Oficina de Trompete da Charanga com Amilcar Rodrigues no EB

OFICINA DE TROMPETE – com Amilcar Rodrigues

Ministrada por Amilcar Rodrigues, trompetista oficial da Espetacular Charanga do França, a oficina é voltada, exclusivamente, para estudantes de trompete com prévio conhecimento sobre o instrumento que queiram aprimorar sua técnica, a dinâmica, a respiração e aprofundar o estudo neste metal para chegar tinindo no bloco da Charanga e no carnaval de 2020!

*Serão 25 vagas (numa única turma) destinadas, prioritariamente, aos músicos que já fazem parte do bloco.

.:: Dias e Períodos: Terça feira (1 aula por mês + 1 ensaio aberto) / *de julho a fevereiro (8 meses), das 20h30 às 22h30

Local da aula: Estúdio Bixiga (R. Treze de Maio, 825)
Local do Ensaio Aberto: Mundo Pensante (Rua Treze de Maio, 830)
Pré requisito: ter seu próprio instrumento e saber o básico

.:: Investimento:
Mensal: R$70
Trimestral: R$195

INSCRIÇÕES: http://bit.ly/trompetedezembro

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:

Dezembro
02.12.19 – Aula (local: Estúdio Bixiga: R. Treze de Maio, 825)
17.12.19 – Ensaio Aberto no Mundo Pensante (End. Rua Treze de Maio 830 – Bela Vista)

Janeiro
20.01.20 – Aula (local: Estúdio Bixiga: R. Treze de Maio, 825)
28.01.20 – Ensaio Aberto no Mundo Pensante (End. Rua Treze de Maio 830 – Bela Vista)

Fevereiro
10.02.20 – Aula (local: Estúdio Bixiga: R. Treze de Maio, 825)
18.02.20 – Ensaio Aberto no Mundo Pensante (End. Rua Treze de Maio 830 – Bela Vista)


Estúdio Bixiga
Rua Treze de Maio, 825 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 50822657
www.mundopensante.com.br


Curta nossa fanpage e receba atualizações: https://www.facebook.com/estudiobixiga


Oficina de Trompete da Charanga com Amilcar Rodrigues no EB

OFICINA DE TROMPETE – com Amilcar Rodrigues

Ministrada por Amilcar Rodrigues, trompetista oficial da Espetacular Charanga do França, a oficina é voltada, exclusivamente, para estudantes de trompete com prévio conhecimento sobre o instrumento que queiram aprimorar sua técnica, a dinâmica, a respiração e aprofundar o estudo neste metal para chegar tinindo no bloco da Charanga e no carnaval de 2020!

*Serão 25 vagas (numa única turma) destinadas, prioritariamente, aos músicos que já fazem parte do bloco.

.:: Dias e Períodos: Terça feira (1 aula por mês + 1 ensaio aberto) / *de julho a fevereiro (8 meses), das 20h30 às 22h30

Local da aula: Estúdio Bixiga (R. Treze de Maio, 825)
Local do Ensaio Aberto: Mundo Pensante (Rua Treze de Maio, 830)
Pré requisito: ter seu próprio instrumento e saber o básico

.:: Investimento:
Mensal: R$70
Trimestral: R$195

INSCRIÇÕES: http://bit.ly/trompetedezembro

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:

Dezembro
02.12.19 – Aula (local: Estúdio Bixiga: R. Treze de Maio, 825)
17.12.19 – Ensaio Aberto no Mundo Pensante (End. Rua Treze de Maio 830 – Bela Vista)

Janeiro
20.01.20 – Aula (local: Estúdio Bixiga: R. Treze de Maio, 825)
28.01.20 – Ensaio Aberto no Mundo Pensante (End. Rua Treze de Maio 830 – Bela Vista)

Fevereiro
10.02.20 – Aula (local: Estúdio Bixiga: R. Treze de Maio, 825)
18.02.20 – Ensaio Aberto no Mundo Pensante (End. Rua Treze de Maio 830 – Bela Vista)


Estúdio Bixiga
Rua Treze de Maio, 825 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 50822657
www.mundopensante.com.br


Curta nossa fanpage e receba atualizações: https://www.facebook.com/estudiobixiga


Oficina de Trompete da Charanga com Amilcar Rodrigues no EB

OFICINA DE TROMPETE – com Amilcar Rodrigues

Ministrada por Amilcar Rodrigues, trompetista oficial da Espetacular Charanga do França, a oficina é voltada, exclusivamente, para estudantes de trompete com prévio conhecimento sobre o instrumento que queiram aprimorar sua técnica, a dinâmica, a respiração e aprofundar o estudo neste metal para chegar tinindo no bloco da Charanga e no carnaval de 2020!

*Serão 25 vagas (numa única turma) destinadas, prioritariamente, aos músicos que já fazem parte do bloco.

.:: Dias e Períodos: Terça feira (1 aula por mês + 1 ensaio aberto) / *de julho a fevereiro (8 meses), das 20h30 às 22h30

Local da aula: Estúdio Bixiga (R. Treze de Maio, 825)
Local do Ensaio Aberto: Mundo Pensante (Rua Treze de Maio, 830)
Pré requisito: ter seu próprio instrumento e saber o básico

.:: Investimento:
Mensal: R$70
Trimestral: R$195

INSCRIÇÕES: http://bit.ly/trompetedezembro

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:

Dezembro
02.12.19 – Aula (local: Estúdio Bixiga: R. Treze de Maio, 825)
17.12.19 – Ensaio Aberto no Mundo Pensante (End. Rua Treze de Maio 830 – Bela Vista)

Janeiro
20.01.20 – Aula (local: Estúdio Bixiga: R. Treze de Maio, 825)
28.01.20 – Ensaio Aberto no Mundo Pensante (End. Rua Treze de Maio 830 – Bela Vista)

Fevereiro
10.02.20 – Aula (local: Estúdio Bixiga: R. Treze de Maio, 825)
18.02.20 – Ensaio Aberto no Mundo Pensante (End. Rua Treze de Maio 830 – Bela Vista)


Estúdio Bixiga
Rua Treze de Maio, 825 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 50822657
www.mundopensante.com.br


Curta nossa fanpage e receba atualizações: https://www.facebook.com/estudiobixiga


Oficina de Iluminação Cênica no Lab Mundo Pensante

Oficina de Iluminação Cênica
Professor: Ligia Chaim

Um curso completo de iluminação para leigos, interessados e já iniciados. Assim como é a dúvida das pessoas, partindo do produto final, a proposta dessa oficina é iniciar de trás pra frente, onde a experiência será do resultado do trabalho do iluminador até os primórdios do que é luz.

Condução dos Temas
– Final do Show
– Execução do Show
– Programação de Luz – 2
– Afinação de Luz
– Montagem
– Programação de Luz – 1
– Mapa de Luz
– Rider de Luz – 2
– Visita Técnica
– Processo Criativo
– Ensaios
– Rider de Luz – 1
– Reunião de Produção
– Iluminador: Estudos, Técnicas, Práticas, Pesquisas, Conhecimentos, Comportamento Profissional.

Público alvo:

Artistas, técnicos e diretores de teatro, circo, dança e música, estudantes. Interessados em geral.

Ligia Chaim

Formada em Tecnologia da Produção do Audiovisual pela Universidade FMU/FIAM. Cursou a Oficina de Iluminação no Teatro da Vertigem, Arte Contemporânea no Instituto Tomie Ohtake e a Oficina de Cenografia no MAM. Participou da iluminação de projetos cênicos desde 2002. Ministrou: Oficina de Iluminação Cênica no Lab Mundo Pensante, Módulos 1 e 2 (2017 a 2019), Workshop de Iluminação para Produções Cênicas no Sesc São José dos Campos (2014) e Oficina de Iluminação Cênica na Faculdade Belas Artes no Curso de Pós Graduação em Cenografia e Figurino (2012). Primeira Mulher Participante do 2 ̊ Concurso GrandMALighting – MA 3D América Latina (2014). Em Shows: BaianaSystem (2016 a 2019); Maria Gadú (2017 a 2019); Mariana Aydar em (2018/2019); Silvia Machete (2019); Duas Casas (2017 a 2019); Otto (2018/2019); Tulipa Ruiz (2017 a 2019); Salomão Soares e Trio (2018 a 2019); OBMJ (2011 a 2019); Ponto BR (2010 a 2018); Lenna Bahule (2016 a 2019); Jards Macalé(2017); Mahmundi (2016); Show e Gravação de DVD Folk na Kombi (2016 e 2018); Nô Stopa (2015 e 2017); Karnak (2015 e 2016); Moda de Rock (2011/2016 e 2018); Vespas Mandarinas (2015 e 2016); Bnegão e Seletores de Frequência (2014 a 2015 e 2018); A Barca (2007 a 2016); Funk Como Le Gusta (2006 a 2010/2013 a 2015); Shows e DVD da Karla da Silva (2014); de André Abujamra (2014 a 2019). Os internacionais: Vijay Iyer Sextet (NY)(2018); Inna Modja (Mali)(2017); Los Pirañas (Colômbia)(2017); Ninfas (AR)(2016); Donny McCaslin Group (EUA)(2016); Mayra Andrade (FRA)(2014) como assistente de luz; Grupo Espelhos (BE)(2014); Richard Bona (CAM)(2013); Et Hop (FRA)(2013); McCoy Tyner (EUA)(2013); Salif Keita (África)(2013); Gong (AUS)(2013); Amadou & Mariam (África)(2013); Hypnotic Brass Esemble (EUA)(2013); Mahogany Frog (CAN)(2012); entre outros. Em Teatro, o Musical “Heathers” (2019) de Fernanda Chamma; “Pequena Magdalena”(2018) da Cia de Copas; “Matteo Perdeu o Emprego”(2018) da Cia dos Tios do Teatro; “Utopia Árvore” (2016), “Simbad” (2014) e “Estudo Sobre o Vento” (2013) do Coletivo de Ventiladores; “Ritornello”(2013/2014) Solo de Claudio Carneiro; com a premiada Cia Vagalum Tum Tum(2007 a 2013); “A Noite dos Palhaços Mudos” da Cia La Mínina (2008/2009). Em Dança, “Vermelha” de Liana Zakia (2019); Balé da Cidade de Santos (2016 a 2019); com Luiz Fernando Bongiovanni e Núcleo Mercearia de Idéias (2009 a 2019); “A Cruz que me Carrega”(2013 a 2015) do Núcleo Pé de Zamba; “Coração Supliciado…as danças da morte”(2017), “DeJavu” (2012/2014) da Cia Viver de José Maria Carvalho; com a Cia Flutuante (2006 a 2019); “Cidade”(2011) do Núcleo OMSTRAB.

Data: 16 a 19/12, das 19h às 22h
Carga horária: 12h

.:: Investimento:
R$ 320 _até 02/12
R$ 360 _ após 02/12

.:: Inscrições: http://bit.ly/1612iluminacao

.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista

> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)

Lab Mundo Pensante

Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP

Tel:. 5082-2657

www.mundopensante.com.br

Curta nossa fanpage e receba atualizações:

https://www.facebook.com/labmundopensante/


CURSO: CORPO, PENSAMENTO E LIBERDADE EM SPINOZA, NIETZSCHE, BERGSON E DELEUZE

A partir de 02/12, durante quatro aulas de segunda à quinta, das 20h às 22h, serão expostos os conceitos mais importantes sobre o tema CORPO, PENSAMENTO E LIBERDADE EM SPINOZA, NIETZSCHE, BERGSON E DELEUZE.

O controle do tempo, a captura da capacidade do corpo de afetar e de ser afetado, e o excesso de comunicação, são alguns traços marcantes da produção de subjetividade contemporânea. Por meio de alguns conceitos dos filósofos Spinoza, Nietzsche, Bergson e Deleuze, iremos destacar a importância ética e política da experiência de uma outra relação com o tempo, o corpo e o pensamento.

Plano de Aulas:

Aula 1: Benedictus de Spinoza (Baruch de Espinosa) (1632-1677): Os gêneros de conhecimento e a origem dos afetos.

Aula 2: Friedrich Nietzsche (1844-1900): Vontade de potência e criação de valores.

Aula 3: Henri Bergson (1859-1941): Duração, memória e impulso vital.

Aula 4: Gilles Deleuze (1925-1995): Desejo, corpo sem órgãos e devir-imperceptível.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

* Haverá certificado de participação (carga horária de 8 horas).

* Cada aula é dividida em quatro partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos alunos.

* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado) e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.).

AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros “Simplicidade Impessoal” e “Singularidades Criadoras”. É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com

Data: 02/12 a 05/12 – seg a quinta, das 20h às 22h

Carga Horária: 8h

Valor do curso completo:

R$ 190,00 no pagamento antecipado, com opção de parcelamento em até 12x no cartão através da Eventbrite.

R$ 230,00 no pagamento no local, na primeira aula (somente à vista no cartão de crédito/débito ou dinheiro).

Nesta opção a inscrição é feita no local, na primeira aula.

.:: Inscrições: http://bit.ly/0212FILOSOFIA

.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista

> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)

Lab Mundo Pensante

Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP

Tel:. 5082-2657

WhatsApp:. 11952222661

www.mundopensante.com.br

Curta nossa fanpage e receba atualizações:

https://www.facebook.com/labmundopensante/


ENCONTRO FILOSÓFICO: NIILISMO E ETERNO RETORNO EM NIETZSCHE NO LAB

[Encontro filosófico] NIILISMO E ETERNO RETORNO EM NIETZSCHE

Professor: Amauri Ferreira

No encontro filosófico de 13/12 serão expostos os conceitos mais importantes sobre NIILISMO E ETERNO RETORNO EM NIETZSCHE: o niilismo como negação da vida em suas diversas formas (negativo, reativo e passivo); a vontade de potência aprisionada pelo ressentimento; o niilismo no seu sentido ativo, como destruição da negação da vida; a relação entre eterno retorno, amor fati e criação de valores.

Para Friedrich Nietzsche, o pensamento do eterno retorno permite que seja realizada a redenção do passado, destruindo o modo ressentido, culpado e niilista de vivermos. Para o niilista passivo, a ausência de sentido da existência é ainda um estado de sofrimento, de resignação e de brandura. Porém, por meio da afirmação da vida (o amor fati), ele transmuta o passado e cria novos valores, superando o niilismo.

O livro INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE BERGSON será distribuído gratuitamente aos participantes do evento.

* O evento é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.

* Haverá certificado de participação.

* A aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes; na terceira parte, exposição dos conceitos.

* Os participantes receberão por e-mail o áudio da aula (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado).

AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor do livro “Singularidades Criadoras”. É também autor de livros sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com

Data: 13/12 – sexta-feira, das 20h às 22h

Investimento:

R$ 50,00 no pagamento antecipado através da Eventbrite.

R$ 60,00 no pagamento no local (somente à vista no cartão de débito ou dinheiro). Nesta opção a inscrição é feita na aula.

.:: Inscrições: http://bit.ly/1312encontrofilosofico

.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista

> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)

Lab Mundo Pensante

Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP

Tel:. 5082-2657

WhatsApp:. 11952222661

www.mundopensante.com.br

Curta nossa fanpage e receba atualizações:

https://www.facebook.com/labmundopensante/


Curso: Mercado da Música no Lab Mundo Pensante

Curso Mercado da Música
 
Professor: Rico Manzano e convidados
 
A oficina abordará temas relevantes e de imprescindível conhecimento básico de profissionais do universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) e de pessoas com interesse em integrar na área, abordando temas variados, muito embora conectados neste universo, como: Direitos Autorais; ISRC; ECAD, Associações Autorais, Distribuição Digital, Mercado Fonográfico; Streamings; Trilhas Sonoras, Games, Startups Musicais, Branding, Sincronização, Produção e etc.
 
O Objetivo da oficina é conceituar pontos básicos do mercado musical para preparar futuros profissionais na área e para aprofundar o tema junto à profissionais que já atuam na área, levando-se em consideração todas as recentes transformações que o mercado da música vem sofrendo em razão dos avanços tecnológicos.
 
Público Alvo: Destinado a pessoas que trabalham no universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) ou que tenham interesse em trabalhar.
 
Plano de aulas
 
Aula 1: Introdução, Conceitos do Mercado Musical e Direitos Autorais
Convidada: Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
1. Porque foi criado esse Workshop?
1.1. Para quem se Destina?
1.2. Porque entender o básico?
2. Autogestão Musical
2.1. Necessidade
2.2. Independência e Emancipação
2.3. Planejamento e Organização Financeira
3. Cronograma
3.1. Temas do Workshop
4. Conceitos e Termos básicos do Mercado Musical
4.1. Conceitos e Temos
5. Direitos Autorais
5.1. Fundamentos e Histórico
5.2. Diretos Morais x Direitos Patrimoniais
5.3. Obra x Fonograma
5.4. Transferência de Direitos
5.5. Domínio Público
5.6. Samples
5.7. Mashup
5.8. Plágio
5.9. Cases Famosos
 
Aula 2: ECAD, Associaçōes Autorais, Distribuição Digital, ISRC, Selos e Editoras
Convidada: Cris Falcão (Editora Cada Instante e Women In Music)
1. ECAD
1.1. O que é o ECAD?
1.2. Histórico
1.3. Como os valores são calculados
1.4. Quem deve pagar? Quem esta isento?
1.5. Como o Ecad saber as música que foram tocadas?
1.6. Estatísticas
2. Associações de Gestão Coletiva de Direitos Autorais
2.1. O que é uma Associação Autoral?
2.2. Porque devo me filiar a um?
2.3. O que são crédito retidos
3. ISRC
3.1. O que é ISRC?
3.2. O que é ISWC?
3.3. Cadastrando a Obra e o Fonograma
3.4. Divisão dos valores Arrecadados (Autoral e Conexos)
4. Distribuição Digital
4.1. O que é Distribuição Digital?
4.2. Estatísticas
4.3. Vantagens e Desvantagens
5. Editoras
5.1. O que é uma Editora?
5.2. Histórico
5.3. Formalização
5.4. Exemplos
6. Selos
6.1. O que é um Selo?
6.2. Histórico
6.3. Estrutura e Formalidades
6.4. Exemplos
 
Aula 3 – Produção Executiva, Produção Musical Streamings, Games e Trilha Sonora
Convidado: Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
1. Produção Executiva
1.1. Quem é o Produtor Executivo?
1.2. O que faz?
1.3. Dupla, Tripla ou Quadrupla função
1.4. Check List Básico
2. Produção Musical
2.1 O que é um Produtor Musical?
2.2. Etapa da Produção Musical
2.3. Softwares e Produtores conhecidos
2.4. 8 Dicas
2.5. Exemplos
3. Streamings
3.1. O que é Streaming?
3.2. Como funciona?
3.3. Dados e estatísticas
3.4. Quanto pagam os Streamings
4. Mercado de Trilha Sonora de Games
4.1. Histórico
4.2. Dados e Estatísticas do Mercado Brasileiro de Games
4.3. A Música de Videogames como um Gênero Musical
4.4. E-Sports e Feiras
4.5. A evolução da trilha sonora dos Games
5. Trilhas Sonoras
5.1. Histórico
5.2. Curiosidades do Mercado de Trilhas Sonoras
5.3. Mercados de Atuação
5.4. Exemplos
 
Aula 4 – Startup Musicais, Marketing Musical, Branding, Licenciamento, Leis de Incentivo, Feiras de Músicas, Mercado e Futuro da Música
Convidado: Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
1. Startup Musicais
1.1. O que é uma Startup?
1.2. Tipos de Startup?
1.3. O que o mundo da Música tem a ver com Startups?
1.4. Exemplos
2. Marketing Musical
2.1. O que é Marketing Musical
2.2. Os Principais Objetivos do Marketing Musical
2.3. Visual
2.4. Dicas
3. Music Branding e Licenciamento/Sincronização
3.1. O que é Music Branding e como ele funciona?
3.2. Como e porque o Mercado começou a ter a necessidade desse serviço?
3.3. Quais cuidados um artista deve ter ao associar seu nome ao de uma ou várias marcas?
3.4. O que é Licenciamento/Sincronização e como funciona?
4. Leis de Incentivo
4.1. Lei Rouanet
4.2. PROAC
4.3. Editais
4.4. Pro-Mac
5. Feiras de Música
5.1. Importância
5.2. Brasil
5.3. Internacional
6. Mercado e Futuro da Música
6.1. Infográfico – Estrutura do Mercado da Música
6.2. Tecnologia
6.3. Novas formas de Arrecadação Financeira
6.4. Expansão e Difusão do Mercado da Música
6.5. Reconexão (ou não) do ser humano
 
Sobre o docente
 
Rico Manzano
 
Músico, Produtor Musical, Produtor Cultural e Advogado paulistano, Rico Manzano estudou Direito na PUC/SP e Ciência Política na Universidad de Salamanca (Espanha). Se especializou em Direitos Autorais, atuando na área como advogado por cinco anos. Concomitantemente, estudou música no Conservatório do Estado de São Paulo (Emesp – Violão Popular; Grupo Vocal; Roda de Choro; Música nos Hospitais e Percussão de Escola de Samba) e piano com Lisandro Massa (Toninho Horta). O interesse pela produção também começou cedo, e realizou os cursos de Produção Musical na Berklee College of Music, DJBAN, SP Escola de Teatro entre outros. Começou a produzir trilhas sonoras para comerciais, filmes e documentários em meados de 2014, e em pouco tempo conquistou uma carteira solida de clientes, em 2017 começou a trabalhar como artista/compositor/produtor para a empresa mundialmente famosa no ramo das Trilhas Sonoras “Premium Beat” e “Shutterstock”(Canadá), gravou e produziu projetos musicais internacionais por meio plataforma Soundbetter (EUA, Dinamarca, França e Itália). Como músico, participou de diversos projetos musicais, como Big Pacha, Stéfano Ferraz, Nego Bala, Bloco Unidos do Swing entre outros. No começo de 2018 abriu sua própria Produtora, Rico Manzano Produções Musicais, e conseguiu intensificar os trabalhos em diversos ramos do mercado da música, atuando na Produção Musical de Trilhas Sonoras (Vix, Cobasi, BV, Iskool Films, Muda e etc.) e de bandas (Nego Bala, Trilha do Mar, Big Pacha-Coprodução e etc.), na Produção Executiva e Agenciamento de Artistas (Big Pacha, Nego Bala, RP Project, Trio Choro Moderno, Grazi Medori, Diego Pereira Quinteto, Ramos da Gafieira e etc.), na Direção Musical de shows, na Consultoria Jurídica da Carreira de Artistas e ministrando o Workshop Mercado da Música (SESCs, Biblioteca Mario de Andrade/SP, Casas de Cultura e etc.).
 
Convidados
 
Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
 
Sócia fundadora do escritório Lemos Consultoria Ltda. e Art.is Cultural. Advogada pós-graduada em Direito Civil e especializada em Direito Digital e das Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultora especializada em contratos e estratégia negocial com sólida experiência em entretenimento, economia criativa e mídias digitais. Foi docente titular nos cursos de Graduação de Análise e Sistemas de informação, Banco de Dados e Administração de Empresas com Ênfase em Tecnologia. Na sequência, professora titular dos Cursos de Pós-graduação em Produção Audiovisual – projeto e negócio; Pós Graduação em Animação; Gestão da comunicação em Mídias Digitais; Roteiro de Ficção Audiovisual e Design – branding: estratégias de marcas. Atualmente é docente no Curso de Pós-graduação em produção audiovisual – projeto e negócio da FAAP. Autora do livro “Legislação e Políticas de Incentivo” publicado em 2016 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e consultora convidada do “Objetiva Empreendedorismo em Foco” que é resultado da integração dos três projetos setoriais de exportação audiovisual que contam com o apoio da APEX-Brasil: FilmBrazil (APRO), Cinema do Brasil (SIAESP) e (ABPI-TV)
 
Convidada: Cris Falcão (Editora Cada Instante e Women In Music)
 
CEO da Cada Instante e Lider do Women In Music Brasil, é formada em economia pela Universidade Mackenzie e com MBA em marketing pela ESPM. Desenvolveu sua carreira no mercado financeiro, em indústria automobilística e na área de finanças de uma gigante da consultoria. Em 2004 incorporou-se à uma das maiores editoras de música independente do Brasil com mais de 60 anos de tradição, vivenciou a transformação do mercado fisico para o digital e tornou-se uma especialista em Administração de Direitos Autorais no Brasil.
Em 2018 juntou a sua experiência para atuar no mercado independente conectando pessoas, criando possibilidades e lugares para dar ao artista e ao compositor maiores chances de visibilidade, respeitando seus valores e verdades.
 
Convidado: Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
 
Com formação e comunicação e design, Rodolfo Lacerda iniciou o trabalho de produção artística em 2014 quando formou a banda Samuca e a Selva com seu amigo, e hoje sócio, Samuel Samuca.
Atualmente trabalha na gestão de carreira, planejamento estratégico e produção executiva em sua produtora – DOX Produção e Conteúdo – para as bandas Samuca e a Selva, Abacaxepa e Coco de Oyá, além de ser sócio e programador da casa de shows Estúdio Bixiga em São Paulo.
É idealizador dos projetos “Lance Novo”, que realiza o show de lançamento de álbum ou ep, com filmagem, entrevista, sessão de autógrafos e assessoria de imprensa e do Festival Fruuto – com shows, encontro de festas e painéis sobre o mercado da música.
 
Convidado: Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
 
Formado em Relações Públicas e apaixonado por música desde cedo , Pedro Bontorim tem dedicado toda sua carreira para criação de projetos musicais originais, desenvolvendo estudos de mercado e abrindo caminho e oportunidades para artistas emergentes. Em 2018, criou a CLAV Music Business Intelligence, startup de curadoria e inteligência de dados em música a fim de transformar o ecossistema musical brasileiro mais justo, acessível, rentável e democrático. Pedro também é músico e compositor.
 
 
Data: 19, 21, 26 e 28/11 – ter e quinta-feira, das 19h às 22h
Carga Horária: 12h
 
Investimento:
R$ 320,00 _ até 05/11
R$ 360,00 _ após 05/11
Aula Avulsa: R$ 95,00
 
.:: Inscrições: http://bit.ly/1911mercadomusica
 
.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista
 
> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)
 
Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
WhatsApp:. 11952222661
www.mundopensante.com.br
 
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/
 

Curso: Mercado da Música no Lab Mundo Pensante

Curso Mercado da Música
 
Professor: Rico Manzano e convidados
 
A oficina abordará temas relevantes e de imprescindível conhecimento básico de profissionais do universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) e de pessoas com interesse em integrar na área, abordando temas variados, muito embora conectados neste universo, como: Direitos Autorais; ISRC; ECAD, Associações Autorais, Distribuição Digital, Mercado Fonográfico; Streamings; Trilhas Sonoras, Games, Startups Musicais, Branding, Sincronização, Produção e etc.
 
O Objetivo da oficina é conceituar pontos básicos do mercado musical para preparar futuros profissionais na área e para aprofundar o tema junto à profissionais que já atuam na área, levando-se em consideração todas as recentes transformações que o mercado da música vem sofrendo em razão dos avanços tecnológicos.
 
Público Alvo: Destinado a pessoas que trabalham no universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) ou que tenham interesse em trabalhar.
 
Plano de aulas
 
Aula 1: Introdução, Conceitos do Mercado Musical e Direitos Autorais
Convidada: Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
1. Porque foi criado esse Workshop?
1.1. Para quem se Destina?
1.2. Porque entender o básico?
2. Autogestão Musical
2.1. Necessidade
2.2. Independência e Emancipação
2.3. Planejamento e Organização Financeira
3. Cronograma
3.1. Temas do Workshop
4. Conceitos e Termos básicos do Mercado Musical
4.1. Conceitos e Temos
5. Direitos Autorais
5.1. Fundamentos e Histórico
5.2. Diretos Morais x Direitos Patrimoniais
5.3. Obra x Fonograma
5.4. Transferência de Direitos
5.5. Domínio Público
5.6. Samples
5.7. Mashup
5.8. Plágio
5.9. Cases Famosos
 
Aula 2: ECAD, Associaçōes Autorais, Distribuição Digital, ISRC, Selos e Editoras
Convidada: Cris Falcão (Editora Cada Instante e Women In Music)
1. ECAD
1.1. O que é o ECAD?
1.2. Histórico
1.3. Como os valores são calculados
1.4. Quem deve pagar? Quem esta isento?
1.5. Como o Ecad saber as música que foram tocadas?
1.6. Estatísticas
2. Associações de Gestão Coletiva de Direitos Autorais
2.1. O que é uma Associação Autoral?
2.2. Porque devo me filiar a um?
2.3. O que são crédito retidos
3. ISRC
3.1. O que é ISRC?
3.2. O que é ISWC?
3.3. Cadastrando a Obra e o Fonograma
3.4. Divisão dos valores Arrecadados (Autoral e Conexos)
4. Distribuição Digital
4.1. O que é Distribuição Digital?
4.2. Estatísticas
4.3. Vantagens e Desvantagens
5. Editoras
5.1. O que é uma Editora?
5.2. Histórico
5.3. Formalização
5.4. Exemplos
6. Selos
6.1. O que é um Selo?
6.2. Histórico
6.3. Estrutura e Formalidades
6.4. Exemplos
 
Aula 3 – Produção Executiva, Produção Musical Streamings, Games e Trilha Sonora
Convidado: Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
1. Produção Executiva
1.1. Quem é o Produtor Executivo?
1.2. O que faz?
1.3. Dupla, Tripla ou Quadrupla função
1.4. Check List Básico
2. Produção Musical
2.1 O que é um Produtor Musical?
2.2. Etapa da Produção Musical
2.3. Softwares e Produtores conhecidos
2.4. 8 Dicas
2.5. Exemplos
3. Streamings
3.1. O que é Streaming?
3.2. Como funciona?
3.3. Dados e estatísticas
3.4. Quanto pagam os Streamings
4. Mercado de Trilha Sonora de Games
4.1. Histórico
4.2. Dados e Estatísticas do Mercado Brasileiro de Games
4.3. A Música de Videogames como um Gênero Musical
4.4. E-Sports e Feiras
4.5. A evolução da trilha sonora dos Games
5. Trilhas Sonoras
5.1. Histórico
5.2. Curiosidades do Mercado de Trilhas Sonoras
5.3. Mercados de Atuação
5.4. Exemplos
 
Aula 4 – Startup Musicais, Marketing Musical, Branding, Licenciamento, Leis de Incentivo, Feiras de Músicas, Mercado e Futuro da Música
Convidado: Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
1. Startup Musicais
1.1. O que é uma Startup?
1.2. Tipos de Startup?
1.3. O que o mundo da Música tem a ver com Startups?
1.4. Exemplos
2. Marketing Musical
2.1. O que é Marketing Musical
2.2. Os Principais Objetivos do Marketing Musical
2.3. Visual
2.4. Dicas
3. Music Branding e Licenciamento/Sincronização
3.1. O que é Music Branding e como ele funciona?
3.2. Como e porque o Mercado começou a ter a necessidade desse serviço?
3.3. Quais cuidados um artista deve ter ao associar seu nome ao de uma ou várias marcas?
3.4. O que é Licenciamento/Sincronização e como funciona?
4. Leis de Incentivo
4.1. Lei Rouanet
4.2. PROAC
4.3. Editais
4.4. Pro-Mac
5. Feiras de Música
5.1. Importância
5.2. Brasil
5.3. Internacional
6. Mercado e Futuro da Música
6.1. Infográfico – Estrutura do Mercado da Música
6.2. Tecnologia
6.3. Novas formas de Arrecadação Financeira
6.4. Expansão e Difusão do Mercado da Música
6.5. Reconexão (ou não) do ser humano
 
Sobre o docente
 
Rico Manzano
 
Músico, Produtor Musical, Produtor Cultural e Advogado paulistano, Rico Manzano estudou Direito na PUC/SP e Ciência Política na Universidad de Salamanca (Espanha). Se especializou em Direitos Autorais, atuando na área como advogado por cinco anos. Concomitantemente, estudou música no Conservatório do Estado de São Paulo (Emesp – Violão Popular; Grupo Vocal; Roda de Choro; Música nos Hospitais e Percussão de Escola de Samba) e piano com Lisandro Massa (Toninho Horta). O interesse pela produção também começou cedo, e realizou os cursos de Produção Musical na Berklee College of Music, DJBAN, SP Escola de Teatro entre outros. Começou a produzir trilhas sonoras para comerciais, filmes e documentários em meados de 2014, e em pouco tempo conquistou uma carteira solida de clientes, em 2017 começou a trabalhar como artista/compositor/produtor para a empresa mundialmente famosa no ramo das Trilhas Sonoras “Premium Beat” e “Shutterstock”(Canadá), gravou e produziu projetos musicais internacionais por meio plataforma Soundbetter (EUA, Dinamarca, França e Itália). Como músico, participou de diversos projetos musicais, como Big Pacha, Stéfano Ferraz, Nego Bala, Bloco Unidos do Swing entre outros. No começo de 2018 abriu sua própria Produtora, Rico Manzano Produções Musicais, e conseguiu intensificar os trabalhos em diversos ramos do mercado da música, atuando na Produção Musical de Trilhas Sonoras (Vix, Cobasi, BV, Iskool Films, Muda e etc.) e de bandas (Nego Bala, Trilha do Mar, Big Pacha-Coprodução e etc.), na Produção Executiva e Agenciamento de Artistas (Big Pacha, Nego Bala, RP Project, Trio Choro Moderno, Grazi Medori, Diego Pereira Quinteto, Ramos da Gafieira e etc.), na Direção Musical de shows, na Consultoria Jurídica da Carreira de Artistas e ministrando o Workshop Mercado da Música (SESCs, Biblioteca Mario de Andrade/SP, Casas de Cultura e etc.).
 
Convidados
 
Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
 
Sócia fundadora do escritório Lemos Consultoria Ltda. e Art.is Cultural. Advogada pós-graduada em Direito Civil e especializada em Direito Digital e das Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultora especializada em contratos e estratégia negocial com sólida experiência em entretenimento, economia criativa e mídias digitais. Foi docente titular nos cursos de Graduação de Análise e Sistemas de informação, Banco de Dados e Administração de Empresas com Ênfase em Tecnologia. Na sequência, professora titular dos Cursos de Pós-graduação em Produção Audiovisual – projeto e negócio; Pós Graduação em Animação; Gestão da comunicação em Mídias Digitais; Roteiro de Ficção Audiovisual e Design – branding: estratégias de marcas. Atualmente é docente no Curso de Pós-graduação em produção audiovisual – projeto e negócio da FAAP. Autora do livro “Legislação e Políticas de Incentivo” publicado em 2016 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e consultora convidada do “Objetiva Empreendedorismo em Foco” que é resultado da integração dos três projetos setoriais de exportação audiovisual que contam com o apoio da APEX-Brasil: FilmBrazil (APRO), Cinema do Brasil (SIAESP) e (ABPI-TV)
 
Convidada: Cris Falcão (Editora Cada Instante e Women In Music)
 
CEO da Cada Instante e Lider do Women In Music Brasil, é formada em economia pela Universidade Mackenzie e com MBA em marketing pela ESPM. Desenvolveu sua carreira no mercado financeiro, em indústria automobilística e na área de finanças de uma gigante da consultoria. Em 2004 incorporou-se à uma das maiores editoras de música independente do Brasil com mais de 60 anos de tradição, vivenciou a transformação do mercado fisico para o digital e tornou-se uma especialista em Administração de Direitos Autorais no Brasil.
Em 2018 juntou a sua experiência para atuar no mercado independente conectando pessoas, criando possibilidades e lugares para dar ao artista e ao compositor maiores chances de visibilidade, respeitando seus valores e verdades.
 
Convidado: Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
 
Com formação e comunicação e design, Rodolfo Lacerda iniciou o trabalho de produção artística em 2014 quando formou a banda Samuca e a Selva com seu amigo, e hoje sócio, Samuel Samuca.
Atualmente trabalha na gestão de carreira, planejamento estratégico e produção executiva em sua produtora – DOX Produção e Conteúdo – para as bandas Samuca e a Selva, Abacaxepa e Coco de Oyá, além de ser sócio e programador da casa de shows Estúdio Bixiga em São Paulo.
É idealizador dos projetos “Lance Novo”, que realiza o show de lançamento de álbum ou ep, com filmagem, entrevista, sessão de autógrafos e assessoria de imprensa e do Festival Fruuto – com shows, encontro de festas e painéis sobre o mercado da música.
 
Convidado: Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
 
Formado em Relações Públicas e apaixonado por música desde cedo , Pedro Bontorim tem dedicado toda sua carreira para criação de projetos musicais originais, desenvolvendo estudos de mercado e abrindo caminho e oportunidades para artistas emergentes. Em 2018, criou a CLAV Music Business Intelligence, startup de curadoria e inteligência de dados em música a fim de transformar o ecossistema musical brasileiro mais justo, acessível, rentável e democrático. Pedro também é músico e compositor.
 
 
Data: 19, 21, 26 e 28/11 – ter e quinta-feira, das 19h às 22h
Carga Horária: 12h
 
Investimento:
R$ 320,00 _ até 05/11
R$ 360,00 _ após 05/11
Aula Avulsa: R$ 95,00
 
.:: Inscrições: http://bit.ly/1911mercadomusica
 
.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista
 
> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)
 
Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
WhatsApp:. 11952222661
www.mundopensante.com.br
 
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/
 

Curso: Mercado da Música no Lab Mundo Pensante

Curso Mercado da Música
 
Professor: Rico Manzano e convidados
 
A oficina abordará temas relevantes e de imprescindível conhecimento básico de profissionais do universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) e de pessoas com interesse em integrar na área, abordando temas variados, muito embora conectados neste universo, como: Direitos Autorais; ISRC; ECAD, Associações Autorais, Distribuição Digital, Mercado Fonográfico; Streamings; Trilhas Sonoras, Games, Startups Musicais, Branding, Sincronização, Produção e etc.
 
O Objetivo da oficina é conceituar pontos básicos do mercado musical para preparar futuros profissionais na área e para aprofundar o tema junto à profissionais que já atuam na área, levando-se em consideração todas as recentes transformações que o mercado da música vem sofrendo em razão dos avanços tecnológicos.
 
Público Alvo: Destinado a pessoas que trabalham no universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) ou que tenham interesse em trabalhar.
 
Plano de aulas
 
Aula 1: Introdução, Conceitos do Mercado Musical e Direitos Autorais
Convidada: Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
1. Porque foi criado esse Workshop?
1.1. Para quem se Destina?
1.2. Porque entender o básico?
2. Autogestão Musical
2.1. Necessidade
2.2. Independência e Emancipação
2.3. Planejamento e Organização Financeira
3. Cronograma
3.1. Temas do Workshop
4. Conceitos e Termos básicos do Mercado Musical
4.1. Conceitos e Temos
5. Direitos Autorais
5.1. Fundamentos e Histórico
5.2. Diretos Morais x Direitos Patrimoniais
5.3. Obra x Fonograma
5.4. Transferência de Direitos
5.5. Domínio Público
5.6. Samples
5.7. Mashup
5.8. Plágio
5.9. Cases Famosos
 
Aula 2: ECAD, Associaçōes Autorais, Distribuição Digital, ISRC, Selos e Editoras
Convidada: Cris Falcão (Editora Cada Instante e Women In Music)
1. ECAD
1.1. O que é o ECAD?
1.2. Histórico
1.3. Como os valores são calculados
1.4. Quem deve pagar? Quem esta isento?
1.5. Como o Ecad saber as música que foram tocadas?
1.6. Estatísticas
2. Associações de Gestão Coletiva de Direitos Autorais
2.1. O que é uma Associação Autoral?
2.2. Porque devo me filiar a um?
2.3. O que são crédito retidos
3. ISRC
3.1. O que é ISRC?
3.2. O que é ISWC?
3.3. Cadastrando a Obra e o Fonograma
3.4. Divisão dos valores Arrecadados (Autoral e Conexos)
4. Distribuição Digital
4.1. O que é Distribuição Digital?
4.2. Estatísticas
4.3. Vantagens e Desvantagens
5. Editoras
5.1. O que é uma Editora?
5.2. Histórico
5.3. Formalização
5.4. Exemplos
6. Selos
6.1. O que é um Selo?
6.2. Histórico
6.3. Estrutura e Formalidades
6.4. Exemplos
 
Aula 3 – Produção Executiva, Produção Musical Streamings, Games e Trilha Sonora
Convidado: Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
1. Produção Executiva
1.1. Quem é o Produtor Executivo?
1.2. O que faz?
1.3. Dupla, Tripla ou Quadrupla função
1.4. Check List Básico
2. Produção Musical
2.1 O que é um Produtor Musical?
2.2. Etapa da Produção Musical
2.3. Softwares e Produtores conhecidos
2.4. 8 Dicas
2.5. Exemplos
3. Streamings
3.1. O que é Streaming?
3.2. Como funciona?
3.3. Dados e estatísticas
3.4. Quanto pagam os Streamings
4. Mercado de Trilha Sonora de Games
4.1. Histórico
4.2. Dados e Estatísticas do Mercado Brasileiro de Games
4.3. A Música de Videogames como um Gênero Musical
4.4. E-Sports e Feiras
4.5. A evolução da trilha sonora dos Games
5. Trilhas Sonoras
5.1. Histórico
5.2. Curiosidades do Mercado de Trilhas Sonoras
5.3. Mercados de Atuação
5.4. Exemplos
 
Aula 4 – Startup Musicais, Marketing Musical, Branding, Licenciamento, Leis de Incentivo, Feiras de Músicas, Mercado e Futuro da Música
Convidado: Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
1. Startup Musicais
1.1. O que é uma Startup?
1.2. Tipos de Startup?
1.3. O que o mundo da Música tem a ver com Startups?
1.4. Exemplos
2. Marketing Musical
2.1. O que é Marketing Musical
2.2. Os Principais Objetivos do Marketing Musical
2.3. Visual
2.4. Dicas
3. Music Branding e Licenciamento/Sincronização
3.1. O que é Music Branding e como ele funciona?
3.2. Como e porque o Mercado começou a ter a necessidade desse serviço?
3.3. Quais cuidados um artista deve ter ao associar seu nome ao de uma ou várias marcas?
3.4. O que é Licenciamento/Sincronização e como funciona?
4. Leis de Incentivo
4.1. Lei Rouanet
4.2. PROAC
4.3. Editais
4.4. Pro-Mac
5. Feiras de Música
5.1. Importância
5.2. Brasil
5.3. Internacional
6. Mercado e Futuro da Música
6.1. Infográfico – Estrutura do Mercado da Música
6.2. Tecnologia
6.3. Novas formas de Arrecadação Financeira
6.4. Expansão e Difusão do Mercado da Música
6.5. Reconexão (ou não) do ser humano
 
Sobre o docente
 
Rico Manzano
 
Músico, Produtor Musical, Produtor Cultural e Advogado paulistano, Rico Manzano estudou Direito na PUC/SP e Ciência Política na Universidad de Salamanca (Espanha). Se especializou em Direitos Autorais, atuando na área como advogado por cinco anos. Concomitantemente, estudou música no Conservatório do Estado de São Paulo (Emesp – Violão Popular; Grupo Vocal; Roda de Choro; Música nos Hospitais e Percussão de Escola de Samba) e piano com Lisandro Massa (Toninho Horta). O interesse pela produção também começou cedo, e realizou os cursos de Produção Musical na Berklee College of Music, DJBAN, SP Escola de Teatro entre outros. Começou a produzir trilhas sonoras para comerciais, filmes e documentários em meados de 2014, e em pouco tempo conquistou uma carteira solida de clientes, em 2017 começou a trabalhar como artista/compositor/produtor para a empresa mundialmente famosa no ramo das Trilhas Sonoras “Premium Beat” e “Shutterstock”(Canadá), gravou e produziu projetos musicais internacionais por meio plataforma Soundbetter (EUA, Dinamarca, França e Itália). Como músico, participou de diversos projetos musicais, como Big Pacha, Stéfano Ferraz, Nego Bala, Bloco Unidos do Swing entre outros. No começo de 2018 abriu sua própria Produtora, Rico Manzano Produções Musicais, e conseguiu intensificar os trabalhos em diversos ramos do mercado da música, atuando na Produção Musical de Trilhas Sonoras (Vix, Cobasi, BV, Iskool Films, Muda e etc.) e de bandas (Nego Bala, Trilha do Mar, Big Pacha-Coprodução e etc.), na Produção Executiva e Agenciamento de Artistas (Big Pacha, Nego Bala, RP Project, Trio Choro Moderno, Grazi Medori, Diego Pereira Quinteto, Ramos da Gafieira e etc.), na Direção Musical de shows, na Consultoria Jurídica da Carreira de Artistas e ministrando o Workshop Mercado da Música (SESCs, Biblioteca Mario de Andrade/SP, Casas de Cultura e etc.).
 
Convidados
 
Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
 
Sócia fundadora do escritório Lemos Consultoria Ltda. e Art.is Cultural. Advogada pós-graduada em Direito Civil e especializada em Direito Digital e das Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultora especializada em contratos e estratégia negocial com sólida experiência em entretenimento, economia criativa e mídias digitais. Foi docente titular nos cursos de Graduação de Análise e Sistemas de informação, Banco de Dados e Administração de Empresas com Ênfase em Tecnologia. Na sequência, professora titular dos Cursos de Pós-graduação em Produção Audiovisual – projeto e negócio; Pós Graduação em Animação; Gestão da comunicação em Mídias Digitais; Roteiro de Ficção Audiovisual e Design – branding: estratégias de marcas. Atualmente é docente no Curso de Pós-graduação em produção audiovisual – projeto e negócio da FAAP. Autora do livro “Legislação e Políticas de Incentivo” publicado em 2016 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e consultora convidada do “Objetiva Empreendedorismo em Foco” que é resultado da integração dos três projetos setoriais de exportação audiovisual que contam com o apoio da APEX-Brasil: FilmBrazil (APRO), Cinema do Brasil (SIAESP) e (ABPI-TV)
 
Convidada: Cris Falcão (Editora Cada Instante e Women In Music)
 
CEO da Cada Instante e Lider do Women In Music Brasil, é formada em economia pela Universidade Mackenzie e com MBA em marketing pela ESPM. Desenvolveu sua carreira no mercado financeiro, em indústria automobilística e na área de finanças de uma gigante da consultoria. Em 2004 incorporou-se à uma das maiores editoras de música independente do Brasil com mais de 60 anos de tradição, vivenciou a transformação do mercado fisico para o digital e tornou-se uma especialista em Administração de Direitos Autorais no Brasil.
Em 2018 juntou a sua experiência para atuar no mercado independente conectando pessoas, criando possibilidades e lugares para dar ao artista e ao compositor maiores chances de visibilidade, respeitando seus valores e verdades.
 
Convidado: Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
 
Com formação e comunicação e design, Rodolfo Lacerda iniciou o trabalho de produção artística em 2014 quando formou a banda Samuca e a Selva com seu amigo, e hoje sócio, Samuel Samuca.
Atualmente trabalha na gestão de carreira, planejamento estratégico e produção executiva em sua produtora – DOX Produção e Conteúdo – para as bandas Samuca e a Selva, Abacaxepa e Coco de Oyá, além de ser sócio e programador da casa de shows Estúdio Bixiga em São Paulo.
É idealizador dos projetos “Lance Novo”, que realiza o show de lançamento de álbum ou ep, com filmagem, entrevista, sessão de autógrafos e assessoria de imprensa e do Festival Fruuto – com shows, encontro de festas e painéis sobre o mercado da música.
 
Convidado: Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
 
Formado em Relações Públicas e apaixonado por música desde cedo , Pedro Bontorim tem dedicado toda sua carreira para criação de projetos musicais originais, desenvolvendo estudos de mercado e abrindo caminho e oportunidades para artistas emergentes. Em 2018, criou a CLAV Music Business Intelligence, startup de curadoria e inteligência de dados em música a fim de transformar o ecossistema musical brasileiro mais justo, acessível, rentável e democrático. Pedro também é músico e compositor.
 
 
Data: 19, 21, 26 e 28/11 – ter e quinta-feira, das 19h às 22h
Carga Horária: 12h
 
Investimento:
R$ 320,00 _ até 05/11
R$ 360,00 _ após 05/11
Aula Avulsa: R$ 95,00
 
.:: Inscrições: http://bit.ly/1911mercadomusica
 
.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista
 
> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)
 
Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
WhatsApp:. 11952222661
www.mundopensante.com.br
 
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/
 

Curso: Mercado da Música no Lab Mundo Pensante

Curso Mercado da Música
 
Professor: Rico Manzano e convidados
 
A oficina abordará temas relevantes e de imprescindível conhecimento básico de profissionais do universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) e de pessoas com interesse em integrar na área, abordando temas variados, muito embora conectados neste universo, como: Direitos Autorais; ISRC; ECAD, Associações Autorais, Distribuição Digital, Mercado Fonográfico; Streamings; Trilhas Sonoras, Games, Startups Musicais, Branding, Sincronização, Produção e etc.
 
O Objetivo da oficina é conceituar pontos básicos do mercado musical para preparar futuros profissionais na área e para aprofundar o tema junto à profissionais que já atuam na área, levando-se em consideração todas as recentes transformações que o mercado da música vem sofrendo em razão dos avanços tecnológicos.
 
Público Alvo: Destinado a pessoas que trabalham no universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) ou que tenham interesse em trabalhar.
 
Plano de aulas
 
Aula 1: Introdução, Conceitos do Mercado Musical e Direitos Autorais
Convidada: Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
1. Porque foi criado esse Workshop?
1.1. Para quem se Destina?
1.2. Porque entender o básico?
2. Autogestão Musical
2.1. Necessidade
2.2. Independência e Emancipação
2.3. Planejamento e Organização Financeira
3. Cronograma
3.1. Temas do Workshop
4. Conceitos e Termos básicos do Mercado Musical
4.1. Conceitos e Temos
5. Direitos Autorais
5.1. Fundamentos e Histórico
5.2. Diretos Morais x Direitos Patrimoniais
5.3. Obra x Fonograma
5.4. Transferência de Direitos
5.5. Domínio Público
5.6. Samples
5.7. Mashup
5.8. Plágio
5.9. Cases Famosos
 
Aula 2: ECAD, Associaçōes Autorais, Distribuição Digital, ISRC, Selos e Editoras
Convidada: Cris Falcão (Editora Cada Instante e Women In Music)
1. ECAD
1.1. O que é o ECAD?
1.2. Histórico
1.3. Como os valores são calculados
1.4. Quem deve pagar? Quem esta isento?
1.5. Como o Ecad saber as música que foram tocadas?
1.6. Estatísticas
2. Associações de Gestão Coletiva de Direitos Autorais
2.1. O que é uma Associação Autoral?
2.2. Porque devo me filiar a um?
2.3. O que são crédito retidos
3. ISRC
3.1. O que é ISRC?
3.2. O que é ISWC?
3.3. Cadastrando a Obra e o Fonograma
3.4. Divisão dos valores Arrecadados (Autoral e Conexos)
4. Distribuição Digital
4.1. O que é Distribuição Digital?
4.2. Estatísticas
4.3. Vantagens e Desvantagens
5. Editoras
5.1. O que é uma Editora?
5.2. Histórico
5.3. Formalização
5.4. Exemplos
6. Selos
6.1. O que é um Selo?
6.2. Histórico
6.3. Estrutura e Formalidades
6.4. Exemplos
 
Aula 3 – Produção Executiva, Produção Musical Streamings, Games e Trilha Sonora
Convidado: Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
1. Produção Executiva
1.1. Quem é o Produtor Executivo?
1.2. O que faz?
1.3. Dupla, Tripla ou Quadrupla função
1.4. Check List Básico
2. Produção Musical
2.1 O que é um Produtor Musical?
2.2. Etapa da Produção Musical
2.3. Softwares e Produtores conhecidos
2.4. 8 Dicas
2.5. Exemplos
3. Streamings
3.1. O que é Streaming?
3.2. Como funciona?
3.3. Dados e estatísticas
3.4. Quanto pagam os Streamings
4. Mercado de Trilha Sonora de Games
4.1. Histórico
4.2. Dados e Estatísticas do Mercado Brasileiro de Games
4.3. A Música de Videogames como um Gênero Musical
4.4. E-Sports e Feiras
4.5. A evolução da trilha sonora dos Games
5. Trilhas Sonoras
5.1. Histórico
5.2. Curiosidades do Mercado de Trilhas Sonoras
5.3. Mercados de Atuação
5.4. Exemplos
 
Aula 4 – Startup Musicais, Marketing Musical, Branding, Licenciamento, Leis de Incentivo, Feiras de Músicas, Mercado e Futuro da Música
Convidado: Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
1. Startup Musicais
1.1. O que é uma Startup?
1.2. Tipos de Startup?
1.3. O que o mundo da Música tem a ver com Startups?
1.4. Exemplos
2. Marketing Musical
2.1. O que é Marketing Musical
2.2. Os Principais Objetivos do Marketing Musical
2.3. Visual
2.4. Dicas
3. Music Branding e Licenciamento/Sincronização
3.1. O que é Music Branding e como ele funciona?
3.2. Como e porque o Mercado começou a ter a necessidade desse serviço?
3.3. Quais cuidados um artista deve ter ao associar seu nome ao de uma ou várias marcas?
3.4. O que é Licenciamento/Sincronização e como funciona?
4. Leis de Incentivo
4.1. Lei Rouanet
4.2. PROAC
4.3. Editais
4.4. Pro-Mac
5. Feiras de Música
5.1. Importância
5.2. Brasil
5.3. Internacional
6. Mercado e Futuro da Música
6.1. Infográfico – Estrutura do Mercado da Música
6.2. Tecnologia
6.3. Novas formas de Arrecadação Financeira
6.4. Expansão e Difusão do Mercado da Música
6.5. Reconexão (ou não) do ser humano
 
Sobre o docente
 
Rico Manzano
 
Músico, Produtor Musical, Produtor Cultural e Advogado paulistano, Rico Manzano estudou Direito na PUC/SP e Ciência Política na Universidad de Salamanca (Espanha). Se especializou em Direitos Autorais, atuando na área como advogado por cinco anos. Concomitantemente, estudou música no Conservatório do Estado de São Paulo (Emesp – Violão Popular; Grupo Vocal; Roda de Choro; Música nos Hospitais e Percussão de Escola de Samba) e piano com Lisandro Massa (Toninho Horta). O interesse pela produção também começou cedo, e realizou os cursos de Produção Musical na Berklee College of Music, DJBAN, SP Escola de Teatro entre outros. Começou a produzir trilhas sonoras para comerciais, filmes e documentários em meados de 2014, e em pouco tempo conquistou uma carteira solida de clientes, em 2017 começou a trabalhar como artista/compositor/produtor para a empresa mundialmente famosa no ramo das Trilhas Sonoras “Premium Beat” e “Shutterstock”(Canadá), gravou e produziu projetos musicais internacionais por meio plataforma Soundbetter (EUA, Dinamarca, França e Itália). Como músico, participou de diversos projetos musicais, como Big Pacha, Stéfano Ferraz, Nego Bala, Bloco Unidos do Swing entre outros. No começo de 2018 abriu sua própria Produtora, Rico Manzano Produções Musicais, e conseguiu intensificar os trabalhos em diversos ramos do mercado da música, atuando na Produção Musical de Trilhas Sonoras (Vix, Cobasi, BV, Iskool Films, Muda e etc.) e de bandas (Nego Bala, Trilha do Mar, Big Pacha-Coprodução e etc.), na Produção Executiva e Agenciamento de Artistas (Big Pacha, Nego Bala, RP Project, Trio Choro Moderno, Grazi Medori, Diego Pereira Quinteto, Ramos da Gafieira e etc.), na Direção Musical de shows, na Consultoria Jurídica da Carreira de Artistas e ministrando o Workshop Mercado da Música (SESCs, Biblioteca Mario de Andrade/SP, Casas de Cultura e etc.).
 
Convidados
 
Raquel Lemos (Lemos Consultoria e Art.is Cultural)
 
Sócia fundadora do escritório Lemos Consultoria Ltda. e Art.is Cultural. Advogada pós-graduada em Direito Civil e especializada em Direito Digital e das Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultora especializada em contratos e estratégia negocial com sólida experiência em entretenimento, economia criativa e mídias digitais. Foi docente titular nos cursos de Graduação de Análise e Sistemas de informação, Banco de Dados e Administração de Empresas com Ênfase em Tecnologia. Na sequência, professora titular dos Cursos de Pós-graduação em Produção Audiovisual – projeto e negócio; Pós Graduação em Animação; Gestão da comunicação em Mídias Digitais; Roteiro de Ficção Audiovisual e Design – branding: estratégias de marcas. Atualmente é docente no Curso de Pós-graduação em produção audiovisual – projeto e negócio da FAAP. Autora do livro “Legislação e Políticas de Incentivo” publicado em 2016 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e consultora convidada do “Objetiva Empreendedorismo em Foco” que é resultado da integração dos três projetos setoriais de exportação audiovisual que contam com o apoio da APEX-Brasil: FilmBrazil (APRO), Cinema do Brasil (SIAESP) e (ABPI-TV)
 
Convidada: Cris Falcão (Editora Cada Instante e Women In Music)
 
CEO da Cada Instante e Lider do Women In Music Brasil, é formada em economia pela Universidade Mackenzie e com MBA em marketing pela ESPM. Desenvolveu sua carreira no mercado financeiro, em indústria automobilística e na área de finanças de uma gigante da consultoria. Em 2004 incorporou-se à uma das maiores editoras de música independente do Brasil com mais de 60 anos de tradição, vivenciou a transformação do mercado fisico para o digital e tornou-se uma especialista em Administração de Direitos Autorais no Brasil.
Em 2018 juntou a sua experiência para atuar no mercado independente conectando pessoas, criando possibilidades e lugares para dar ao artista e ao compositor maiores chances de visibilidade, respeitando seus valores e verdades.
 
Convidado: Rodolfo Lacerda (DOX Produção e Conteúdo e Estúdio Bixiga)
 
Com formação e comunicação e design, Rodolfo Lacerda iniciou o trabalho de produção artística em 2014 quando formou a banda Samuca e a Selva com seu amigo, e hoje sócio, Samuel Samuca.
Atualmente trabalha na gestão de carreira, planejamento estratégico e produção executiva em sua produtora – DOX Produção e Conteúdo – para as bandas Samuca e a Selva, Abacaxepa e Coco de Oyá, além de ser sócio e programador da casa de shows Estúdio Bixiga em São Paulo.
É idealizador dos projetos “Lance Novo”, que realiza o show de lançamento de álbum ou ep, com filmagem, entrevista, sessão de autógrafos e assessoria de imprensa e do Festival Fruuto – com shows, encontro de festas e painéis sobre o mercado da música.
 
Convidado: Pedro Bontorim (Clav Music Business Intelligence)
 
Formado em Relações Públicas e apaixonado por música desde cedo , Pedro Bontorim tem dedicado toda sua carreira para criação de projetos musicais originais, desenvolvendo estudos de mercado e abrindo caminho e oportunidades para artistas emergentes. Em 2018, criou a CLAV Music Business Intelligence, startup de curadoria e inteligência de dados em música a fim de transformar o ecossistema musical brasileiro mais justo, acessível, rentável e democrático. Pedro também é músico e compositor.
 
 
Data: 19, 21, 26 e 28/11 – ter e quinta-feira, das 19h às 22h
Carga Horária: 12h
 
Investimento:
R$ 320,00 _ até 05/11
R$ 360,00 _ após 05/11
Aula Avulsa: R$ 95,00
 
.:: Inscrições: http://bit.ly/1911mercadomusica
 
.:: Faça sua inscrição pessoalmente sem taxas de conveniência: Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP, das 14h às 22h >> aceitamos apenas débito e crédito à vista
 
> Pela Eventbrite é possível parcelar em até 24x (parcelas mínimas de R$5,00)
 
Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tel:. 5082-2657
WhatsApp:. 11952222661
www.mundopensante.com.br
 
Curta nossa fanpage e receba atualizações:
https://www.facebook.com/labmundopensante/