Emesp – Violão Popular; Grupo Vocal; Roda de Choro; Música nos Hospitais e Percussão de Escola de Samba) e piano com Lisandro Massa (Toninho Horta). O interesse pela produção também começou cedo, e realizou os cursos de Produção Musical na Berklee College of Music, DJBAN, SP Escola de Teatro entre outros. Começou a produzir trilhas sonoras para comerciais, filmes e documentários em meados de 2014, e em pouco tempo conquistou uma carteira solida de clientes, em 2017 começou a trabalhar como artista/compositor/produtor para a empresa mundialmente famosa no ramo das Trilhas Sonoras “Premium Beat” e “Shutterstock”(Canadá), gravou e produziu projetos musicais internacionais por meio plataforma Soundbetter (EUA, Dinamarca, França e Itália). Como músico, participou de diversos projetos musicais, como Big Pacha, Stéfano Ferraz, Nego Bala, Bloco Unidos do Swing entre outros. No começo de 2018 abriu sua própria Produtora, Rico Manzano Produções Musicais, e conseguiu intensificar os trabalhos em diversos ramos do mercado da música, atuando na Produção Musical de Trilhas Sonoras (Vix, Cobasi, BV, Iskool Films, Muda e etc.) e de bandas (Nego Bala, Trilha do Mar, Big Pacha-Coprodução e etc.), na Produção Executiva e Agenciamento de Artistas (Big Pacha, Nego Bala, RP Project, Trio Choro Moderno, Grazi Medori, Diego Pereira Quinteto, Ramos da Gafieira e etc.), na Direção Musical de shows, na Consultoria Jurídica da Carreira de Artistas e ministrando o Workshop Mercado da Música (SESCs, Biblioteca Mario de Andrade/SP, Casas de Cultura e etc.).
 
Convidados
 
Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
 
Sócia fundadora do escritório Lemos Consultoria Ltda. e Art.is Cultural. Advogada pós-graduada em Direito Civil e especializada em Direito Digital e das Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultora especializada em contratos e estratégia negocial com sólida experiência em entretenimento, economia criativa e mídias digitais. Foi docente titular nos cursos de Graduação de Análise e Sistemas de informação, Banco de Dados e Administração de Empresas com Ênfase em Tecnologia. Na sequência, professora titular dos Cursos de Pós-graduação em Produção Audiovisual – projeto e negócio; Pós Graduação em Animação; Gestão da comunicação em Mídias Digitais; Roteiro de Ficção Audiovisual e Design – branding: estratégias de marcas. Atualmente é docente no Curso de Pós-graduação em produção audiovisual – projeto e negócio da FAAP. Autora do livro “Legislação e Políticas de Incentivo” publicado em 2016 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e consultora convidada do “Objetiva Empreendedorismo em Foco” que é resultado da integração dos três projetos setoriais de exportação audiovisual que contam com o apoio da APEX-Brasil: FilmBrazil (APRO), Cinema do Brasil (SIAESP) e (ABPI-TV)
 
Fernand Audi(Diretora de Operações na Abramus)
 
Formada em Administração de Empresas e MBA em Gestão Empresarial. Há 19 anos no mercado fonográfico brasileiro, onde por esses anos trabalhou nas editoras e produtoras fonográficas Deck e Som Livre. Atualmente diretora de operações na Abramus, responsável pelas áreas de documentação, TI, controle operacional e internacional conexo.
 
 
Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
 
Com formação e comunicação e design, Rodolfo Lacerda iniciou o trabalho de produção artística em 2014 quando formou a banda Samuca e a Selva com seu amigo, e hoje sócio, Samuel Samuca.
Atualmente trabalha na gestão de carreira, planejamento estratégico e produção executiva em sua produtora – DOX Produção e Conteúdo – para as bandas Samuca e a Selva, Abacaxepa e Coco de Oyá, além de ser sócio e programador da casa de shows Estúdio Bixiga em São Paulo.
É idealizador dos projetos “Lance Novo”, que realiza o show de lançamento de álbum ou ep, com filmagem, entrevista, sessão de autógrafos e assessoria de imprensa e do Festival Fruuto – com shows, encontro de festas e painéis sobre o mercado da música.
 
Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
 
Formado em Relações Públicas e apaixonado por música desde cedo , Pedro Bontorim tem dedicado toda sua carreira para criação de projetos musicais originais, desenvolvendo estudos de mercado e abrindo caminho e oportunidades para artistas emergentes. Em 2018, criou a CLAV Music Business Intelligence, startup de curadoria e inteligência de dados em música a fim de transformar o ecossistema musical brasileiro mais justo, acessível, rentável e democrático. Pedro também é músico e compositor.
 
 
Datas: 27, 28, 29 e 30/01 – segunda a quinta-feira, das 19h às 22h
Carga Horária: 12h
 
Investimento:
R$ 320,00 _ até 06/01
R$ 360,00 _ após 06/01
Aula Avulsa: R$ 95,00
 
.:: Inscrições: http://bit.ly/mercadomusicaJan
 
.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, segunda a sexta das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista
 
> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)
 
Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
WhatsApp:. 11952222661
www.mundopensante.com.br
 
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/
 

Curso: Mercado da Música no Lab Mundo Pensante

Curso Mercado da Música
 
Professor: Rico Manzano e convidados
 
A oficina abordará temas relevantes e de imprescindível conhecimento básico de profissionais do universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) e de pessoas com interesse em integrar na área, abordando temas variados, muito embora conectados neste universo, como: Direitos Autorais; ISRC; ECAD, Associações Autorais, Distribuição Digital, Mercado Fonográfico; Streamings; Trilhas Sonoras, Games, Startups Musicais, Branding, Sincronização, Produção e etc.
 
O Objetivo da oficina é conceituar pontos básicos do mercado musical para preparar futuros profissionais na área e para aprofundar o tema junto à profissionais que já atuam na área, levando-se em consideração todas as recentes transformações que o mercado da música vem sofrendo em razão dos avanços tecnológicos.
 
Público Alvo: Destinado a pessoas que trabalham no universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) ou que tenham interesse em trabalhar.
 
Plano de aulas
 
Aula 1: Introdução, Conceitos do Mercado Musical e Direitos Autorais
Convidada: Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
1. Porque foi criado esse Workshop?
1.1. Para quem se Destina?
1.2. Porque entender o básico?
2. Autogestão Musical
2.1. Necessidade
2.2. Independência e Emancipação
2.3. Planejamento e Organização Financeira
3. Cronograma
3.1. Temas do Workshop
4. Conceitos e Termos básicos do Mercado Musical
4.1. Conceitos e Temos
5. Direitos Autorais
5.1. Fundamentos e Histórico
5.2. Diretos Morais x Direitos Patrimoniais
5.3. Obra x Fonograma
5.4. Transferência de Direitos
5.5. Domínio Público
5.6. Samples
5.7. Mashup
5.8. Plágio
5.9. Cases Famosos
 
Aula 2: ECAD, Associaçōes Autorais, Distribuição Digital, ISRC, Selos e Editoras
Convidada: Fernand Audi(Diretora de Operações na Abramus)
1. ECAD
1.1. O que é o ECAD?
1.2. Histórico
1.3. Como os valores são calculados
1.4. Quem deve pagar? Quem esta isento?
1.5. Como o Ecad saber as música que foram tocadas?
1.6. Estatísticas
2. Associações de Gestão Coletiva de Direitos Autorais
2.1. O que é uma Associação Autoral?
2.2. Porque devo me filiar a um?
2.3. O que são crédito retidos
3. ISRC
3.1. O que é ISRC?
3.2. O que é ISWC?
3.3. Cadastrando a Obra e o Fonograma
3.4. Divisão dos valores Arrecadados (Autoral e Conexos)
4. Distribuição Digital
4.1. O que é Distribuição Digital?
4.2. Estatísticas
4.3. Vantagens e Desvantagens
5. Editoras
5.1. O que é uma Editora?
5.2. Histórico
5.3. Formalização
5.4. Exemplos
6. Selos
6.1. O que é um Selo?
6.2. Histórico
6.3. Estrutura e Formalidades
6.4. Exemplos
 
Aula 3 – Produção Executiva, Produção Musical Streamings, Games e Trilha Sonora
Convidado: Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
1. Produção Executiva
1.1. Quem é o Produtor Executivo?
1.2. O que faz?
1.3. Dupla, Tripla ou Quadrupla função
1.4. Check List Básico
2. Produção Musical
2.1 O que é um Produtor Musical?
2.2. Etapa da Produção Musical
2.3. Softwares e Produtores conhecidos
2.4. 8 Dicas
2.5. Exemplos
3. Streamings
3.1. O que é Streaming?
3.2. Como funciona?
3.3. Dados e estatísticas
3.4. Quanto pagam os Streamings
4. Mercado de Trilha Sonora de Games
4.1. Histórico
4.2. Dados e Estatísticas do Mercado Brasileiro de Games
4.3. A Música de Videogames como um Gênero Musical
4.4. E-Sports e Feiras
4.5. A evolução da trilha sonora dos Games
5. Trilhas Sonoras
5.1. Histórico
5.2. Curiosidades do Mercado de Trilhas Sonoras
5.3. Mercados de Atuação
5.4. Exemplos
 
Aula 4 – Startup Musicais, Marketing Musical, Branding, Licenciamento, Leis de Incentivo, Feiras de Músicas, Mercado e Futuro da Música
Convidado: Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
1. Startup Musicais
1.1. O que é uma Startup?
1.2. Tipos de Startup?
1.3. O que o mundo da Música tem a ver com Startups?
1.4. Exemplos
2. Marketing Musical
2.1. O que é Marketing Musical
2.2. Os Principais Objetivos do Marketing Musical
2.3. Visual
2.4. Dicas
3. Music Branding e Licenciamento/Sincronização
3.1. O que é Music Branding e como ele funciona?
3.2. Como e porque o Mercado começou a ter a necessidade desse serviço?
3.3. Quais cuidados um artista deve ter ao associar seu nome ao de uma ou várias marcas?
3.4. O que é Licenciamento/Sincronização e como funciona?
4. Leis de Incentivo
4.1. Lei Rouanet
4.2. PROAC
4.3. Editais
4.4. Pro-Mac
5. Feiras de Música
5.1. Importância
5.2. Brasil
5.3. Internacional
6. Mercado e Futuro da Música
6.1. Infográfico – Estrutura do Mercado da Música
6.2. Tecnologia
6.3. Novas formas de Arrecadação Financeira
6.4. Expansão e Difusão do Mercado da Música
6.5. Reconexão (ou não) do ser humano
 
Sobre o docente
 
Rico Manzano
 
Músico, Produtor Musical, Produtor Cultural e Advogado paulistano, Rico Manzano estudou Direito na PUC/SP e Ciência Política na Universidad de Salamanca (Espanha). Se especializou em Direitos Autorais, atuando na área como advogado por cinco anos. Concomitantemente, estudou música no Conservatório do Estado de São Paulo (Emesp – Violão Popular; Grupo Vocal; Roda de Choro; Música nos Hospitais e Percussão de Escola de Samba) e piano com Lisandro Massa (Toninho Horta). O interesse pela produção também começou cedo, e realizou os cursos de Produção Musical na Berklee College of Music, DJBAN, SP Escola de Teatro entre outros. Começou a produzir trilhas sonoras para comerciais, filmes e documentários em meados de 2014, e em pouco tempo conquistou uma carteira solida de clientes, em 2017 começou a trabalhar como artista/compositor/produtor para a empresa mundialmente famosa no ramo das Trilhas Sonoras “Premium Beat” e “Shutterstock”(Canadá), gravou e produziu projetos musicais internacionais por meio plataforma Soundbetter (EUA, Dinamarca, França e Itália). Como músico, participou de diversos projetos musicais, como Big Pacha, Stéfano Ferraz, Nego Bala, Bloco Unidos do Swing entre outros. No começo de 2018 abriu sua própria Produtora, Rico Manzano Produções Musicais, e conseguiu intensificar os trabalhos em diversos ramos do mercado da música, atuando na Produção Musical de Trilhas Sonoras (Vix, Cobasi, BV, Iskool Films, Muda e etc.) e de bandas (Nego Bala, Trilha do Mar, Big Pacha-Coprodução e etc.), na Produção Executiva e Agenciamento de Artistas (Big Pacha, Nego Bala, RP Project, Trio Choro Moderno, Grazi Medori, Diego Pereira Quinteto, Ramos da Gafieira e etc.), na Direção Musical de shows, na Consultoria Jurídica da Carreira de Artistas e ministrando o Workshop Mercado da Música (SESCs, Biblioteca Mario de Andrade/SP, Casas de Cultura e etc.).
 
Convidados
 
Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
 
Sócia fundadora do escritório Lemos Consultoria Ltda. e Art.is Cultural. Advogada pós-graduada em Direito Civil e especializada em Direito Digital e das Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultora especializada em contratos e estratégia negocial com sólida experiência em entretenimento, economia criativa e mídias digitais. Foi docente titular nos cursos de Graduação de Análise e Sistemas de informação, Banco de Dados e Administração de Empresas com Ênfase em Tecnologia. Na sequência, professora titular dos Cursos de Pós-graduação em Produção Audiovisual – projeto e negócio; Pós Graduação em Animação; Gestão da comunicação em Mídias Digitais; Roteiro de Ficção Audiovisual e Design – branding: estratégias de marcas. Atualmente é docente no Curso de Pós-graduação em produção audiovisual – projeto e negócio da FAAP. Autora do livro “Legislação e Políticas de Incentivo” publicado em 2016 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e consultora convidada do “Objetiva Empreendedorismo em Foco” que é resultado da integração dos três projetos setoriais de exportação audiovisual que contam com o apoio da APEX-Brasil: FilmBrazil (APRO), Cinema do Brasil (SIAESP) e (ABPI-TV)
 
Fernand Audi(Diretora de Operações na Abramus)
 
Formada em Administração de Empresas e MBA em Gestão Empresarial. Há 19 anos no mercado fonográfico brasileiro, onde por esses anos trabalhou nas editoras e produtoras fonográficas Deck e Som Livre. Atualmente diretora de operações na Abramus, responsável pelas áreas de documentação, TI, controle operacional e internacional conexo.
 
 
Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
 
Com formação e comunicação e design, Rodolfo Lacerda iniciou o trabalho de produção artística em 2014 quando formou a banda Samuca e a Selva com seu amigo, e hoje sócio, Samuel Samuca.
Atualmente trabalha na gestão de carreira, planejamento estratégico e produção executiva em sua produtora – DOX Produção e Conteúdo – para as bandas Samuca e a Selva, Abacaxepa e Coco de Oyá, além de ser sócio e programador da casa de shows Estúdio Bixiga em São Paulo.
É idealizador dos projetos “Lance Novo”, que realiza o show de lançamento de álbum ou ep, com filmagem, entrevista, sessão de autógrafos e assessoria de imprensa e do Festival Fruuto – com shows, encontro de festas e painéis sobre o mercado da música.
 
Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
 
Formado em Relações Públicas e apaixonado por música desde cedo , Pedro Bontorim tem dedicado toda sua carreira para criação de projetos musicais originais, desenvolvendo estudos de mercado e abrindo caminho e oportunidades para artistas emergentes. Em 2018, criou a CLAV Music Business Intelligence, startup de curadoria e inteligência de dados em música a fim de transformar o ecossistema musical brasileiro mais justo, acessível, rentável e democrático. Pedro também é músico e compositor.
 
 
Datas: 27, 28, 29 e 30/01 – segunda a quinta-feira, das 19h às 22h
Carga Horária: 12h
 
Investimento:
R$ 320,00 _ até 06/01
R$ 360,00 _ após 06/01
Aula Avulsa: R$ 95,00
 
.:: Inscrições: http://bit.ly/mercadomusicaJan
 
.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, segunda a sexta das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista
 
> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)
 
Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
WhatsApp:. 11952222661
www.mundopensante.com.br
 
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/
 

Curso: Mercado da Música no Lab Mundo Pensante

Curso Mercado da Música
 
Professor: Rico Manzano e convidados
 
A oficina abordará temas relevantes e de imprescindível conhecimento básico de profissionais do universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) e de pessoas com interesse em integrar na área, abordando temas variados, muito embora conectados neste universo, como: Direitos Autorais; ISRC; ECAD, Associações Autorais, Distribuição Digital, Mercado Fonográfico; Streamings; Trilhas Sonoras, Games, Startups Musicais, Branding, Sincronização, Produção e etc.
 
O Objetivo da oficina é conceituar pontos básicos do mercado musical para preparar futuros profissionais na área e para aprofundar o tema junto à profissionais que já atuam na área, levando-se em consideração todas as recentes transformações que o mercado da música vem sofrendo em razão dos avanços tecnológicos.
 
Público Alvo: Destinado a pessoas que trabalham no universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) ou que tenham interesse em trabalhar.
 
Plano de aulas
 
Aula 1: Introdução, Conceitos do Mercado Musical e Direitos Autorais
Convidada: Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
1. Porque foi criado esse Workshop?
1.1. Para quem se Destina?
1.2. Porque entender o básico?
2. Autogestão Musical
2.1. Necessidade
2.2. Independência e Emancipação
2.3. Planejamento e Organização Financeira
3. Cronograma
3.1. Temas do Workshop
4. Conceitos e Termos básicos do Mercado Musical
4.1. Conceitos e Temos
5. Direitos Autorais
5.1. Fundamentos e Histórico
5.2. Diretos Morais x Direitos Patrimoniais
5.3. Obra x Fonograma
5.4. Transferência de Direitos
5.5. Domínio Público
5.6. Samples
5.7. Mashup
5.8. Plágio
5.9. Cases Famosos
 
Aula 2: ECAD, Associaçōes Autorais, Distribuição Digital, ISRC, Selos e Editoras
Convidada: Fernand Audi(Diretora de Operações na Abramus)
1. ECAD
1.1. O que é o ECAD?
1.2. Histórico
1.3. Como os valores são calculados
1.4. Quem deve pagar? Quem esta isento?
1.5. Como o Ecad saber as música que foram tocadas?
1.6. Estatísticas
2. Associações de Gestão Coletiva de Direitos Autorais
2.1. O que é uma Associação Autoral?
2.2. Porque devo me filiar a um?
2.3. O que são crédito retidos
3. ISRC
3.1. O que é ISRC?
3.2. O que é ISWC?
3.3. Cadastrando a Obra e o Fonograma
3.4. Divisão dos valores Arrecadados (Autoral e Conexos)
4. Distribuição Digital
4.1. O que é Distribuição Digital?
4.2. Estatísticas
4.3. Vantagens e Desvantagens
5. Editoras
5.1. O que é uma Editora?
5.2. Histórico
5.3. Formalização
5.4. Exemplos
6. Selos
6.1. O que é um Selo?
6.2. Histórico
6.3. Estrutura e Formalidades
6.4. Exemplos
 
Aula 3 – Produção Executiva, Produção Musical Streamings, Games e Trilha Sonora
Convidado: Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
1. Produção Executiva
1.1. Quem é o Produtor Executivo?
1.2. O que faz?
1.3. Dupla, Tripla ou Quadrupla função
1.4. Check List Básico
2. Produção Musical
2.1 O que é um Produtor Musical?
2.2. Etapa da Produção Musical
2.3. Softwares e Produtores conhecidos
2.4. 8 Dicas
2.5. Exemplos
3. Streamings
3.1. O que é Streaming?
3.2. Como funciona?
3.3. Dados e estatísticas
3.4. Quanto pagam os Streamings
4. Mercado de Trilha Sonora de Games
4.1. Histórico
4.2. Dados e Estatísticas do Mercado Brasileiro de Games
4.3. A Música de Videogames como um Gênero Musical
4.4. E-Sports e Feiras
4.5. A evolução da trilha sonora dos Games
5. Trilhas Sonoras
5.1. Histórico
5.2. Curiosidades do Mercado de Trilhas Sonoras
5.3. Mercados de Atuação
5.4. Exemplos
 
Aula 4 – Startup Musicais, Marketing Musical, Branding, Licenciamento, Leis de Incentivo, Feiras de Músicas, Mercado e Futuro da Música
Convidado: Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
1. Startup Musicais
1.1. O que é uma Startup?
1.2. Tipos de Startup?
1.3. O que o mundo da Música tem a ver com Startups?
1.4. Exemplos
2. Marketing Musical
2.1. O que é Marketing Musical
2.2. Os Principais Objetivos do Marketing Musical
2.3. Visual
2.4. Dicas
3. Music Branding e Licenciamento/Sincronização
3.1. O que é Music Branding e como ele funciona?
3.2. Como e porque o Mercado começou a ter a necessidade desse serviço?
3.3. Quais cuidados um artista deve ter ao associar seu nome ao de uma ou várias marcas?
3.4. O que é Licenciamento/Sincronização e como funciona?
4. Leis de Incentivo
4.1. Lei Rouanet
4.2. PROAC
4.3. Editais
4.4. Pro-Mac
5. Feiras de Música
5.1. Importância
5.2. Brasil
5.3. Internacional
6. Mercado e Futuro da Música
6.1. Infográfico – Estrutura do Mercado da Música
6.2. Tecnologia
6.3. Novas formas de Arrecadação Financeira
6.4. Expansão e Difusão do Mercado da Música
6.5. Reconexão (ou não) do ser humano
 
Sobre o docente
 
Rico Manzano
 
Músico, Produtor Musical, Produtor Cultural e Advogado paulistano, Rico Manzano estudou Direito na PUC/SP e Ciência Política na Universidad de Salamanca (Espanha). Se especializou em Direitos Autorais, atuando na área como advogado por cinco anos. Concomitantemente, estudou música no Conservatório do Estado de São Paulo (Emesp – Violão Popular; Grupo Vocal; Roda de Choro; Música nos Hospitais e Percussão de Escola de Samba) e piano com Lisandro Massa (Toninho Horta). O interesse pela produção também começou cedo, e realizou os cursos de Produção Musical na Berklee College of Music, DJBAN, SP Escola de Teatro entre outros. Começou a produzir trilhas sonoras para comerciais, filmes e documentários em meados de 2014, e em pouco tempo conquistou uma carteira solida de clientes, em 2017 começou a trabalhar como artista/compositor/produtor para a empresa mundialmente famosa no ramo das Trilhas Sonoras “Premium Beat” e “Shutterstock”(Canadá), gravou e produziu projetos musicais internacionais por meio plataforma Soundbetter (EUA, Dinamarca, França e Itália). Como músico, participou de diversos projetos musicais, como Big Pacha, Stéfano Ferraz, Nego Bala, Bloco Unidos do Swing entre outros. No começo de 2018 abriu sua própria Produtora, Rico Manzano Produções Musicais, e conseguiu intensificar os trabalhos em diversos ramos do mercado da música, atuando na Produção Musical de Trilhas Sonoras (Vix, Cobasi, BV, Iskool Films, Muda e etc.) e de bandas (Nego Bala, Trilha do Mar, Big Pacha-Coprodução e etc.), na Produção Executiva e Agenciamento de Artistas (Big Pacha, Nego Bala, RP Project, Trio Choro Moderno, Grazi Medori, Diego Pereira Quinteto, Ramos da Gafieira e etc.), na Direção Musical de shows, na Consultoria Jurídica da Carreira de Artistas e ministrando o Workshop Mercado da Música (SESCs, Biblioteca Mario de Andrade/SP, Casas de Cultura e etc.).
 
Convidados
 
Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
 
Sócia fundadora do escritório Lemos Consultoria Ltda. e Art.is Cultural. Advogada pós-graduada em Direito Civil e especializada em Direito Digital e das Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultora especializada em contratos e estratégia negocial com sólida experiência em entretenimento, economia criativa e mídias digitais. Foi docente titular nos cursos de Graduação de Análise e Sistemas de informação, Banco de Dados e Administração de Empresas com Ênfase em Tecnologia. Na sequência, professora titular dos Cursos de Pós-graduação em Produção Audiovisual – projeto e negócio; Pós Graduação em Animação; Gestão da comunicação em Mídias Digitais; Roteiro de Ficção Audiovisual e Design – branding: estratégias de marcas. Atualmente é docente no Curso de Pós-graduação em produção audiovisual – projeto e negócio da FAAP. Autora do livro “Legislação e Políticas de Incentivo” publicado em 2016 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e consultora convidada do “Objetiva Empreendedorismo em Foco” que é resultado da integração dos três projetos setoriais de exportação audiovisual que contam com o apoio da APEX-Brasil: FilmBrazil (APRO), Cinema do Brasil (SIAESP) e (ABPI-TV)
 
Fernand Audi(Diretora de Operações na Abramus)
 
Formada em Administração de Empresas e MBA em Gestão Empresarial. Há 19 anos no mercado fonográfico brasileiro, onde por esses anos trabalhou nas editoras e produtoras fonográficas Deck e Som Livre. Atualmente diretora de operações na Abramus, responsável pelas áreas de documentação, TI, controle operacional e internacional conexo.
 
 
Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
 
Com formação e comunicação e design, Rodolfo Lacerda iniciou o trabalho de produção artística em 2014 quando formou a banda Samuca e a Selva com seu amigo, e hoje sócio, Samuel Samuca.
Atualmente trabalha na gestão de carreira, planejamento estratégico e produção executiva em sua produtora – DOX Produção e Conteúdo – para as bandas Samuca e a Selva, Abacaxepa e Coco de Oyá, além de ser sócio e programador da casa de shows Estúdio Bixiga em São Paulo.
É idealizador dos projetos “Lance Novo”, que realiza o show de lançamento de álbum ou ep, com filmagem, entrevista, sessão de autógrafos e assessoria de imprensa e do Festival Fruuto – com shows, encontro de festas e painéis sobre o mercado da música.
 
Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
 
Formado em Relações Públicas e apaixonado por música desde cedo , Pedro Bontorim tem dedicado toda sua carreira para criação de projetos musicais originais, desenvolvendo estudos de mercado e abrindo caminho e oportunidades para artistas emergentes. Em 2018, criou a CLAV Music Business Intelligence, startup de curadoria e inteligência de dados em música a fim de transformar o ecossistema musical brasileiro mais justo, acessível, rentável e democrático. Pedro também é músico e compositor.
 
 
Datas: 27, 28, 29 e 30/01 – segunda a quinta-feira, das 19h às 22h
Carga Horária: 12h
 
Investimento:
R$ 320,00 _ até 06/01
R$ 360,00 _ após 06/01
Aula Avulsa: R$ 95,00
 
.:: Inscrições: http://bit.ly/mercadomusicaJan
 
.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, segunda a sexta das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista
 
> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)
 
Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
WhatsApp:. 11952222661
www.mundopensante.com.br
 
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/